A atividade integrou a Operação Zeus 2025 – Fase Self Protection System e teve como objetivo verificar a eficácia e a conformidade dos sistemas de autoproteção do vetor, essenciais para missões em cenários operacionais modernos
A Força Aérea Brasileira (FAB) conduziu entre os dias 21 e 25/07, na Base Aérea de Canoas (BACO), a Avaliação Operacional Contratual (AVOP) do sistema de autodefesa da aeronave KC-390 Millennium. A atividade integrou a Operação Zeus 2025 – Fase Self Protection System (SPS) e teve como objetivo verificar a eficácia e a conformidade dos sistemas de autoproteção do vetor, essenciais para missões em cenários operacionais modernos.
Coordenada pelo Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), a avaliação contou com o apoio do Comando de Preparo (COMPREP), por meio do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), e de Organizações Militares como o Primeiro Grupo de Transporte de Tropa a (1º GTT) – Esquadrão Zeus, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, o Primeiro Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), o Grupo Logístico de Anápolis (GLOG-AN). Especialistas da empresa EMBRAER participaram como observadores da atividade.
Com o apoio do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) – Esquadrão Pampa, sediado na Base Aérea de Canoas (BACO), a AVOP teve como objetivo validar a capacidade do KC-390 Millennium de detectar e reagir a ameaças guiadas por radiofrequência — fator essencial para a sobrevivência da aeronave em ambientes aéreos hostis. A atividade foi marcada pela sinergia entre as equipes técnicas, responsáveis pelo planejamento das missões e pela programação dos sistemas embarcados, como o Radar Warning Receiver (RWR) e o Counter Measure Dispenser System (CMDS), e as equipes operacionais, encarregadas da elaboração da doutrina de emprego e do suporte logístico necessário ao pleno funcionamento do sistema de autodefesa.
“A capacidade de identificar e neutralizar ameaças é fundamental para a segurança. A avaliação permitiu ao KC-390 fornecer informações precisas e opções de autodefesa cruciais para os pilotos em situações de combate”, afirmou o Capitão Aviador Fernando Polizel Culhari, do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV).
O Capitão Aviador Matheus Protásio do Nascimento, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), destacou que a AVOP foi essencial para validar a capacidade do KC-390 de detectar ameaças e utilizar contramedidas de forma eficaz. Segundo ele, os resultados e as lições aprendidas durante a campanha devem contribuir significativamente para o aumento da taxa de sobrevivência da aeronave em cenários adversos. “O uso eficaz de contramedidas eletrônicas contribui diretamente para o aumento da taxa de sobrevivência da aeronave em situações reais de combate”, ressaltou.
Fonte: BACO, por Ten Aviador Porto
Fotos: BACO, por Sgt Deborah
- Detalhes
Durante a Cúpula de Líderes do BRICS 2025, realizada no Rio de Janeiro entre os dias 4 e 7 de julho, as Forças Armadas conduziram com êxito uma ampla operação de segurança coordenada pelo Comando Operacional Conjunto Redentor, sob supervisão do Ministério da Defesa. A ação integrou efetivos da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), e garantiu um ambiente seguro e estável para as 35 delegações internacionais participantes, além da população local.
Cerca de 21 mil militares foram empregados na operação, dos quais 17 mil eram do Exército, dois mil da Marinha e dois mil da FAB. As ações se estenderam por pontos estratégicos da capital fluminense, com patrulhamento, controle de acessos, varreduras técnicas e proteção de infraestruturas críticas.
Entre as unidades participantes, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado em São José dos Campos (SP), atuou de forma destacada por meio de seu Grupo de Segurança e Defesa de São josé dos Campos (GSD-SJ), contribuindo com um efetivo de nove militares capacitados, sob o comando do Tenente Vitor Bertollo de Carvalho. Compuseram a equipe: 2º Sargento Diogo da Silva Sandim; Cabo Daniel Reis Santana da Silva; Soldado de 1ª Classe Daniel Homero Ribeiro Siqueira; Soldado de 1ª Classe Johnny Cristian da Silva Carmo; Soldado de 2ª Classe Gilson Moreira Cardoso Júnior; Soldado de 2ª Classe Kauã Castro da Silva; Soldado de 2ª Classe Pablo Henrique Monteiro Barbosa e Soldado de 2ª Classe Rafael Rodrigues Almeida.
