No dia 22 de julho de 2025, o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior, visitou o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), acompanhado pelo Chefe da Subdiretoria de Projetos do IAE, Coronel Engenheiro Pedro Ivo Pinto Oliveira. A iniciativa teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as atividades do PIT, suas instalações e o potencial de inovação que ele proporciona para a cidade e para o Vale do Paraíba, sendo reconhecido como um dos principais polos de tecnologia e desenvolvimento do Brasil.
A comitiva do IAE, recebida pelo Presidente do PIT, Jeferson Cheriegate, teve a oportunidade de conhecer de perto os diversos laboratórios, centros de pesquisa e startups que compõem o Parque. O PIT de São José dos Campos é um ambiente dinâmico que congrega empresas de alta tecnologia, universidades e instituições de pesquisa, promovendo a integração entre academia, setor privado e setor público para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico. O Parque oferece suporte integral às iniciativas inovadoras, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas do setor empresarial e contribuem para a resolução de diversos desafios do mercado.
A visita institucional fortaleceu a parceria com o Parque, buscando sinergias que possam contribuir para o avanço de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial e de defesa. Além disso, os visitantes puderam explorar possibilidades de cooperação em projetos de inovação e tecnologia de ponta, além de evidenciar a importância de ambientes colaborativos como o Parque de Inovação para o avanço da ciência e tecnologia brasileiras.
Ao final do encontro, o Diretor do IAE destacou a importância de ambientes como o Parque de Inovação para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no Brasil. “Conhecer as instalações e atividades do parque nos permite identificar oportunidades de colaboração que podem acelerar a inovação no setor aeroespacial, contribuindo para a soberania e segurança do nosso país”, afirmou.
Fonte: IAE, por Ten Falcão
Foto: IAE, por Ten Falcão e arquivo do PIT