No dia 21 de janeiro de 2026, militares do efetivo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) deram uma demonstração concreta de solidariedade ao se unirem em uma ação coletiva de doação de sangue no município de Taubaté (SP).
A mobilização teve início após um grave acidente ocorrido na semana anterior, na Rodovia Oswaldo Cruz, quando um militar do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) foi atingido pela queda de uma árvore sobre o veículo em que trafegava. Diante da gravidade da situação, colegas de farda transformaram a preocupação em atitude, ampliando a iniciativa para além de um único beneficiário.
Ao todo, 32 militares, oriundos de sete Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) distintas, todas sediadas no Campus do DCTA, além de um civil, deslocaram-se até o Núcleo de Hemoterapia de Taubaté com um propósito claro: ajudar. A campanha reforçou que cada doação vai além de um gesto individual, contribuindo diretamente para o fortalecimento do sistema de saúde regional do Vale do Paraíba.
A ação foi coordenada pela Capitão Tatiana Pereira de Paula (GAP-SJ), e pelo Ten Gustavo de Souza Morales (GSD-SJ), em parceria com a colaboradora da Comunicação Social do Hemocentro de Taubaté, Andréia Marta da Silva. Como resultado, estima-se que mais de 12 litros de sangue tenham sido coletados durante a iniciativa, em uma única tarde.

O volume arrecadado representa um reforço significativo para os estoques do Hemonúcleo de Taubaté, unidade vinculada ao Hospital Regional do Vale do Paraíba, reconhecida como um dos mais importantes centros de hemoterapia e hematologia do país. Desde 1990, a instituição atual como referência nacional em assistência, ensino e pesquisa, desempenhando papel essencial no atendimento a pacientes em situações de urgência, cirurgias e tratamentos contínuos.
“Nossa meta diária seria de pelo menos 70 bolsas coletadas, em janeiro temos uma média de 34 a 40. A campanha do DCTA para o paciente Marcos S Moreno registrou cerca de 40 candidatos à doação e mais de 30 bolsas coletadas, 450 ml de sangue cada (e cada bolsa é dividida em até 04 componentes, Plasma, Plaqueta, Hemácia...). Não existe nada sintético que substitua o sangue, por isso contamos com a solidariedade dos doadores, também não há como sintetizar o amor no gesto de uma "Caravana Solidária" como a que foi promovida pelo DCTA, que em um só dia, contribuiu para quase metade da nossa meta diária. Agradecemos a todos, esperamos continuar a parceria com as visitas periódicas dos militares e convidamos a todos a doar, e trazer seu grupo também”, destacou Daiane.


A campanha segue aberta à população. Quem puder contribuir, pode realizar a doação no Hemonúcleo do Hospital Regional do Vale do Paraíba, localizado na Avenida Inglaterra, nº 190, Jardim das Nações, em Taubaté (SP). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (12) 3624-1273.
Em um cenário onde a demanda por sangue é constante, a iniciativa dos militares do DCTA reforça uma mensagem essencial: solidariedade salva vidas — e começa com um simples gesto.
Fonte: GSD-SJ, por Ten Morales
Fotos: GSD-SJ, por S2 Yuuki
- Detalhes
Nos dias 17 e 18 de dezembro de 2025, foi realizada na sede da fábrica da Helibras, na cidade de Itajubá – MG, a cerimônia de entrega de dois novos helicópteros. A Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), recebeu oficialmente dois novos helicópteros, reforçando a frota das Forças Armadas brasileiras e simbolizando mais um passo no fortalecimento da aviação nacional.
O primeiro helicóptero, do modelo H-125, foi destinado à Força Aérea Brasileira (FAB). A aeronave FAB 8823 chega para ampliar a capacidade operacional da instituição, oferecendo maior versatilidade em missões de treinamento.

Já o segundo helicóptero, do projeto H-XBR, foi entregue à Marinha do Brasil (MB). Este exemplar tem um significado especial: trata-se da última nova aeronave da Marinha a ser recebida dentro do lote previsto para este projeto, encerrando um ciclo de entregas que fortaleceu de forma significativa a aviação naval.