A missão desempenhada pelo efetivo do GSD-SJ foi de segurança da área designada para o BRICS, com foco especial na proteção de ativos estratégicos da defesa aérea brasileira, como os radares M60 SABER e as unidades de artilharia antiaérea RBS 70 e Igla-S. Essas unidades de tiro antiaéreo foram conduzidas pelas três Forças Armadas, atuando de forma integrada para garantir a segurança do espaço aéreo durante todo o evento.
Além disso, os militares do DCTA participaram ativamente das escoltas desses meios sensíveis em diversos deslocamentos pelo território do Rio de Janeiro, assegurando sua integridade e funcionamento contínuo durante a operação.
O GSD-SJ trabalhou em estreita coordenação com efetivos da Base Aérea do Galeão, Base Aérea dos Afonsos, Base Aérea de Santa Cruz e Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP). Essa integração interunidades reforçou o esforço conjunto da FAB no cumprimento da missão e proporcionou sinergia nas ações de segurança e vigilância em múltiplos pontos críticos da operação.
Essas atividades exigiram elevado grau de preparo técnico, discrição e coordenação com outros órgãos de segurança, reforçando o papel do GSD-SJ como uma força de apoio essencial dentro da estrutura da FAB em operações conjuntas de grande porte.
A atuação do DCTA, por meio do GSD-SJ, reforça o compromisso institucional com a segurança nacional e o sucesso das operações coordenadas pela FAB. A integração entre as Forças Armadas e os diversos órgãos públicos garantiu a realização segura e eficiente da cúpula, projetando a imagem do Brasil como anfitrião capaz e preparado para eventos internacionais de alta complexidade.
Fonte: : GSD-SJ, por Ten Morales e Ten Bertollo
Foto: GSD-SJ, GSD-AF e 2T SED Bertollo
- Detalhes
A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) recebeu, na última terça-feira (23), o presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont, Gabriel Farias Pinho, acompanhado de alunos de diversas turmas em curso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que passam o período de férias na capital cearense. A visita, que também contou com a presença de ex-alunos da Instituição, teve como objetivo apresentar os avanços das obras do Núcleo do ITA em Fortaleza (NuITA-FZ), além de fortalecer os vínculos institucionais e promover o engajamento com o futuro campus nordestino de uma das mais prestigiadas escolas de engenharia do Brasil.
O grupo foi recepcionado pelo Comandante da BAFZ e Diretor do NuITA-FZ, Coronel Aviador Tony Gleydson Barbosa Costa, e pelo Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Fortaleza (GUARNAE-FZ), Suboficial Francicero Cláudio Santos da Silva. Durante o encontro, o Coronel Gleydson apresentou uma palestra institucional sobre a implantação do ITA em Fortaleza, destacando o potencial estratégico da nova unidade, os investimentos em infraestrutura e os planos acadêmicos para os próximos anos.
A visita também apresentou aos alunos o projeto do Parque Tecnológico, a ser construído nas adjacências do campus avançado, dentro da Base Aérea. O espaço contará com centros de pesquisa e desenvolvimento, incubadoras e aceleradoras de startups, campus educacional, centro empresarial e serviços de apoio.
“Essa visita tem um cunho importantíssimo, porque une a possibilidade de clarificar anseios, dúvidas e expectativas por parte de quem deseja conhecer melhor o campus avançado do ITA em Fortaleza. Ver pessoalmente as instalações desse Campus, que estão em desenvolvimento e implantação, bem como toda a estrutura da Base Aérea, que prestará apoio administrativo, consolida a certeza de que a Força Aérea e todos os seus parceiros estão comprometidos com a concretização deste grande empreendimento”, afirmou o Coronel Gleydson.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto tanto os prédios em construção quanto as estruturas que passarão por reformas nas instalações da BAFZ. Acompanhados por militares e representantes da construtora, os estudantes tiveram acesso a informações sobre a logística da implantação, os aspectos arquitetônicos da nova unidade e os desafios técnicos envolvidos na adaptação da infraestrutura.
