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No dia 15 de dezembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a Cerimônia Militar de Nomeação dos 36 Primeiros-Tenentes Engenheiros concludentes do Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE), curso curricular ministrado pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica – SJ (CPORAER-SJ), ‘Turma Atlas’.

A solenidade foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, e contou com a participação do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz, além da presença dos Comandantes, Chefes, Diretores e a Prefeita da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), como também dos familiares e convidados dos formandos.

Durante a cerimônia, ocorreu a Passagem da Liderança do Corpo de Alunos, na qual o Primeiro-Tenente Gabriel Henrique Gobi passou o comando ao Aspirante  Gabriel Ribeiro Pardini, primeiro colocado do quarto ano. A direção do Corpo de Alunos tem por incumbência o exercício, o desenvolvimento da liderança e o assessoramento do Comando do Corpo de Alunos do CPORAER-SJ nos assuntos relevantes.

"Foi uma grande honra, pois foram cinco anos bem puxados de preparação e, hoje, o que fica na cabeça é a sensação de vitória e conquista, de estar à frente de um esquadrão muito unido", disse o Primeiro-Tenente Gobi.

O Primeiro-Tenente Thiago Lopes de Araújo, primeiro colocado da Turma Atlas, foi convidado a ocupar o seu lugar de destaque frente à tropa, a fim de receber os seguintes prêmios: Prêmio Poupex, que reconhece o militar como exemplo em meio ao seus pares foi entregue pelas mãos do Gerente Regional da Poupex, Coronel R/1 Luiz Fernando Azevedo Delage; Prêmio CPORAER-SJ, pelo desempenho intelectual exercido durante todo o estágio foi entregue pelas mãos do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel de Infantaria Kléber Teixeira da Cruz; Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica, conferido aos componentes do corpo discente que se destacaram com a classificação final dos primeiros colocados nos cursos e estágios ministrados pelos estabelecimentos de ensino do Comando da Aeronáutica foi entregue pelas mãos do Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; Prêmio Marechal-Do-Ar Casimiro Montenegro Filho, concedido ao melhor classificado ao término do curso de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi entregue pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Bellintani, que também procedeu à imposição da "Medalha Eduardo Gomes" ao Primeiro-Tenente Thiago Lopes de Araújo, que obteve a primeira colocação no Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros, com a média de 9,6.Parte superior do formulário

A “Medalha Eduardo Gomes” é destinada a incentivar a aplicação nos estudos e na instituição, premiar e dar relevo ao mérito intelectual de Oficiais e Praças do Comando da Aeronáutica que venham a se distinguir nas atividades escolares.

"Esta premiação é uma prova de dedicação de aproximadamente nove anos! É uma satisfação muito grande ter um êxito e um resultado expressivo, pois é fruto de muito trabalho, noites sem dormir e momentos em que abdiquei de prazeres, mas que valeram a pena no final. Faço o meu melhor em cada etapa, em cada prova, em cada simulado, em cada exame. A premiação, para mim, é uma consequência", declarou o Primeiro-Tenente Thiago Lopes de Araújo.

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani destacou que esta data chancela, na vida de cada um destes jovens Oficiais Engenheiros, a gratificante colheita pelos redobrados esforços empreendidos durante esse quinquênio e a importância de preservarem os pilares fundamentais da instituição militar: a disciplina e a hierarquia.

“Ao atingirem o oficialato no Comando da Aeronáutica, muito além da liturgia do cerimonial, seus juramentos entoados em uníssono ressoarão para sempre o compromisso de participarem da manutenção da soberania do espaço aéreo e, no coração de todos os brasileiros e brasileiras, o sentimento de dedicação integral à nossa Pátria amada”, reforçou o Major-Brigadeiro Bellintani.

Para Mônica de Azevedo Resende de Araújo, mãe do primeiro colocado da Turma Atlas, Primeiro-Tenente Thiago Lopes de Araújo, foi motivo de orgulho e grande alegria ver o filho conquistando o seu objetivo.

