Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA recebe comitiva dos alunos da ECEMAR
Início do conteúdo da página

De 28 de fevereiro a 1º de março de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita dos alunos do Curso de Comando e Estado-Maior (CCEM) da Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

A comitiva, composta por 94 pessoas, visitou o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV).

O Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, proferiu aos alunos da ECEMAR uma palestra sobre a principal missão do Departamento que é desenvolver soluções científico-tecnológicas no campo do Poder Aeroespacial, a fim de contribuir para a manutenção da soberania do espaço aéreo e a integração nacional.

Durante sua apresentação institucional, o Tenente-Brigadeiro Medeiros, destacou que o DCTA é um Órgão de Direção Setorial (ODS) da Força Aérea: "O DCTA permeia todas as áreas da FAB, pois sua governança abarca diversas atividades da instituição. Poucos têm plena consciência desse alcance, mas estamos dedicados a evidenciar para Força Aérea a importância das nossas 12 Organizações Militares (OM) que trabalham em altíssimo nível nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação”. 

No decorrer da visita, os alunos participaram de uma palestra institucional sobre o DCTA com o Secretário Executivo do Escritório Corporativo de Gestão de Projetos do DCTA, Coronel Aviador Manuel Antonio de La Sagra Fagundes Pérez.  Ao longo da apresentação, o Coronel La Sagra enfatizou os projetos e pesquisas desenvolvidos pelas OMs da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

Para o aluno da ECEMAR, Major Aviador Gabriel Amaro dos Reis Júnior, essa visita é de extrema importância, pois é uma forma de ampliarem conhecimentos nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação. Além disso, os conhecimentos adquiridos durante a visita proporcionarão melhores tomadas de decisões e assessoramentos ao Alto Comando da Força quando assumirem os cargos de Comandantes, Chefes, Diretores e Assessores de Estado Maior.

“A visita aos Institutos do DCTA nos ensinou sobre o sincronismo entre estas Unidades e as etapas de um processo, desde a formação na área acadêmica, seguindo para estudos, pesquisas, desenvolvimentos, ensaios, certificação. Todas essas etapas nos mostraram a importância que a Ciência, Tecnologia e Inovação têm para a Força Aérea, as Forças Armadas e a sociedade brasileira. Alguns alunos não conheciam o DCTA, e certamente não sabiam o que é realizado no âmbito desta Organização”, disse o Major Gabriel.

Sobre a ECEMAR

A ECEMAR é a Organização Militar de ensino superior do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade ministrar cursos de altos estudos militares a Oficiais da Força Aérea Brasileira, Oficiais de Nações Amigas e Civis.

Desde a sua criação até o ano de 2022, a Escola formou, em seus diversos cursos, 16 Civis e 10.107 Oficiais Superiores, sendo 389 Oficiais de Nações Amigas.

Fim do conteúdo da página