De acordo com o piloto do Instituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV) responsável pelo recebimento do H-125 da FAB, Capitão Aviador Erlon Nascimento de Souza, “o recebimento da quinta aeronave do Projeto TH-X e da terceira destinada à Força Aérea representa mais um passo importante na integração do novo vetor como plataforma-base para a formação de futuros pilotos de helicóptero”.
Durante o evento, representantes da Helibras destacaram a importância da parceria contínua com as Forças Armadas, ressaltando o papel da indústria nacional na produção e manutenção de aeronaves de ponta. A entrega reforça não apenas a capacidade operacional das instituições militares, mas também o compromisso com a soberania e a tecnologia desenvolvida no Brasil.
O Presidente das Comissões de Recebimento e Chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle – Programa Aeronave de Combate (GAC-PAC), Coronel Aviador Diogo Silva Castilho, ressaltou que “a Marinha do Brasil encerra hoje o recebimento dos helicópteros mais complexos e equipados já produzidos no hemisfério sul, um verdadeiro motivo de orgulho para a indústria nacional e um conjunto de vetores que trazem um relevante ganho operacional para nossas Forças Armadas”.

Com a chegada dos novos helicópteros, tanto a FAB quanto a Marinha ampliam suas possibilidades de atuação em missões estratégicas, desde operações de defesa até ações humanitárias. A cerimônia em Itajubá simbolizou não apenas a entrega de equipamentos, mas também a continuidade de uma parceria que fortalece a presença brasileira nos céus e mares.
Fonte: GAC-PAC, por ACS
Foto: Airbus Helicopters
- Detalhes
O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou em novembro um ensaio de queima de motor foguete com tecnologia de propulsão híbrida, no banco de ensaios do Laboratório de Ensaios de Propulsão (LEPR), da Divisão de Propulsão (APR).
O ensaio de queima de motor foguete utilizou propelente criogênico buscando habilitar o setor de propulsão espacial do IAE para a realização de ensaios de desenvolvimento envolvendo sistemas criogênicos(*) aplicados à propulsão híbrida. Para isso, o banco de testes passou por atualizações que possibilitaram a execução do primeiro ensaio em banco criogênico com propulsão híbrida do Instituto.
O êxito da atividade contou com a parceria estabelecida entre o IAE e a empresa Edge of Space, responsável pelo desenvolvimento e manufatura do grão combustível, com tecnologia nacional, destinado a propulsores híbridos. Essa cooperação está inserida no contexto do projeto “Sistema Propulsivo Híbrido”, do IAE.
O ensaio também teve caráter didático, com a realização de uma aula prática para alunos do 3º ano do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A atividade foi conduzida por especialista do setor de propulsão espacial do IAE e professor colaborador do ITA, Capitão Engenheiro Luiz Gustavo Muniz do Nascimento. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a infraestrutura de ensaios em propulsão híbrida, além dos procedimentos operacionais.
A campanha contou com o apoio de diversos setores do Instituto. A sinergia entre as diversas equipes envolvidas foi determinante para o sucesso do ensaio, que representa mais um marco na trajetória do IAE e do DCTA, fortalecendo o desenvolvimento de tecnologias estratégicas no contexto do Programa Espacial Brasileiro (PEB).
(*) Sistema criogênico, em aplicações espaciais, é tecnologia que usa temperaturas extremamente baixas para manter propelentes no estado líquido.
Fonte: IAE
Foto: IAE
- Detalhes
CGC realiza visita de benchmarking à VALE para fortalecimento das práticas de Gestão do Conhecimento
No dia 1º de dezembro de 2025, representantes da Coordenadoria de Gestão do Conhecimento (CGC) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizaram uma visita técnica de benchmarking à VALE, em Minas Gerais. A iniciativa teve como objetivo conhecer práticas consolidadas de Gestão do Conhecimento (GC) aplicadas em ambientes de alta complexidade operacional.