"Ele é um guerreiro, pois é muito humilde e tudo o que ele fez foi vencendo etapa por etapa. Agradeço a Deus, ao meu esposo e a todos desta instituição que trataram meu filho muito bem. Esta vitória é fruto de uma luta", finaliza Mônica.

Ao final da solenidade, os novos Oficiais Engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) entoaram pela última vez o grito de guerra da Turma Atlas e receberam os cumprimentos dos familiares que acompanharam vibrantemente a cerimônia.

Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J. Alves

 

 

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, de 04 a 08 de dezembro, a primeira fase da Avaliação Operacional (AVOP) contratual do F-39E, na Base Aérea de Anápolis (GO). A Operação foi executada por militares do Comando de Preparo (COMPREP), da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), do Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) e do Laboratório de Logística do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (AeroLogLab-ITA), tendo ainda a participação do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), do Grupo Logístico (GLOG-AN) e do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI).

Uma AVOP decorre da necessidade de verificar a efetividade e adequabilidade para a missão a qual o produto adquirido está destinado, quando empregado no ambiente operacional brasileiro, no início do ciclo de vida, em conformidade com a DCA 400-6 – Ciclo de Vida de Sistemas e Material da Aeronáutica. Para o Gripen, o Contrato nº 003/DCTA-COPAC/2014 prevê uma AVOP após o recebimento das primeiras aeronaves de série em cada nova configuração. Portanto, cada vez que esse projeto receber atualizações que incrementem as suas missões, será necessário realizar uma AVOP.

Segundo a Coordenadora Geral da Operação, Tenente-Coronel Engenheira Thais Franchi Cruz, “um aspecto inédito da AVOP do F-39E é a união de três atividades distintas: Verificação Técnica (VT), Validação Operacional (VO) e Validação Logística (VL), e já nessa primeira fase executada foi notável mais integração, proatividade e sinergia entre as equipes técnicas, operacionais e logísticas.”

Essa primeira fase avaliou a versão Basic Capability (BC) e consistiu de uma VO e VL simulando deslocamento e operação de aeronaves fora de sede. "A AVOP relativa à capacidade de Deployment do F-39E representou mais um importante marco no projeto F-X2. Sob o enfoque operacional, pode-se afirmar que esse evento simbolizou a reunião de militares das áreas técnica, logística e operacional em prol da maximização da operação da aeronave", destacou o Comandante do 1º GDA, Unidade Aérea operadora do avião, Tenente-Coronel Aviador Gustavo de Oliveira Pascotto.

“A AVOP é o início da operacionalidade do Projeto; é quando começamos a ter certeza de que o que foi testado em um ambiente controlado durante o desenvolvimento, funciona no teatro de operações real”, concluiu o Coordenador Logístico da primeira VL do Gripen, Capitão Engenheiro Carlos Monteiro Barbosa Filho. Na AVOP, a equipe logística finalizou a lista de itens para serem levados em uma operação de F-39E fora de sede, realizando, inclusive, toda a paletização da carga.

Para o Gerente Operacional do Gripen e Coordenador Operacional da AVOP, Tenente-Coronel Aviador Felipe Bombarda Guedes, “durante a primeira VO do Gripen fizemos os testes no ambiente operacional, por pilotos do 1º GDA, simulando condições corriqueiras da aeronave e seus sistemas. Foi a primeira vez que tal avaliação foi feita nos moldes adotados para o Gripen, servindo como um caso de boas práticas também para a implantação de futuros Projetos da FAB, a fim de garantir que os equipamentos e sistemas serão implantados e operados na sua máxima eficiência, do jeito que a FAB e que o Brasil merecem”, finaliza.

Fonte: DCTA

Fotos: DCTA e 1º GDA

No dia 7 de dezembro de 2023, o Vice-Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, o Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, recebeu os seguintes deputados do Congresso Nacional para uma visita às instalações do DCTA, ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e ao Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) em São José dos Campos: Luísa Canziani dos Santos Silveira, Raimundo José Pereira dos Santos, Zacarias Calil Hamu, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, José Haroldo Figueiredo Campos e o Júlio César de Carvalho Lima.

