No dia 24 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia militar em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Dia do Aviador.
solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva; do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; do Major-Brigadeiro do Ar, Hugo de Oliveira Piva; do Major-Brigadeiro Walacir Cheriegate; do Major-Brigadeiro Engenheiro Roberto Oliveira de Carvalho; do Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta; do Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; do Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira; do Comandante da 12º Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Igor Lessa Pasinato; do Coordenador-Geral da Consultoria Jurídica da União de São José dos Campos, Procurador Carlos Freire Longato; do Presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), Jeferson Lima Cheriegate.
Também estiveram presentes os Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), Pró-Reitora de Administração do ITA, a Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos, o Graduado-Master da GUARNAE-SJ, representantes das Forças Armadas e Auxiliares, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de convidados de empresas dos setores público e privado, e de fundações e associações.
Na Ordem do Dia em homenagem ao Dia da FAB e ao Dia do Aviador, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou o legado de Santos-Dumont e dos pioneiros da aviação militar, exaltando a coragem, a inovação e o patriotismo que marcaram a história da Aeronáutica. O Comandante da Força Aérea ressaltou os avanços tecnológicos conquistados desde a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, até os marcos atuais representados pelas aeronaves KC-390 Millennium e F-39 Gripen.
Ordem do Mérito Aeronáutico
Na ocasião, ocorreu a entrega da Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), destinada a premiar militares e personalidades civis que se destacaram no exercício de suas profissões, prestando notáveis serviços ao país.
“Ser condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico é uma grande honra, para mim e para minha família! Representa o reconhecimento de uma trajetória de trabalho e dedicação à Força Aérea Brasileira! Ao ingressar como Médico às fileiras da Força, realizei um sonho, pois sempre desejei estar a serviço da Pátria. Nesta data realizo outro sonho, o de estar ao lado de Homens e Muheres com valores, honradez e princípios elevados! E por esses motivos eu agradeço ao meu Deus de todo o meu coração!”, destacou o Comandante do Grupo de Saúde de São José dos Campos (GSAU-SJ), Coronel Médico Luciano Martins Moreira.
Sobre o Dia do Aviador
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o aparelho mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: PASJ, por Ten Daniela Camargos
- Detalhes
No dia 23 de outubro de 2025, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, esteve presente no Science & Business Connection – Conexões que Transformam, realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos (SP).
O encontro reuniu representantes de instituições de ensino superior e pesquisa, pesquisadores, empreendedores, agentes públicos e startups de todo o país, com o objetivo de fomentar parcerias e fortalecer o ecossistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.
Durante o evento, ocorreu o 3º Fórum de Gestão da Inovação da Agência de Gestão e Inovação Tecnológica do Exército Brasileiro (AGITEC), que abordou o tema “Inovação em Defesa: Estratégias, Tecnologias e Parcerias para o Futuro das Forças Armadas”. O Fórum contou com a participação de autoridades civis e militares, incluindo representantes do Ministério da Defesa, da Base Industrial de Defesa, de universidades e de parques tecnológicos, promovendo debates sobre o papel da inovação no desenvolvimento econômico e na soberania nacional.
Além dos painéis de debates e das rodadas de negócios, a programação incluiu o Painel Temático do DCTA com o tema: Ecossistema de Inovação Espacial. O painel foi dedicado à discussão de soluções tecnológicas e estratégicas voltadas à integração entre instituições de ensino, centros de pesquisa e o setor produtivo, reforçando a importância da colaboração entre governo, academia e indústria, a chamada tríplice hélice, como motor do progresso científico e tecnológico do país no setor aeroespacial.
“O DCTA, como Instituição de referência no desenvolvimento de tecnologias aeroespaciais, tem a convicção de que os avanços significativos em defesa só se tornam possíveis quando há cooperação genuína, planejamento de longo prazo e investimento contínuo em pesquisa aplicada. Temos atuado em estreita sinergia com as demais Forças, com a base da indústria de defesa e com as universidades, pois sabemos que nenhuma Instituição, por mais competente que seja, pode inovar sozinha. Com esse espírito de colaboração, que reafirmamos hoje o compromisso do DCTA com o fortalecimento das capacidades nacionais. Nossa missão é desenvolver soluções tecnológicas de alto impacto, com foco na discussão estratégica, na proteção dos nossos ativos e na promoção do progresso científico-tecnológico do Brasil”, enfatizou Tenente-Brigadeiro Neubert.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: Comunicação do Science & Business Connection
- Detalhes
No dia 23 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) participou de uma das atividades promovidas pela Casa A Encantada e o INVOZ para celebrar e homenagear a Força Aérea Brasileira (FAB).
A atividade reuniu na "Casa A Encantada”, localizada no Parque Santos Dumont os estudantes do Projeto Decolar, promovido pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, com objetivo de inspirar os alunos a conhecerem mais acerca da FAB e do DCTA, além de conhecerem mais sobre a Instituição e suas carreiras aeroespaciais.