“A visita foi um momento muito importante para todos nós. Desde o início do projeto do ITA Fortaleza até agora, muitos avanços ocorreram. Ao longo do tempo, acompanhamos números, informações sobre as obras, sobre o concurso e outros desdobramentos. Ver a obra de perto, em andamento, foi fundamental. Passamos a enxergar como algo real, algo que, de fato, vai acontecer, e pelo qual todos torcemos para que tenha muito sucesso. Além disso, ficamos muito satisfeitos em perceber não apenas que as obras estão acontecendo, mas que avançam com bastante celeridade. Tivemos acesso a comparativos entre o estágio anterior da construção e o atual, e a evolução é bastante significativa. A visita teve ainda esse aspecto muito positivo de integração, pois contou não apenas com membros da turma 29, que é a turma que irá para Fortaleza, mas também com pessoas de outras turmas, o que reforça o sentimento coletivo em torno do projeto”, disse o presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont, Gabriel Farias Pinho.
A implantação do ITA em Fortaleza reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) com a formação de profissionais altamente qualificados e com a promoção da ciência e tecnologia em todas as regiões do Brasil. Com a nova unidade, a FAB amplia sua capacidade de atrair talentos, fomentar a pesquisa aplicada e fortalecer parcerias com universidades, centros de inovação e empresas de base tecnológica no Nordeste.
Previsto para iniciar suas atividades acadêmicas em 2027, o campus cearense será o primeiro do ITA fora de São José dos Campos. A unidade ofertará cursos inovadores, como Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis, alinhando-se às demandas estratégicas do país. A expectativa é que a chegada do Instituto contribua significativamente para a ampliação do ensino superior de excelência, aproveitando o vasto potencial humano da região. Atualmente, cerca de 40% dos aprovados no processo seletivo do ITA são oriundos do Ceará, o que evidencia a força da educação local e o impacto positivo que a presença do Instituto poderá consolidar.
A visita dos alunos do ITA à Base Aérea de Fortaleza representou uma oportunidade de aproximação com o futuro campus da instituição na capital cearense. Ao conhecerem de perto as obras e o planejamento do NuITA-FZ, os estudantes puderam visualizar o impacto que a nova unidade terá para a região e para o ensino de engenharia no país. A experiência contribuiu para fortalecer o sentimento de pertencimento e reforçar o vínculo entre a comunidade acadêmica e o projeto de expansão do ITA no Nordeste, promovendo maior integração com a missão institucional da Força Aérea Brasileira.
Fonte: BAFZ, por Ten Maisa
Fotos: BAFZ, por Soldado Judá
- Detalhes
No dia 27 de julho de 2025, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB), tradicionalmente conhecido como “Esquadrilha da Fumaça”, se apresentou no Deck do Mirante Mário Galvão, na cidade de São José dos Campos.
A apresentação faz parte das comemorações aos 75 anos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e aos 80 anos do Retorno dos Heróis da Força Expedicionária Brasileira (FEB), duas datas de grande relevância para a história e a identidade nacional, além de celebrar aniversário da cidade São José dos Campos (SP).
“A apresentação da Esquadrilha da Fumaça em São José dos Campos foi mais do que um espetáculo aéreo, foi uma homenagem à nossa história e às conquistas que marcam esta cidade. Celebramos os 75 anos do ITA, símbolo de excelência e inovação; os 80 anos do Retorno dos Heróis de 1932; e o aniversário de São José. Foi uma oportunidade de reforçar o orgulho que temos das nossas raízes e do papel estratégico da FAB no desenvolvimento científico e tecnológico do país”, destacou o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert.
Com sete aeronaves A-29 Super Tucano, a Esquadrilha da Fumaça realizou um grande espetáculo de precisão, habilidade e patriotismo. A unidade, que possui mais de 70 anos de história e já realizou mais de quatro mil apresentações no Brasil e no exterior, é um dos principais instrumentos de divulgação da FAB junto à sociedade.