A programação teve início no Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), onde o Major-Brigadeiro Bellintani fez uma breve apresentação sobre a história e a criação do DCTA. Em seguida, a Comitiva se dirigiu ao IAE para conhecer o Túnel de Vento e o Laboratório de Preparação e Integração locais onde ocorrem testes e produção dos materiais aeronáuticos.

Posteriormente, o grupo visitou os seguintes laboratórios do ITA: o Centro de Competências e Manufatura (CCM) e o Centro Espacial ITA (CEI). Neste momento, os participantes tiveram a chance de compreender o impacto significativo que o Instituto exerce na capacitação de futuros engenheiros para o setor aeronáutico e espacial no Brasil e no mundo.

Para o Vice-Diretor do DCTA, a Comitiva teve a oportunidade de conhecer os avanços no âmbito aeroespacial, destacando que a atuação dos nossos parlamentares é fundamental para o adequado andamento dos projetos estratégicos de grande envolvimento em Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Deputada Federal Luísa Canziani destacou a importância do setor aeroespacial no desenvolvimento econômico do Brasil: “Esta é uma visita muito importante, pois conseguimos sensibilizar e conscientizar os parlamentares sobre uma temática fundamental no desenvolvimento econômico. Ao visitarmos o ITA e o DCTA, certamente nos motivará a trabalhar no Congresso Nacional por mais recursos e por um ambiente regulatório que propicie o desenvolvimento da tecnologia em nosso país”, declarou

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges

Fotos: DCTA, por Cb J. Alves

No dia 02 de dezembro de 2023, o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV) comemorou a conclusão do XXXII Curso de Ensaios em Voo na modalidade Asas Rotativas e XXXIV Curso de Ensaios em Voo na modalidade Técnico de Instrumentação de Ensaios, marcando o início de uma nova fase para nove dedicados profissionais. Entre eles, quatro pilotos de ensaios em voo, três engenheiros especializados na área e três técnicos instrumentadores que receberam seus diplomas e prêmios em uma cerimônia emocionante.

O Curso de Ensaios em Voo - CEV tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros qualificados a planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados, bem como para verificar atividades desse gênero conduzidas por terceiros igualmente qualificados. O CEV tem ainda, a finalidade de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de ensaios em voo.

Em 2004, o CEV recebeu o reconhecimento internacional, por parte da SETP (Society of Experimental Test Pilots), sendo o único curso reconhecido no gênero, no Hemisfério Sul. Ao todo, apenas 08 cursos em 06 nações têm esse reconhecimento.

A formatura, presidida pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, também contou com a presença de demais Oficiais-Generais, membros da Comunidade de Provas e Curingas, familiares dos formandos e membros da Comunidade Aeroespacial. O evento destacou não apenas a conquista individual de cada formando, mas também o comprometimento do Instituto em formar profissionais altamente qualificados para contribuir com avanços na aviação.

Durante a cerimônia, os pilotos de ensaios em voo foram reconhecidos por suas habilidades excepcionais, sendo treinados para conduzir testes críticos em aeronaves. Os engenheiros, por sua vez, demonstraram profundo conhecimento técnico e capacidade de análise para garantir a segurança e eficiência das aeronaves durante experimentos.

Os técnicos instrumentadores, fundamentais nos ensaios em voo, foram aplaudidos por seu papel na instalação e manutenção de instrumentação especializada, contribuindo para a coleta precisa de dados durante os testes. A formatura reforçou a importância da colaboração entre as diferentes áreas para o sucesso dos ensaios em voo.

Ao final da cerimônia, o Diretor Geral do DCTA parabenizou os formandos, destacando a responsabilidade da função e frisando que os militares formados nos cursos são um "conjunto harmônico que trabalha de forma sinérgica. Nós precisamos dos instrumentadores na preparação das aeronaves para o ensaio, enquanto o engenheiro está preocupado com os cálculos e o piloto está debruçado sobre o perfil do voo", declarou.

A Formatura do Curso de Ensaios em Voo do IPEV não apenas marcou o encerramento de meses intensos de estudo, dedicação e treinamento, mas também abriu as portas para uma carreira promissora na vanguarda da tecnologia aeroespacial.