A comitiva do DCTA foi composta pelo Coronel Especialista Soracli de Oliveira Silva e pela Primeiro-Tenente Maralyza Pinheiro Martins, ambos integrantes da CGC. A equipe foi recebida pela Chefe de Gestão do Conhecimento da VALE, Flavianne, pela profissional Hatanne, representante do setor de GC, e pela equipe de Gestão do Conhecimento da empresa.
Durante o encontro, foram apresentadas a estrutura de governança de GC da VALE, bem como práticas consolidadas de aprendizagem organizacional, lições aprendidas, retenção do conhecimento crítico, comunidades de prática e ferramentas corporativas voltadas ao registro e ao compartilhamento de informações estratégicas.
Como parte da programação, a comitiva realizou uma breve visita à Casa Uso Futuro da VALE, iniciativa voltada à reflexão sobre o reaproveitamento sustentável de antigas áreas de mineração, com foco no planejamento de longo prazo e na participação social.
A visita possibilitou a identificação de oportunidades de aplicação das práticas observadas no contexto do DCTA, especialmente no que se refere à padronização de processos, à governança da Gestão do Conhecimento, à preservação da memória organizacional e ao fortalecimento das ações conduzidas pela CGC.
Segundo a Gerente de Gestão do Conhecimento da VALE, Flavianne, a iniciativa reforça a importância da troca de experiências entre instituições. “Iniciativas como esta demonstram o quanto a Gestão do Conhecimento é essencial para gerar aprendizado mútuo. Quando organizações distintas se abrem ao diálogo e à colaboração, cria-se um ambiente propício para o fortalecimento conjunto das capacidades institucionais”, destacou.
De acordo com o Coronel Especialista Soracli de Oliveira Silva, a experiência serviu como referência para o aprimoramento das iniciativas de Gestão do Conhecimento no âmbito do DCTA. Segundo ele, “as práticas observadas durante a visita serão analisadas e adaptadas à realidade das organizações subordinadas, de modo a fortalecer a governança de GC, promover maior padronização dos processos e assegurar a preservação do conhecimento técnico-científico crítico para o futuro da Instituição”.
A atividade integra o conjunto de ações desenvolvidas pela CGC ao longo de 2025, voltadas ao aprimoramento dos processos de registro, compartilhamento e retenção do conhecimento nas organizações subordinadas ao DCTA.
Fonte: DCTA, por Ten Maralyza Pinheiro Martins
Foto: DCTA, por Coordenadoria de Gestão do Conhecimento
- Detalhes
No dia 16 de dezembro de 2025, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), celebrou a assinatura de um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com o Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica do Paraná (ISI-EQ), em cerimônia realizada nas dependências do Instituto. A iniciativa marca o início de uma cooperação estratégica voltada ao desenvolvimento de dispositivos eletroquímicos de armazenamento de energia e tecnologias correlatas para aplicações aeronáuticas, espaciais e de defesa.
O acordo foi celebrado pelo Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior, e contou com a presença de demais integrantes do Instituto e representantes do ISI-EQ, entre eles o superintendente corporativo do Sistema FIEP e Diretor Regional do SENAI-PR, Doutor Odivany Pimentel Sales, e do Pesquisador-Chefe, Doutor Marcos Antonio Coelho Berton.
A parceria prevê a conjugação de esforços em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco na capacitação de recursos humanos, na construção de protótipos e na elevação do nível de prontidão tecnológica de baterias e supercapacitores de alta performance, tecnologias estratégicas para o avanço dos sistemas aeroespaciais e de defesa.
Durante a cerimônia, o Brigadeiro Marques destacou a relevância do acordo para o fortalecimento da base científica e tecnológica nacional. “Ao unir competências complementares, o IAE e o SENAI-PR reforçam seu compromisso com o avanço da ciência brasileira, com a formação de capacidades estratégicas e com o apoio à indústria nacional, sempre em consonância com os interesses da Defesa e da soberania tecnológica do País.”, ressaltou.