Com uma combinação de acrobacias aéreas e simbolismo histórico, o evento encantou o público e reforçou o vínculo entre a Força Aérea Brasileira e a sociedade civil.
Com apenas 6 anos, Gustavo Azevedo Bueno já demonstra toda a admiração e encanto que a Esquadrilha da Fumaça desperta nas crianças. Apaixonado por aviões, ele teve a chance de visitar o hangar da Força Aérea Brasileira, onde tirou fotos com as aeronaves e viveu momentos inesquecíveis. Com brilho nos olhos e muita empolgação, Gustavo conta: "Eu gosto dos aviões da Esquadrilha e daquela fumaça que eles fazem no céu! Já fui no hangar da Força Aérea, tirei foto com o avião da Esquadrilha e quero entrar pra escola da Fumaça!”.
ITA: 75 anos de excelência
Criado em 1950 e situado dentro do DCTA, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é referência em ensino e pesquisa de engenharia no Brasil. Ao longo de sua trajetória, formou profissionais que ocupam posições estratégicas no setor aeroespacial, na defesa nacional e na indústria de alta tecnologia.
Homenagem aos heróis da FEB
A cerimônia presta tributo aos militares brasileiros que, entre 1944 e 1945, combateram na Segunda Guerra Mundial. O retorno desses combatentes ao Brasil, em 1945, completa 80 anos em 2025. O gesto simbólico de homenagem representa o reconhecimento à coragem, ao sacrifício e ao espírito de missão dos integrantes da FEB, cujos valores seguem inspirando as novas gerações das Forças Armadas e da sociedade brasileira.
Aniversário de São José dos Campos
São José dos Campos celebrou 258 anos de história, inovação e desenvolvimento. Reconhecida como um dos principais polos tecnológicos e aeroespaciais do Brasil, a cidade se destaca pela força da indústria, da ciência e da educação.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: PASJ, por Ten Daniela Camargos e DCTA, por Ten Alessandra Borges
- Detalhes
De 15 a 21 de julho, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) marcou presença na RoboCup 2025, considerada a "Copa do Mundo dos Robôs", com a equipe ITAndroids. O evento foi realizado no Centro de Convenções de Salvador (BA), no bairro Boca do Rio, e reuniu mais de 2 mil competidores de 40 países. A delegação brasileira foi uma das mais numerosas da competição.
Formada por 20 alunos do ITA e um professor orientador, a equipe ITAndroids competiu em quatro categorias de alto nível técnico, que colocam à prova conhecimentos em controle, processamento de sinais, inteligência artificial e visão computacional.
O professor orientador e presidente da equipe, Professor Doutor Marcos Máximo, destacou a relevância da participação: “Consideramos que essa conquista comprova a competência do ITA em desenvolver engenharia. Os robôs foram projetados pelos membros da equipe. Além disso, o software de inteligência artificial também foi completamente desenvolvido pela equipe. Destaca-se que é um projeto multidisciplinar combinando conhecimentos de diversas engenharias, como mecânica, eletrônica e computação”.
Os resultados foram expressivos: a ITAndroids conquistou o ouro na liga de futebol robótico “não humanoide” da série B, venceu na categoria Small Size League (SSL), que começou suas atividades por volta de 2017 e ainda garantiu a medalha de bronze na categoria "Soccer 3D".
Em sala de aula, os alunos constroem uma base teórica consistente, aliando conhecimentos de ciências fundamentais às disciplinas profissionalizantes. Essa formação é essencial para a engenharia de qualidade aplicada na construção de robôs. Projetos robustos e de alto desempenho são resultado direto desse preparo acadêmico, fator decisivo para garantir competitividade dentro de campo nas disputas de futebol entre robôs.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: Arquivo Pessoal
- Detalhes
Evento promovido no DCTA fortalece interoperabilidade e avança na operacionalização de sistemas de Comando e Controle da FAB
Entre os dias 22 e 24 de julho de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), sediou o workshop de integração do Link-BR2 na aeronave F-39 Gripen. O encontro técnico-operacional ocorreu no Laboratório de Guerra Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e reuniu militares da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), do Comando de Preparo (COMPREP), do Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA) e do próprio DCTA.