 

Fonte: IPEV.

Fotos: DCTA, por Cb J. Alves.

Entre os dias 9 de outubro a 8 de dezembro de 2023, foi realizada, no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), a Operação Rastro 2 para validação experimental do Sistema de Trajetografia Óptico com Dupla Visão (SisTrO - II), que será usado em ensaios de separação de cargas externas.

Aeronave A-29 equipada com casulo fotográfico e bombas BAFG-230 inertes, que estão sendo rastreadas em tempo-real pelo SisTrO II

O SisTrO II foi desenvolvido e integrado pela equipe científica das Divisões de Pesquisa e Desenvolvimento (EPD) e Suporte Técnico (EST) do IPEV, como parte do projeto da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Desenvolvimento de Ferramentas Avançadas de Apoio à Decisão em Tempo Real para ensaios em voo (FAEV) firmado entre o IPEV, FINEP e Fundação de Ciência, Aplicações e Tecnologia Espaciais (FUNCATE). O sistema é composto por câmeras de alta velocidade e computadores para o processamento de imagens a bordo, permitindo a determinação da trajetória de separação de cargas externas com agilidade e exatidão.

Antes da campanha de ensaios em voo, foram realizados vários testes em solo, visando a integração e a validação da nova ferramenta, o que inclui a calibração das câmeras e a execução de testes de separação em solo.

Aparato experimental para os testes de separação em solo (“pit drop”)

Para o Major Batistelli a capacidade de trabalho em equipe e o comprometimento dos militares de todas as Divisões do IPEV foram fundamentais para a obtenção dos resultados planejados na concepção da campanha. “O sucesso da operação também contou com a colaboração de equipes especializadas do DCTA, do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) e do 3º/3º GAV”, destacou.

Parte da equipe técnica envolvida na campanha de ensaios em voo do SisTrO II

Ao todo, foram realizados cinco (5) lançamentos da bomba de fins gerais BAFG-230 do tipo inerte, durante os quais foi possível obter a trajetória de separação do artefato em tempo real e transmitir esses dados para a estação de telemetria em solo.

Sequência de separação da BAFG-230 nos ensaios em voo com a aeronave A-29, sendo acompanhado por uma aeronave T-27M do IPEV

O Engenheiro de Provas, Major Engenheiro Dias, destaca que “a ferramenta desenvolvida pelo IPEV possui características de robustez a falhas no rastreamento dos alvos, o que possibilita o cálculo de trajetória em tempo real. O SisTrO II diminuiu, consideravelmente, o tempo de análise entre dois voos consecutivos durante uma campanha de ensaio de armamento aéreo. Trata-se de uma solução altamente inovadora, não existindo sistema equivalente a nível internacional”.

O chefe da Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (EPD), Major Engenheiro Preisighe, explica que o projeto SisTrO II é um projeto de grande relevância para o suporte de atividades estratégicas do IPEV, que possibilita novas habilidades e capacidades para o desenvolvimento e certificação de armamentos em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Os recursos e funcionalidades disponibilizados pelo SisTrO II permitem elevar a segurança de voo, maximizando a eficiência e eficácia na realização de ensaios em voo com cargas externas.

O Coordenador-Geral da operação, Major Aviador Batistelli, avalia que “na prática, o novo sistema é capaz de reduzir pela metade as horas de voo necessárias para as futuras campanhas de ensaios de qualificação de armamentos da FAB. Além da economia de recursos, o SisTrO II torna possível obter medições de trajetória confiáveis com o funcionamento de apenas uma câmera”.

Fonte e Fotos: Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento (IPEV-EPD)

Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi assumirá o cargo pelos próximos quatro anos

Foi divulgado nesta quinta-feira, 7 de dezembro, pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, o nome do novo Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que irá atuar durante o quadriênio de 2024-2027. 

O Engenheiro Aeronáutico Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi foi o escolhido pelo Comandante da Aeronáutica, a partir de uma lista tríplice apresentada por uma Comissão de Alto Nível, presidida pelo Major Brigadeiro do Ar José Virgílio Guedes de Avellar, Comandante e Reitor da Universidade da Força Aérea. Esta Comissão, composta por cinco membros com renomada reputação e experiência em ensino universitário ou pesquisa, foi designada pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Tenente Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, e teve como missão conduzir todo o processo seletivo de escolha do novo Reitor do ITA.

