A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) recebeu, na última terça-feira (23), o presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont, Gabriel Farias Pinho, acompanhado de alunos de diversas turmas em curso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), que passam o período de férias na capital cearense. A visita, que também contou com a presença de ex-alunos da Instituição, teve como objetivo apresentar os avanços das obras do Núcleo do ITA em Fortaleza (NuITA-FZ), além de fortalecer os vínculos institucionais e promover o engajamento com o futuro campus nordestino de uma das mais prestigiadas escolas de engenharia do Brasil.
O grupo foi recepcionado pelo Comandante da BAFZ e Diretor do NuITA-FZ, Coronel Aviador Tony Gleydson Barbosa Costa, e pelo Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Fortaleza (GUARNAE-FZ), Suboficial Francicero Cláudio Santos da Silva. Durante o encontro, o Coronel Gleydson apresentou uma palestra institucional sobre a implantação do ITA em Fortaleza, destacando o potencial estratégico da nova unidade, os investimentos em infraestrutura e os planos acadêmicos para os próximos anos.
A visita também apresentou aos alunos o projeto do Parque Tecnológico, a ser construído nas adjacências do campus avançado, dentro da Base Aérea. O espaço contará com centros de pesquisa e desenvolvimento, incubadoras e aceleradoras de startups, campus educacional, centro empresarial e serviços de apoio.
“Essa visita tem um cunho importantíssimo, porque une a possibilidade de clarificar anseios, dúvidas e expectativas por parte de quem deseja conhecer melhor o campus avançado do ITA em Fortaleza. Ver pessoalmente as instalações desse Campus, que estão em desenvolvimento e implantação, bem como toda a estrutura da Base Aérea, que prestará apoio administrativo, consolida a certeza de que a Força Aérea e todos os seus parceiros estão comprometidos com a concretização deste grande empreendimento”, afirmou o Coronel Gleydson.
Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto tanto os prédios em construção quanto as estruturas que passarão por reformas nas instalações da BAFZ. Acompanhados por militares e representantes da construtora, os estudantes tiveram acesso a informações sobre a logística da implantação, os aspectos arquitetônicos da nova unidade e os desafios técnicos envolvidos na adaptação da infraestrutura.
“A visita foi um momento muito importante para todos nós. Desde o início do projeto do ITA Fortaleza até agora, muitos avanços ocorreram. Ao longo do tempo, acompanhamos números, informações sobre as obras, sobre o concurso e outros desdobramentos. Ver a obra de perto, em andamento, foi fundamental. Passamos a enxergar como algo real, algo que, de fato, vai acontecer, e pelo qual todos torcemos para que tenha muito sucesso. Além disso, ficamos muito satisfeitos em perceber não apenas que as obras estão acontecendo, mas que avançam com bastante celeridade. Tivemos acesso a comparativos entre o estágio anterior da construção e o atual, e a evolução é bastante significativa. A visita teve ainda esse aspecto muito positivo de integração, pois contou não apenas com membros da turma 29, que é a turma que irá para Fortaleza, mas também com pessoas de outras turmas, o que reforça o sentimento coletivo em torno do projeto”, disse o presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont, Gabriel Farias Pinho.
A implantação do ITA em Fortaleza reforça o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) com a formação de profissionais altamente qualificados e com a promoção da ciência e tecnologia em todas as regiões do Brasil. Com a nova unidade, a FAB amplia sua capacidade de atrair talentos, fomentar a pesquisa aplicada e fortalecer parcerias com universidades, centros de inovação e empresas de base tecnológica no Nordeste.
Previsto para iniciar suas atividades acadêmicas em 2027, o campus cearense será o primeiro do ITA fora de São José dos Campos. A unidade ofertará cursos inovadores, como Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia, alinhando-se às demandas estratégicas do país. A expectativa é que a chegada do Instituto contribua significativamente para a ampliação do ensino superior de excelência, aproveitando o vasto potencial humano da região. Atualmente, cerca de 40% dos aprovados no processo seletivo do ITA são oriundos do Ceará, o que evidencia a força da educação local e o impacto positivo que a presença do Instituto poderá consolidar.
A visita dos alunos do ITA à Base Aérea de Fortaleza representou uma oportunidade de aproximação com o futuro campus da instituição na capital cearense. Ao conhecerem de perto as obras e o planejamento do NuITA-FZ, os estudantes puderam visualizar o impacto que a nova unidade terá para a região e para o ensino de engenharia no país. A experiência contribuiu para fortalecer o sentimento de pertencimento e reforçar o vínculo entre a comunidade acadêmica e o projeto de expansão do ITA no Nordeste, promovendo maior integração com a missão institucional da Força Aérea Brasileira.
Fonte: BAFZ, por Ten Maisa
Fotos: BAFZ, por Soldado Judá