Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Memorial Aeroespacial Brasileiro celebra 20 anos de inovação
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial Brasileiro (DCTA), um dos maiores centros de ensino, pesquisa e desenvolvimento do setor aeroespacial da América Latina, comemora os 20 anos do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

Com uma coleção significativa de aeronaves que fizeram parte da história e artefatos relacionados à defesa, o MAB oferece uma viagem fascinante pela memória e pelo avanço da aviação. Desde a sua inauguração, no dia 19 de fevereiro de 2004, tem sido um farol de conhecimento, atraindo visitantes de diversos estados brasileiros e de outros países em busca de aprendizado e inspiração.

“O Memorial celebra a criação do ITA, o início da moderna indústria aeronáutica brasileira com a criação da EMBRAER, o primeiro astronauta brasileiro, o Veículo Lançador de Satélites, marcos importantes que mostram a evolução do Brasil nas áreas de ciência, tecnologia e inovação”, destacou o responsável pelo MAB Capitão Esmeraldino.

Além de preservar o legado da aviação, o museu também desempenha um papel crucial na educação e no desenvolvimento de talentos na área aeroespacial. Seus programas educacionais inovadores têm capacitado uma nova geração de engenheiros, pilotos e entusiastas, alimentando a paixão pelo voo e pela exploração espacial.

“O MAB, como espaço cultural, é o lugar mais visitado de São José dos Campos, com mais de 40.000 visitantes registrados no ano passado (2023). Isto demonstra o interesse da população local e dos turistas pela cultura aeroespacial. Com um trabalho abnegado e o apoio da Direção-Geral do DCTA, o memorial vem cumprindo seu papel de preservar e divulgar a história da ciência e tecnologia desenvolvidas em seus institutos, história essa que se funde com a história da cidade de São José dos Campos e que contribuiu para que ela recebesse da Assembleia Legislativa de São Paulo o título oficial de Capital Estadual da Indústria Aeroespacial e do Avião”, ressaltou Capitão Esmeraldino.

À medida que celebra duas décadas de sucesso, o Memorial Aeroespacial Brasileiro reafirma seu compromisso com a excelência e a inovação para continuar inspirando os jovens a serem entusiastas das áreas da ciência e tecnologia.

Histórico – Memorial Aeroespacial Brasileiro

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) conquistou o reconhecimento da comunidade científica brasileira e internacional.

Para preservar e divulgar essa história, por iniciativa do Major-Brigadeiro Tiago da Silva Ribeiro, o então, Centro Técnico Aeroespacial (CTA), inaugurou em dia 19 de fevereiro de 2004, o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB).

O evento contou com a presença de autoridades como o Vice-Governador de São Paulo a época, Doutor Cláudio Salvador Lembo, do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Carlos da Silva Bueno, do Prefeito da Cidade de São José dos Campos, o engenheiro Emanuel Fernandes, além de Oficiais-Generais da área do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento do Comando da Aeronáutica (DEPED).

Instalado numa área de mais de 75 mil metros quadrados, o MAB é um complexo arquitetônico que abriga o Pátio das Bandeiras, o Prédio do Memorial e o Monumento Operação São Luís, construído em homenagem às vítimas de Alcântara, no Maranhão.

O prédio do Memorial, que faz parte de um complexo de 10 mil metros quadrados de área externa, possui uma exposição permanente, mostrando os avanços da pesquisa aeroespacial brasileira, aeronaves experimentais e projetos desenvolvidos no DCTA.

Visitas

O MAB é aberto ao público e também oferece visitas guiadas, que precisam ser agendadas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou por telefone, no número (12) 3947-7844.

O horário de funcionamento é de terça a domingo das 9h às 17h.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Fotos: Acervo DCTA

Fim do conteúdo da página