Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA prestigia os Especialistas da FAB que em seus Institutos exercem sua nobre missão
Início do conteúdo da página

O Dia dos Especialistas da Força Área Brasileira (FAB) é uma ocasião para reconhecer o comprometimento e a dedicação desses profissionais que desempenham uma variedade de funções vitais em diversas áreas, desde a manutenção de aeronaves até a gestão de projetos complexos de alta tecnologia. No coração do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), esses especialistas são os responsáveis por garantir que as operações aeroespaciais brasileiras sejam realizadas com eficiência e segurança.

No atual cenário, em que a tecnologia desempenha um papel cada vez mais central em todas as esferas da sociedade, o trabalho dos Especialistas do DCTA torna-se ainda mais relevante. Seja na pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, na implementação de sistemas inovadores ou na manutenção de equipamentos de ponta, esses profissionais são essenciais para o avanço contínuo da capacidade Aeroespacial do Brasil.

No DCTA, os especialistas desempenham suas funções nas 16 Organizações Militares (OM), entre sediadas e subordinadas, que compõem a Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

Vamos conhecer um pouco destes militares:

Para os Sargentos Anderson Rogério Pinto e Rodrigo Justino da Silva, pertencentes ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), é uma grande satisfação fazer parte desta Instituição Militar que desenvolve grandes projetos no Setor Aeroespacial. Hoje, esses militares estão à frente dos projetos de integração do Motor Foguete no IAE.

“Já servi no DCTA como soldado até ir para Escola de Especialista de Aeronáutica (EEAR), onde me especializei em Metalurgia (Mecânica de Usinagem e ajustagem), trabalhei oito anos no Instituto de Logística da Aeronáutica (ILA), em Guarulhos, após esse período retornei ao DCTA. Sinto uma honra por usar meus conhecimentos especializados para executar projetos pioneiros que podem direcionar o rumo das pesquisas no âmbito Aeroespacial. O amor pela profissão e a possibilidade de deixar o nome eternizado no Poder Aeroespacial é algo que nunca imaginei ter oportunidade”, disse Sargento Anderson.

“Fazer parte do DCTA é bastante gratificante, pois como especialista da FAB, nessa OM, sou uma importante engrenagem para o desenvolvimento de projetos que irão contribuir de forma significativa para toda sociedade brasileira”, complementou Sargento Rodrigo.

Além desses especialistas, a Sargento Rafaela Andrade Cunha, do IAE, trabalha efetivamente no desenvolvimento do Keyloader, componente imprescindível para o funcionamento do criptocomputer embarcado no Gripen.

“Pertencer à FAB e ao DCTA é uma honra e uma grande responsabilidade. Como mulher e segundo Sargento Especialista em Desenho, sinto-me honrada por servir meu país e contribuir para o cumprimento da missão da Aeronáutica. É uma oportunidade única fazer parte de uma instituição que lidera o desenvolvimento de projetos inovadores no campo do Poder Aeroespacial e que é referência no Brasil e no mundo. Contribuir para o sucesso da missão do Gripen, uma das aeronaves mais avançadas da FAB, é uma oportunidade incrível. A cada dia enfrento novos obstáculos e, juntamente com a equipe, busco soluções para garantir a eficácia operacional. Essa responsabilidade me inspira a superar limites e aprimorar minhas habilidades técnicas. Além disso, saber que estou desempenhando um papel crucial na defesa de nosso país é uma fonte de grande orgulho e motivação pessoal”, disse Sargento Rafaela.

A Sargento Ivana Teotonio, há oito anos faz parte do efetivo do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) que tem como missão realizar lançamentos e rastreio de engenhos aeroespaciais. A militar está à frente das missões de proteção de contraincêndio de Centro de Lançamento de Veículos Espaciais e destaca: “Ser da FAB sempre foi um sonho, eu queria trabalhar nesse universo. Quando me formei na EEAR em 2015, eu escolhi a vaga do CLA, de olho na área espacial. É um Centro grandioso, que coloca nosso país em grande patamar de poderio tecnológico. Conheci as instalações do DCTA em 2023 e o brilho no olhar foi instantâneo ao ver como cada processo, do produto final que eu vejo, era feito. Isso é Brasil com o potencial de cada grande profissional envolvido. Minha cabeça de bombeira fervilhou pensando em como poderíamos promover mais segurança para essa atividade”, disse a sargento.                

As Sargentos Bárbara Bastos Machado Leonel e Gabriela Silva Carvalho, que atuam no setor de capacitação de militares e servidores, destacaram a importância desses profissionais estarem preparados para desenvolverem soluções científico-tecnológicas, no campo Aeroespacial, pois, quanto mais qualificados para o serviço, melhor desempenharão suas atribuições de pesquisa, desenvolvimento e inovação, contribuindo assim com a excelência na atuação em projetos de vanguarda e de valor estratégico para o país.

A Sargento Especialista em Suprimentos, Jéssica Kelly de Souza Oliveira, afirma que: “Sinto-me realizada por compor o efetivo da Seção de Almoxarifado Geral (SAXG), do Grupamento de Apoio de São José dos Campos (GAP-SJ) e por fazer parte do DCTA, a “Casa do Saber”, idealizada pelo Marechal Casimiro Montenegro Filho. Estamos sempre em busca de adquirir conhecimento e aprimorar as exigências das características dos componentes e itens a serem licitados”.

É importante reconhecer e celebrar o trabalho incansável desses profissionais dedicados, cujo compromisso com a excelência e a inovação continua a impulsionar o desenvolvimento do Setor Aeroespacial Brasileiro.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: IAE, por Sgt Frutuoso

 

 

Fim do conteúdo da página