O evento teve como objetivo avançar na integração do Sistema de Enlace de Dados Link-BR2 ao F-39, caça de última geração incorporado pela Força Aérea Brasileira (FAB), ampliando significativamente as capacidades de Comando e Controle no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER).
Durante o workshop, foram discutidos e aprimorados aspectos do Conceito Operacional (CONOPS) relacionado ao emprego do Link-BR2, alinhando suas funcionalidades técnicas aos objetivos estratégicos da FAB. Um dos principais focos foi a interoperabilidade entre diferentes vetores aéreos da Força, reforçando a coesão entre os diversos meios de combate e elevando a consciência situacional no ambiente operacional.
Para o Coronel Especialista em Comunicações Romulo Silva de Oliveira, da Gerência do Projeto F-X2 na COPAC, a atividade foi decisiva para o progresso operacional da Força. “O workshop teve grande relevância para as áreas técnica e operacional, pois marca o progresso profissional das equipagens de combate, além de consolidar o Link-BR2 como ferramenta essencial de Comando e Controle no âmbito do COMAER”, destacou.
O Gerente Técnico do Projeto F-X2, Coronel Aviador George Luiz Guedes de Oliveira, também ressaltou o impacto estratégico do encontro. “Esta fase de integração é um marco para a consolidação das capacidades do F-39. O Link-BR2 representa uma das principais ferramentas de conectividade e consciência situacional da FAB, e a participação conjunta das áreas técnica e operacional é fundamental para assegurar sua eficácia no ambiente real de missão”, afirmou.
A iniciativa reforça o compromisso da FAB com a modernização de suas plataformas e doutrinas, promovendo a excelência no preparo e emprego do poder aeroespacial em prol da soberania do espaço aéreo brasileiro.
Fonte: COPAC, por Cel Romulo
Foto: DCTA, por Cel George
- Detalhes
No dia 22 de julho de 2025, o Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior, visitou o Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), acompanhado pelo Chefe da Subdiretoria de Projetos do IAE, Coronel Engenheiro Pedro Ivo Pinto Oliveira. A iniciativa teve como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as atividades do PIT, suas instalações e o potencial de inovação que ele proporciona para a cidade e para o Vale do Paraíba, sendo reconhecido como um dos principais polos de tecnologia e desenvolvimento do Brasil.
A comitiva do IAE, recebida pelo Presidente do PIT, Jeferson Cheriegate, teve a oportunidade de conhecer de perto os diversos laboratórios, centros de pesquisa e startups que compõem o Parque. O PIT de São José dos Campos é um ambiente dinâmico que congrega empresas de alta tecnologia, universidades e instituições de pesquisa, promovendo a integração entre academia, setor privado e setor público para impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico. O Parque oferece suporte integral às iniciativas inovadoras, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento de soluções que atendam às demandas do setor empresarial e contribuem para a resolução de diversos desafios do mercado.
A visita institucional fortaleceu a parceria com o Parque, buscando sinergias que possam contribuir para o avanço de projetos de pesquisa e desenvolvimento na área aeroespacial e de defesa. Além disso, os visitantes puderam explorar possibilidades de cooperação em projetos de inovação e tecnologia de ponta, além de evidenciar a importância de ambientes colaborativos como o Parque de Inovação para o avanço da ciência e tecnologia brasileiras.
Ao final do encontro, o Diretor do IAE destacou a importância de ambientes como o Parque de Inovação para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento tecnológico no Brasil. “Conhecer as instalações e atividades do parque nos permite identificar oportunidades de colaboração que podem acelerar a inovação no setor aeroespacial, contribuindo para a soberania e segurança do nosso país”, afirmou.
Fonte: IAE, por Ten Falcão
Foto: IAE, por Ten Falcão e arquivo do PIT
- Detalhes