No dia 9 de agosto de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) participou do Sábado Aéreo do Comando de Aviação do Exército (CAvEx), realizado na cidade de Taubaté (SP).
O evento reuniu aeronaves do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Brasileira (FAB), além de exposições sobre projetos desenvolvidos pelas Forças Armadas, apresentações da Esquadrilha e salto de paraquedistas.
O DCTA esteve representado pelos seguintes Institutos: o Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), com a exposição estática da aeronave U-100; o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), com as maquetes dos foguetes VSB-30, VS-30, VS-40 e da Torre do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA); o Instituto de Estudos Avançados (IEAv), com o Projeto ASA, o Projeto C2 e o PITER; e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com o Centro Espacial ITA (CEI).
Durante o Sábado Aéreo do CAvEx, o DCTA apresentou ao público suas pesquisas e inovações tecnológicas, por meio de demonstrações e interações com visitantes de todas as idades. As equipes presentes destacaram a importância de levar a ciência e a tecnologia para além dos muros da Instituição, aproximando a sociedade de seu trabalho e inspirando as novas gerações.
Sobre a relevância dessa participação, o Capitão Carlos Amaral, pertencente ao efetivo do ITA e integrante do CEI, afirmou: “A participação do DCTA em eventos abertos à sociedade são uma oportunidade de divulgação, especialmente direcionada para o público jovem vocacionado, sobre nossas carreiras, oportunidades e formas de ingresso, bem como, sem dúvida, uma prestação de contas de parte das contribuições e entregas da Força Aérea Brasileira para nossa sociedade de forma geral”.
A presença do DCTA no Sábado Aéreo reforça o compromisso da Instituição em compartilhar conhecimento, promover a integração com a sociedade e estimular o interesse pela ciência, tecnologia e inovação. Por meio dessas ações, o Departamento contribui para a formação de uma cultura científica no país e para o fortalecimento da imagem das Forças Armadas como protagonistas no avanço tecnológico nacional.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: Arquivo Pessoal