O Diretor Regional do SENAI-PR destacou as perspectivas positivas da cooperação firmada com o Instituto de Aeronáutica e Espaço. Em sua fala, ressaltou o potencial de longo prazo da iniciativa e a convergência de competências entre as instituições, afirmando que “acredito que essa parceria vai render muitos frutos, muitos projetos”, reforçando a confiança de que o trabalho conjunto resultará em avanços significativos para a inovação tecnológica e para o desenvolvimento nacional.
A celebração do acordo reforça o papel do IAE como instituição estratégica na geração de conhecimento e no desenvolvimento de tecnologias críticas, além de evidenciar a importância da cooperação entre instituições públicas de pesquisa e o setor industrial para o fortalecimento da inovação e da autonomia tecnológica do País.
Fonte: IAE, por Ten Falcão
Fotos: CV Ângelo
- Detalhes
No dia 17 de dezembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a Cerimônia Militar de Nomeação dos 40 Primeiros-Tenentes Engenheiros, concludentes do Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE), curso curricular ministrado pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica – SJ (CPORAER-SJ), “Turma Andirá”.
A cerimônia foi presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, e contou com a presença do Diretor-Geral da Secretaria Interamericana de Defesa, General de Divisão Reinaldo Salgado Beato; do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior; do Brigadeiro Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes; do Brigadeiro Engenheiro Maurício Pazini Brandão; da Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emília Villani; do Gerente Regional da POUPEX, Coronel de Infantaria Luiz Fernando Azevedo Delage, além da presença dos Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e da Pró-Reitora de Administração do ITA.
Durante a solenidade, ocorreu a Passagem da Liderança do Corpo de Alunos, na qual o Primeiro-Tenente Engenheiro Guilherme Ernando Simões de Oliveira passou o comando ao Aspirante a Oficial Caio Bianchi Nocrato Gomes, primeiro colocado do quarto ano. A cadeia de liderança do Corpo de Alunos tem por incumbência o exercício e o desenvolvimento da liderança, bem como o assessoramento ao Comando do Corpo de Alunos do CPORAER-SJ nos assuntos relevantes.
“É uma felicidade muito grande, porque não se trata apenas de receber a liderança, mas de todo o caminho percorrido até aqui, marcado por desafios e muito trabalho. Tenho uma forte vivência com o meio militar, o que torna esse momento ainda mais significativo para mim. Para o próximo ano, quando estarei no quinto e último ano, a expectativa é muito positiva. Pretendo seguir a carreira militar e atuar na área de engenharia, com foco em computação. Estou animado com os desafios que virão, como o trabalho de graduação, a realização de um estágio e, se Deus quiser, a possibilidade de ingressar em um programa de mestrado ainda durante a graduação”, disse o Aspirante a Oficial Nocrato.
O Primeiro-Tenente Ernando, primeiro colocado da Turma Andirá, foi convidado a ocupar o seu lugar de destaque frente à tropa, a fim de receber os seguintes prêmios: Prêmio POUPEX, que reconhece o militar como exemplo em meio aos seus pares, entregue pelas mãos do Gerente Regional da POUPEX, Coronel Delage; Prêmio CPORAER-SJ, pelo desempenho intelectual exercido durante todo o estágio, entregue pelas mãos do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel Márcio; Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica, conferido aos componentes do corpo discente que se destacaram com a classificação final dos primeiros colocados nos cursos e estágios ministrados pelos estabelecimentos de ensino do Comando da Aeronáutica, entregue pelas mãos do Diretor do IAE, Brigadeiro Marques; Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, concedido ao melhor classificado ao término do curso de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entregue pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Javoski, acompanhado do Brigadeiro Venâncio.

