Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Aula Magna dá início a mais um ano letivo no ITA
Início do conteúdo da página

Engenheiro Luís Carlos Affonso apresentou ao público discussões sobre desafios da Engenharia no futuro

No dia 04 de março de 2024, teve início oficialmente, o ano letivo do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) com a realização da tradicional Aula Magna que aconteceu no Auditório Professor Francisco Antonio Lacaz Netto, localizado no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). Durante a cerimônia, foram feitas homenagens aos alunos e docentes que mais se destacaram no ano passado, além de ter sido proferida uma palestra pelo Vice-Presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da Embraer, o Engenheiro Luís Carlos Affonso.

A cerimônia foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e estiveram presentes o Ex-Ministro do Superior Tribunal Militar (STM), Tenente-Brigadeiro do Ar Sérgio Xavier Ferolla, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, o Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, a Vice-Reitoria, Professora Doutora Emilia Villani, o Presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antonio Chamon, entre outras autoridades civis, militares, professores, alunos e empresas do setor aeroespacial.

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, se dirigiu aos alunos de graduação que acompanhavam a Aula Magna, reforçando a importância do ITA à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Brasil. “Nós temos, há mais de 70 anos, dois eixos estruturantes que garantem o sucesso não só do ITA, mas de toda a área de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAB: ensino e pesquisa. Então, que vocês busquem conhecimento, porque o voo do homem através da vida é sustentado pelo conhecimento”, afirmou.

Durante a Aula Magna, o Engenheiro Luís Carlos Affonso traçou um paralelo entre o ITA, a Embraer e o futuro da Engenharia Aeronáutica, utilizando contextos históricos que abordam desde os ideais do Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, idealizador do ITA e do DCTA, até a referência visionária de Ozires Silva, fundador da Embraer. Discorreu também sobre a projeção do futuro, abordando temas como inteligência artificial, aeronaves elétricas e autônomas, além de outras tecnologias disruptivas.

O palestrante, Engenheiro Aeronáutico, formado pelo ITA na Turma de 82, também enalteceu as conquistas da Embraer nos últimos 55 anos, como o expressivo número de aeronaves certificadas e o sucesso do Programa de Especialização em Engenharia Aeronáutica (PEE) em parceria com o Instituto. “Os estudantes de hoje estão em um momento único, em que o mundo está mudando. Espero ter conseguido conectá-los para que percebam como o trabalho como Engenheiros é apaixonante e pode deixar marcas na história”, apontou. 

O Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Lorenzi, também salientou o impacto positivo da educação na construção da identidade destes estudantes. “Esta Aula Magna denota, também, a importância que todos nós temos para que a formação desses alunos contribua para que se tornem não somente Engenheiros, Mestres e Doutores, mas, também, homens e mulheres que venham a contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de nossa Sociedade”, disse.

Homenagens

Foram entregues dez prêmios aos estudantes e professores de graduação do ITA que mais se destacaram no ano passado. O Professor Doutor Karl Heinz Kienitz, da Divisão de Engenharia Eletrônica, recebeu a Láurea Casimiro Montenegro Filho, que destaca os docentes que desenvolvem e utilizam práticas e abordagens pedagógicas para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. A outorga da homenagem foi realizada pela Fundação Casimiro Montenegro Filho (FCMC)

A Láurea Lacaz Netto foi concedida ao formando e à professora orientadora que realizaram o melhor Trabalho de Graduação. A entrega do reconhecimento foi feita ao Engenheiro de Computação Guilherme Goulart Kowalczuk e à Professora Doutora Denise Beatriz Ferrari pelo Diretor-Geral da Litoral Engenharia e Desenvolvimento, Aguinaldo Mendes da Silva. O Prêmio Octávio Barbosa da Silva, destinado ao melhor formando do curso de Engenharia Civil-Aeronáutica, também foi destinado pela empresa Litoral Engenharia e Desenvolvimento. Fez jus a honraria e recebeu a premiação o Engenheiro Vítor Silva Carvalho Lyra.

Neste ano, o Prêmio Engenharia Aeroespacial foi destinado ao Engenheiro Gabriel Meisler, melhor aluno do curso em 2023, e a entrega da homenagem feita pelo Diretor da SIATT, Carlos Alberto Carvalho.

Os prêmios Professor René Marie Vandaele, Richard Robert Wallauschek e Professor Fernando Pessoa Rebello foram entregues pelo Vice-Presidente e Engenheiro Chefe da Embraer, Henrique Langenegger, ao Engenheiro Aeronáutico Henrique Peruchi Zanca, à Engenheira Eletrônica Rina Chen Carvalho e ao Engenheiro Mecânico-Aeronáutico Gustavo Vinícius Fernandes Cunha, respectivamente, por terem sido os melhores formandos de cada uma de suas especialidades.

O 1º Tenente Engenheiro Thiago Lopes de Araújo recebeu três prêmios: o de melhor formando do curso de Engenharia da Computação, oferecido pela empresa BPL – Business Propulsion Lab e entregue por um dos sócios, Luciano Humberto Lampi, o Prêmio Boeing, conferido pelo Gerente Sênior do Centro de Engenharia da Boeing de São José dos Campos, Marcelo Villar, e o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa, concedido por ter sido o primeiro colocado geral do curso de graduação em Engenharia do ITA.

“A resiliência foi um dos fatores mais marcantes da minha trajetória no ITA, a motivação quase sem fim de enfrentar cada desafio que apareceu, e esse é o meu conselho aos novos alunos, que não desistam, que se lembrem de seus propósitos e do esforço desempenhado no momento de prestar o vestibular”, aconselhou o Tenente Thiago Lopes. “Eu me recordo de quando assisti minha primeira aula magna e naquele momento pensei na gratidão em estar entre os melhores da turma, e agora, com os resultados divulgados, é a concretização de um sonho”, concluiu.

Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Revisão: DCTA, por ACS
Foto: DCTA, por Cb J. Alves

Fim do conteúdo da página