Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > GSD-SJ conclui Estágio de Cavaleiro 2025 e habilita 11 militares para o policiamento montado
Início do conteúdo da página

No dia 07 de agosto de 2025, o Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou a solenidade de conclusão do Estágio de Cavaleiro 2025. A formatura ocorreu nas instalações do Pelotão de Polícia Montada (Pel P Mont) e representou o encerramento de 47 dias de instruções, totalizando 376 horas/aula.

Iniciado em 23 de junho, o estágio teve como objetivo capacitar militares para o desempenho de atividades de policiamento montado, abrangendo técnicas, táticas e procedimentos essenciais para operações em áreas administrativas, perímetros e regiões de difícil acesso dentro da guarnição. Além da vertente operacional, o curso também prepara os integrantes para a participação em desfiles e cerimônias militares, reforçando a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).

      

Nesta edição, o estágio contou, também, com uma visita técnica à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende - RJ, a principal instituição de ensino superior do Exército Brasileiro, responsável pela formação dos Oficiais Combatentes de Carreira. Durante a atividade, os estagiários tiveram a oportunidade de conhecer as instalações e técnicas que compõem a formação do Corpo de Cadetes da Arma de Cavalaria, vivenciando uma experiência enriquecedora ao aprender diretamente com os militares do Exército que integram a equipe de instrução da AMAN.

Concluíram o estágio 11 militares, todos já especializados como Policiais da Aeronáutica (PA) e integrantes do efetivo do GSD-SJ. A solenidade foi presidida pelo Chefe da Seção de Apoio do GSD-SJ, Capitão de Infantaria Leandro José Rocha da Silva, e contou com a presença de autoridades militares e familiares dos formandos.

O 1º lugar geral foi conquistado pelo Soldado de 1ª Classe Richard Rodrigues dos Santos. O título de “Estagiário Padrão” foi atribuído ao Soldado de 2ª Classe Gilmar Paulo de Andrade Chaves, que declarou: “Conquistar o título de Militar Padrão do Estágio de Cavaleiro de 2025 é motivo de orgulho e gratidão. Orgulho por representar o compromisso, a dedicação e a excelência que o serviço militar exige; e gratidão a todos os instrutores, companheiros e, principalmente, aos equinos que fizeram parte desta história”.

      

O Coordenador Técnico do ECV 2025, 2º Tenente de Segurança e Defesa Vinicius Libanori Summa, também deixou sua mensagem aos formandos: “Aos formandos deste estágio, meus sinceros parabéns. Vocês demonstraram coragem, persistência e espírito de corpo. Hoje, vocês não apenas completam um curso — vocês ascendem como novos cavaleiros da Força Aérea Brasileira, preparados para cumprir missões com bravura, profissionalismo e sob os pilares da honra, do dever e da lealdade”.

Sobre o Pelotão de Polícia Montada

Criado em 3 de novembro de 1997 como Pelotão de Polícia Montada do BINFA-64, o Pel P Mont atualmente integra o GSD-SJ e desempenha papel fundamental na segurança do DCTA. A tropa atua em missões operacionais de policiamento montado, garantindo a segurança em áreas de difícil acesso e contribuindo para a preservação da ordem nas dependências da guarnição. Além disso, representa a FAB em eventos e solenidades com sua tropa montada.

O Estágio de Cavaleiro é o mais longo entre os estágios destinados a praças da FAB, exigindo elevado nível de dedicação, resistência física e habilidades específicas para a condução de operações com equinos. A conclusão desta edição simboliza não apenas a aquisição de competências técnicas, mas também a manutenção de uma tradição de excelência e profissionalismo no policiamento montado da FAB.

Fonte: GSD-SJ, por Ten Morales
Fotos: GSD-SJ, por S1 SAD Vitor Costa

Fim do conteúdo da página