“Para mim, é a realização de um sonho que começou há muitos anos. Foram três anos de cursinho até a aprovação, então esse momento representa o fechamento de um ciclo muito maior do que apenas a formatura no ITA. Primeiro, a realização do sonho de ser aprovado; depois, a conclusão de um caminho extremamente difícil e árduo. Quando olho para trás, o sentimento que define tudo isso é a gratidão. Sou muito grato pela oportunidade de estudar em uma instituição como o ITA, e conquistar a primeira colocação torna esse momento ainda mais motivador e gratificante. Vou seguir a carreira militar, conciliando o sonho de ser engenheiro com o de integrar a Força Aérea Brasileira. Meu avô também foi militar, e esse interesse sempre esteve presente na minha vida. No ITA, tive a oportunidade de unir a formação acadêmica à responsabilidade do militarismo, o que me trouxe muitos aprendizados. Quero continuar aprendendo e servir ao país, retribuindo, com meu trabalho, tudo aquilo que a nação investiu na minha formação. Mais uma vez, o sentimento que resume tudo é gratidão”, declarou o Primeiro-Tenente Ernando.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Javoski, destacou a missão histórica do ITA, idealizado pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, como pilar da soberania tecnológica e do desenvolvimento nacional, ressaltando que a formação no ITA vai além da excelência técnica, ao atribuir aos novos engenheiros a responsabilidade de transformar conhecimento em soluções concretas a serviço da sociedade. Ao marcar o encerramento de um rigoroso ciclo acadêmico e militar, a cerimônia simbolizou a conclusão dessa importante etapa.
“Que esta cerimônia marque, para cada um, um novo ponto de partida repleto de possibilidades infinitas. Que a dedicação demonstrada durante estes anos seja a fundação sólida sobre a qual se construirão carreiras memoráveis. Que sirvam à Aeronáutica, ao Brasil e à sociedade com a mesma excelência, honra e dignidade demonstradas até aqui. O país aguarda com esperança renovada. A Força Aérea confia na capacidade de inovar, de transformar e de elevar o Brasil. Que se honre este chamado com coragem, sabedoria e compromisso inabalável”, reforçou o Major-Brigadeiro Javoski.
Ao final da solenidade, os novos Oficiais Engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) entoaram, pela última vez, o grito de guerra da Turma Andirá e receberam os cumprimentos dos familiares que acompanharam vibrantemente a cerimônia.
Fonte: CPORAER, por Tenente Juliana Renó e DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves
- Detalhes
A Mac Jee e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), organização militar vinculada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), celebraram a assinatura de um Acordo de Parceria para a execução conjunta de atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no âmbito do Projeto Estratégico de Propulsão Hipersônica 14-X (PROPHIPER 14-X). Publicado no Diário Oficial da União em 16/12, o instrumento tem vigência de 36 meses e contará com cerca de 40 engenheiros e cientistas diretamente envolvidos.
A cooperação prevê atividades conjuntas para garantir o desenvolvimento do R.A.T.O.-14X (Rocket Assisted Take-Off) e a sua compatibilidade com o 14-X que será impulsionado e colocado na condição de ensaio pelo foguete. A iniciativa reforça a importância da cooperação público-privada para o setor aeroespacial brasileiro e está alinhada à Política de Inovação do IEAv, ao contribuir para a manutenção operacional, a qualificação das equipes e a incorporação de novas técnicas e tecnologias que elevem a eficiência de operação e sustentem o desenvolvimento de modelos de engenharia para aplicação em veículos aeroespaciais.
“O acordo fortalece a pesquisa aplicada e a integração tecnológica necessárias aos ensaios em voo do 14-X, somando competências do IEAv e da indústria com foco em resultados diretamente ligados ao aumento da capacidade aeroespacial brasileira”, destacou o Diretor do IEAV, Coronel Aviador Charlon Goes Cunha.
Por meio do acordo, o IEAv apoiará a Mac Jee na realização de simulações e análises aerotermodinâmicas de alta complexidade, utilizando as competências científicas do Instituto para a área de hipersônica e em contrapartida a empresa disponibilizará equipamentos, serviços e insumos que ampliam a infraestrutura e a capacidade de desenvolver tecnologias e conhecimentos do IEAv. “A parceria com o IEAv acelera a maturação de capacidades nacionais em propulsão hipersônica e contribui para a preparação do sistema integrado e da campanha de testes do PROPHIPER 14-X”, ressaltou o Presidente do Grupo Mac Jee, Simon Jeannot.
Fonte: IEAv
Fotos: Mac Jee
- Detalhes
