Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza cerimônia de Transmissão de Cargo de Vice-Diretor
Início do conteúdo da página

No dia 07 de fevereiro de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a Cerimônia Militar de Transmissão de Cargo de Vice-Diretor do DCTA e Comandante da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), do Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani para o Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado.

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares subordinadas ao DCTA, dentre outras autoridades civis, militares e representantes de fundações, associações e empresas dos setores públicos e privados. 

Em seu discurso, o Diretor-Geral do DCTA destacou sobre os grandes feitos e as mudanças estruturais na organização do DCTA ao longo de mais de setenta anos, além disso, reforçou sobre o grande legado e sonho do Patrono da Engenharia da Aeronáutica, Marechal Montenegro.

“E, na atual estrutura, existe um setor que é de vital importância para que continuemos na busca de soluções científico-tecnológicas para a Força Aérea: a Vice-Direção do DCTA. Com certeza, podemos compará-la a um pulmão, pois é quem oxigena o nosso dia a dia. Em 2024, celebraremos os 120 anos de nascimento do Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho. Que este marco seja um ímpeto de motivação, para que prossigamos sonhando cada vez mais alto e, unidos, sigamos na continuidade de seu legado!”, disse o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Por sua vez, o Major-Brigadeiro Bellintani, em suas palavras de despedida, agradeceu aos Oficiais-Generais pelas inúmeras conversas em busca das melhores soluções para os projetos desenvolvidos no DCTA e aos militares desta Organização Militar.

“Ao efetivo da Guarnição, representando pela tropa perfilada à nossa frente: mantenham o entusiasmo em todas suas ações, a vibração elevada e na frequência correta, aquela que nos impele a fazer o melhor desde a primeira tentativa! Vivam com intensidade cada dia de trabalho em prol do nosso país”, disse o Major-Brigadeiro Bellintani.

Neste mesmo dia, às 8h30, realizou-se a cerimônia de descerramento da foto na galeria de ex Vice-Diretores do DCTA, que contou com a presença do Tenente-Brigadeiro Medeiros e dos familiares dos Diretores substituído e substituto. Durante o ato solene, o Vice-Diretor Substituto proferiu algumas palavras de agradecimento ao Major-Brigadeiro Bellintani: “Desejo expressar a emoção de assumir o cargo de alguém com quem compartilho uma história de quatro décadas; assim, não se trata meramente de uma transição de cargos. Recordo-me do momento em que entreguei o estandarte ao então Cadete Bellintani na Academia da Força Aérea (AFA). Depois, servimos juntos em nossa primeira unidade, em Santa Maria (RS). Seguimos caminhos distintos e, hoje, nos reencontramos, aqui, no DCTA”.

No encerramento da solenidade de descerramento do retrato, o Tenente-Brigadeiro Medeiros prestou uma homenagem ao Major-Brigadeiro Bellintani em reconhecimento à sua dedicação e aos serviços prestados durante esses dois anos no DCTA. Além disso, a equipe da Vice-Direção também entregou uma lembrança ao Major-Brigadeiro Bellintani.

DCTA

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) é o Órgão de Direção Setorial ao qual compete planejar, gerenciar, realizar e controlar as atividades relacionadas com a ciência, tecnologia e inovação, no âmbito do Comando da Aeronáutica. Desde a sua criação, tem coordenado e acompanhado pesquisas em vários campos de conhecimento, alcançando resultados práticos, por exemplo, na elaboração de motor a gás, motor a álcool para aviões, urna eletrônica e radares meteorológicos.

Na Organização Militar, também são desenvolvidas pesquisas espaciais, como o primeiro ensaio de Tiro em Banco do Motor-Foguete S50 e o primeiro teste de voo do motor aeronáutico hipersônico 14-X.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cb J. Alves e  Sc Heglas

Fim do conteúdo da página