O anúncio do cargo aconteceu por meio de uma carta assinada pelo Tenente-Brigadeiro Damasceno em que ele enaltece a relevância do ITA, afirmando tratar-se de uma “Instituição de ensino de excelência, reconhecida por sua herança em Ciência e Tecnologia no Setor Aeroespacial”. “Que esta nova fase seja mais um vibrante capítulo no pioneirismo histórico do ITA, representando não apenas o “esforço sinérgico” de todos em prol dessa egrégia Instituição, mas também o desenvolvimento pessoal e profissional daqueles que sempre farão parte dessa magnífica jornada de incentivo educacional de alto nível no nosso país”, completou.

O atual Reitor, Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, que encerra o mandato após dois períodos que totalizaram sete anos à frente do Instituto, parabenizou o escolhido. “Tenho a confiança que nessa nova etapa a educação de qualidade, a busca por inovação e a continuidade dos excelentes relacionamentos com o governo e a indústria se manterão com os pilares de sustentação que guiarão as decisões dessa que é uma das principais instituições de ensino do país”, disse.

O NOVO REITOR

 
Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi é bacharel em Engenharia Aeronáutica pelo ITA da Turma de 1982, pós-graduado em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV), Mestre em Tecnologia e Inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
 
Em seu Currículo Lattes define seu histórico profissional como sendo “desenvolvido em importantes empresas e instituições nacionais, como Engenheiro, Executivo, Docente e Pesquisador, nos segmentos de Aviação; Tecnologia da Informação e Comunicações; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; Governamental; e Saúde, Pública e Privada (Hospitais e Operadoras de Planos de Saúde)”. Também acrescenta que a “principal área de interesse e conhecimento é Administração, em âmbito Executivo, Consultivo e Estratégico (Conselhos de Administração)”.
 

Fonte: ITA, por Tenente Leonardo
Foto: Governo Estadual do Paraná 

No dia 30 de novembro de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou a Cerimônia Alusiva ao Compromisso à Bandeira Nacional da Segunda Turma de 2023 do Curso de Formação de Soldados (CFSD), promovida pelo Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ).

A cerimônia foi presidida pelo Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Frederico Casarino, além de contar com a presença de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares da Guarnição de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), Graduado-Master e familiares dos formandos.

Esta cerimônia marcou o encerramento da formação deste “seleto” grupo de novos soldados. No decorrer de 4 meses de curso, eles foram avaliados em diversas áreas como: conduta militar, ordem unida, armamento, segurança militar, atividade de campanha, entre outros. Através desse treinamento abrangente, esses militares adquiriram habilidades para desempenharem com êxito suas funções.

“Aos soldados que concluem o curso hoje, destaco a história de Alberto Santos Dumont, que aos 15 anos viu pela primeira vez um balão e foi então inspirado a dominar os ares. Sendo grande apreciador de máquinas e motores, começou suas criações, sendo sempre curioso, inovador e persistente na busca pela realização de seu sonho: projetar dirigíveis, até desenvolver o 14-bis, “o mais pesado que o ar”. No ano em que celebramos os 150 anos do pai da aviação, desejo que sua linda história de dedicação e trabalho sirva de inspiração a todos”, salientou o Subcomandante do GSD-SJ, Major de Infantaria Guerreiro.

Durante o curso, destacaram-se os soldados Ismael Ferreira Alves Brandao, 1º colocado da turma e o Igor Ximenes do Nascimento Silva, eleito pelos instrutores do GSD-SJ e os colegas de turma como o recruta-padrão pela sua conduta militar exemplar e espírito de corpo.

Os novos soldados seguem agora para as atividades militares dentro da GUARNAE-SJ dando início a uma caminhada de dedicação e crescimento que será trilhada por eles, juntos às fileiras da Força Aérea Brasileira.

 

Fonte: Ten. Priscila Scarparo

Fotos: Sgt Neves

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