Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA celebra o Dia do Especialista de Aeronáutica
Início do conteúdo da página

No dia 25 de março de 2024, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a Cerimônia Militar alusiva ao dia do Especialista da Força Aérea Brasileira (FAB).

O evento, presidido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, contou, também com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva, e demais Oficiais-Generais de ontem e hoje; do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado, e demais Oficiais-Generais da ativa; o Coordenador-Geral da Consultoria Jurídica da União de São José dos Campos, o procurador Carlos Freire Longato; membros do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil e Forças Auxiliares; representantes de empresas dos setores públicos e privados e de fundações e associações. Além da presença do Reitor, Vice-Reitora, Pró-Reitora de Administração do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), a Prefeita de Aeronáutica e o Graduado-Master da GUARNAE-SJ.

Durante, a solenidade, os militares e civis foram agraciados com a Medalha Mérito Bartolomeu de Gusmão, uma distinção concedida pelos serviços prestados à FAB.

Durante a leitura da ordem do dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, foi destacada a importância dos militares, que integram as fileiras da FAB nas mais diversas especialidades.

 “Ao longo de sua história, a Escola de Especialistas foi responsável pela formação de excelência de mais de 70.000 Sargentos para a FAB, assim como de militares de nações amigas, de corporações auxiliares e das demais Forças Armadas, sendo essas as razões que tornam cada vez mais respeitada e reconhecida essa admirável instituição de ensino. Convergindo para esse sucesso, destaco o esmero de seus profissionais e de todo o corpo docente, os quais, ao passo que contribuem e conduzem nossos futuros Sargentos especialistas ao acesso ótimo das diversas áreas do saber, estimulam, durante a formação, a incorporação dos princípios éticos e dos valores basilares indispensáveis a uma exemplar conduta militar”, ressaltou o Comandante da Aeronáutica.

Ainda em suas palavras, o Tenente-Brigadeiro Damasceno, enfatizou sobre a “marcante figura do saudoso Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, chama viva de idealismo e exemplar cidadão, que sempre valorizou nossos especialistas e que, neste ano, tem celebrado os 120 anos de seu nascimento”.

O Sargento Alex Moreira Leonardo, um dos agraciados, ressaltou sobre a importância de receber essa condecoração.

“É um momento especial na carreira, pois é a colheita de uma missão que começou em 2009 e receber essa condecoração pelo reconhecimento do trabalho é muito gratificante, significa que estou no caminho certo”, disse o Sargento Leonardo.

A Servidora Civil do Grupamento de Apoio São José dos Campos (GAP-SJ), Valéria Barbosa Ramos, que também recebeu a medalha, agradeceu ao DCTA pelo prestígio ao seu trabalho.

“Receber essa condecoração é um motivo de muito orgulho e alegria para mim. A medalha Bartolomeu de Gusmão é a materialização do reconhecimento de toda minha dedicação, comprometimento e profissionalismo durante os 29 anos em que estou no DCTA. O entusiasmo que carrego comigo é o mesmo desde o primeiro dia de trabalho, e acredito que esse detalhe faça a diferença em como você executa suas atribuições profissionais”, enfatizou Valéria.

Sobre o Dia do Especialista

Por meio da Portaria nº 160/GM3, de 15 de março de 1991, instituiu-se o dia 25 de março como data comemorativa do Dia do Especialista de Aeronáutica, data esta que coincide com a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), instituição de ensino que tem como missão a formação e aperfeiçoamento de pessoal especializado nas mais diversas áreas, a fim de atender às necessidades de recursos humanos de nível técnico para o Comando da Aeronáutica.

           

Já a Medalha Bartolomeu de Gusmão teve seu reconhecimento devido a invenção do primeiro balão aerostático pelo notório Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, consagrando-se como o primeiro homem, no ano de 1709, a conseguir elevar um objeto do solo por meio do ar quente.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: PASJ por Ten Daniela; IAE, por Sgt Frutuoso; IPEV, por Sgt Neves e DCTA, por Cb J. Alves

 

Fim do conteúdo da página