Para a Diretora-Presidente do INVOZ, Neide Pereira Pinto, "promover este encontro de jovens com um Oficial do DCTA foi a melhor forma encontrada pelo INVOZ para celebrar o Dia do Aviador e da FAB. Inspirar jovens e mostrar que a força da aviação brasileira está na competência de seus profissionais — formados com excelência e compromisso — é também uma forma de manter voos cada vez mais altos”.

O Capitão Aviador Erlon Nascimento de Souza, pertencente ao Instituto de Pesquisas e Ensaios e Voo (IPEv), Organização Militar subordinada ao DCTA, representou a FAB, na ocasião. Durante sua palestra o Capitão destacou a trajetória de um aviador, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar às missões operacionais, revela uma carreira de aprendizado intenso, desafios constantes e conquistas que refletem dedicação e paixão pela aviação.
“Relembrar e compartilhar quase duas décadas de experiência na FAB é reafirmar que a disciplina, a dedicação e o estudo são os alicerces para superar qualquer obstáculo. Quanto antes compreendermos esse princípio, mais cedo estaremos prontos para alcançar voos mais altos. Dividir essas lembranças com as novas gerações é uma forma de inspirar o presente e impulsionar o futuro, tornando o hoje e o amanhã cada vez melhores”, contou Capitão Erlon.
O DCTA reforça seu compromisso com ações que promovam a educação, o desenvolvimento social e o estímulo às vocações profissionais.
Projeto Decolar
O Decolar visa estimular o desenvolvimento do potencial dos alunos considerados talentosos. O programa acompanha os alunos com altas habilidades que estudam nas escolas municipais, oferecendo atividades no contraturno em áreas como criatividade, ciência, tecnologia, comunicação e humanidades, além de dar a oportunidade de voluntariado para especialistas em diversas áreas.
Sobre a INVOZ
O INVOZ, fundado por Ozires Silva em março de 2017, atua nos setores de empreendedorismo e educação, promovendo projetos e eventos que conectam academia, empresas, organizações e prefeituras, como o Praticando Inovação, Pitch Empreendedor e o Congresso de Educação, reunindo centenas de educadores da região de São José dos Campos. A instituição também desenvolve iniciativas voltadas à preservação da história e cultura aeronáutica.
Fonte: DCTA, pot Ten Alessandra Borges
Foto: IPEv, por ACS e Comunicação do INVOZ
- Detalhes
No dia 22 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Inovação, instituído pela Lei nº 12.193/2010, em homenagem a Santos Dumont, ícone da criatividade e do espírito inovador brasileiro.
Neste ano, a celebração ganhou destaque com o Prêmio Nobel de Economia de 2025, que reconheceu o papel da inovação e da chamada “destruição criativa” como motores do progresso, reforçando que inovar é um esforço coletivo capaz de transformar conhecimento em desenvolvimento nacional.
Estiveram presentes na solenidade o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, além de Comandantes, Chefes e Diretores.
Para debater o Dia Nacional da Inovação, a Professora Doutora Adriana Ferreira de Faria, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi convidada a abordar o tema “Papel das ICTs e dos NITs no desenvolvimento econômico e sustentável”. A professora também é Diretora Executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Divisão Latino Americana da Internacional Association of Sciences Parks and Ares of Innovation (IASP).
Após a palestra, o Vice-Diretor do DCTA agradeceu à Professora Adriana pela importante explanação e ressaltou a relevância da interação entre governo, universidades e empresas, a chamada Tríplice Hélice, destacando sua contribuição essencial para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
“Em nome da Direção do DCTA e em nome de todos aqui, reconhecemos a brilhante exposição. Sua apresentação nos inspira a buscar soluções práticas para desafios concretos. Percebemos que os recursos existem; o que se faz necessário é a adoção de medidas efetivas para gerar um impacto real em nossa sociedade”, afirmou o Major-Brigadeiro Luciano.
O DCTA parabeniza todos os profissionais e instituições que fazem da ciência e da criatividade instrumentos de transformação e convida a todos a seguirem inspirados pelo legado de Santos Dumont, rumo a um futuro mais inteligente, colaborativo e inovador.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: ITA, por Sgt R1 Roberto
- Detalhes
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, realizou nesta segunda-feira (20/10), uma palestra para o grupo de veteranos da Força Aérea Brasileira (FAB) conhecido como Pioneiros do Vale.
O encontro ocorreu no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP), onde o Comandante da Aeronáutica foi recebido pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert.
A atividade, que integra as ações de aproximação entre gerações promovidas pela Instituição, reuniu Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais Oficiais-Generais, além de Comandantes, Chefes, Diretores, Prefeitos de Organizações Militares (OMs) da FAB e veteranos.
Durante a palestra, o Comandante da Aeronáutica apresentou as diretrizes estratégicas que orientam a atuação da FAB, abordando temas relacionados à modernização dos meios operacionais, ao fortalecimento da capacidade de defesa do País e ao papel da Instituição no desenvolvimento científico e tecnológico nacional. A exposição também contemplou um panorama sobre projetos em andamento e missões recentemente executadas, evidenciando o compromisso da Força Aérea com a soberania e o progresso do Brasil.
O Veterano Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Egito do Amaral destacou a importância de manter vivo o sentimento de pertencimento entre gerações da Instituição. “A Força Aérea continua progredindo, trabalhando para ser melhor, para garantir o controle do espaço aéreo e dominar o poder aeroespacial brasileiro. Muitos, aqui, participaram de importantes realizações no passado e, com certeza, essa palestra do Comandante reforça em todos nós o orgulho de ainda pertencer à Instituição e a certeza de que estamos seguindo no caminho certo”, afirmou.
A iniciativa representou uma oportunidade de interação entre o atual Comando e aqueles que contribuíram, ao longo das últimas décadas, para a consolidação da Força Aérea. O encontro também reforçou o reconhecimento e a importância dos veteranos na formação dos valores e tradições que sustentam a Instituição, além de promover a integração e o compartilhamento de experiências entre diferentes gerações de militares.
A atividade integra uma série de encontros conduzidos pelo Comandante da Aeronáutica em diversas OMs do Comando da Aeronáutica (COMAER), com o propósito de fortalecer os laços institucionais, divulgar diretrizes estratégicas e valorizar o legado histórico da Força Aérea Brasileira.
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Bessa
Fotos/Vídeo: Sargento Müller Marin/ CECOMSAER
- Detalhes
O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) celebra hoje o Dia Nacional da Inovação. A data, comemorada anualmente no dia 19 de outubro, foi instituída pela Lei nº 12.193, de 14 de janeiro de 2010, por iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em homenagem ao espírito visionário e às conquistas de Santos Dumont, símbolo do engenho e da criatividade brasileira, cuja ousadia em transformar ideias em realizações inspira gerações de cientistas, engenheiros e inovadores.
Neste ano, a celebração ocorre em um contexto especialmente significativo: o Prêmio Nobel de Economia de 2025 foi concedido aos economistas Joel Mokyr, Philippe Aghion e Peter Howitt, por suas contribuições sobre o crescimento econômico impulsionado pela inovação e o conceito de “destruição criativa” — a ideia de que o progresso nasce da renovação contínua, quando novas tecnologias substituem as antigas, gerando avanços que transformam economias e sociedades.
A conquista reforça uma mensagem essencial: inovar é um esforço coletivo, sustentado por ecossistemas de cooperação que conectam Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), universidades, empresas e agências de fomento. É nesse ambiente de interação que ideias se convertem em soluções, e pesquisas se transformam em aplicações concretas que impulsionam o desenvolvimento de um país.
Como Órgão Central do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER), o DCTA reafirma seu compromisso em fortalecer essas conexões, promovendo a cultura da inovação, estimulando parcerias estratégicas e apoiando a transferência de tecnologia do laboratório para o mundo real.
A inovação disruptiva — aquela que redefine padrões e desafia o status quo — não é apenas um fenômeno econômico, mas uma força que exige visão, colaboração e responsabilidade. No Brasil, as ICTs desempenham papel fundamental nesse processo, ao transformar conhecimento científico em valor social, tecnológico e industrial, contribuindo para a soberania nacional e para o progresso sustentável.
Neste Dia Nacional da Inovação, o DCTA parabeniza todos os profissionais e instituições que fazem da ciência e da criatividade instrumentos de transformação. Que o exemplo de Santos Dumont e o reconhecimento mundial do poder da inovação sirvam de inspiração para seguirmos avançando — juntos — rumo a um futuro mais inteligente, colaborativo e inovador.
Fonte: DCTA, pot Ten Joyce
Foto: DCTA, por CGI
- Detalhes
No dia 15 de outubro de 2025, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, acompanhado do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Luciano Valentim Rechiuti e do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme Arruda Lorenzi, realizou uma visita institucional à EMBRAER, em São José dos Campos (SP).
A comitiva do DCTA foi recepcionada pelo Vice-Presidente Sênior de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico, Luís Carlos Affonso; pelo Vice-Presidente Engenheiro Chefe, Henrique Langenneger; pelo Vice-Presidente de Ensaios em Voo e Solo, Alexandre Figueredo, além de gerentes sêniores das áreas de engenharia e desenvolvimento.

A agenda incluiu boas-vindas no Centro de Treinamento, demonstração do KC-390 Full Flight Simulator, plant tour pelas áreas de ensaios estruturais, Iron Bird E2, CHR KC-390 e RIGS do KC-390, além de visita ao Colégio Embraer.

Durante a visita, foram discutidos projetos estratégicos, desenvolvimento tecnológico e oportunidades de cooperação entre o DCTA e a indústria aeroespacial brasileira, reforçando a importância da parceria entre instituições de defesa e o setor produtivo para o avanço da soberania tecnológica do país.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Lucinéia
- Detalhes