Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Centro de Lançamento da Barreira do Inferno realiza Exercício Ponta Negra II
Início do conteúdo da página

"O Exercício Ponta Negra II foi um sucesso", destacou Diretor do CLBI

Entre os dias 25 e 27 de agosto de 2025, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou o Exercício Ponta Negra II, em conjunto com a Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT). Nesta quarta-feira dia 27, foi realizado o lançamento do foguete suborbital Vulkano.

Durante os três dias de atividades, foram conduzidos treinamentos com as equipes operacionais e de resposta a emergências, bem como análises de riscos, manutenção de equipamentos e testes de configuração dos sistemas de rastreio e segurança. Essas ações são fundamentais para garantir a confiabilidade dos meios e a segurança das futuras missões espaciais conduzidas no Brasil.

O exercício contou com o apoio da Base Aérea de Natal (BANT), do Núcleo do Hospital de Aeronáutica de Natal (NuHANT) e da Marinha do Brasil.

O Diretor do CLBI, Coronel Aviador Christiano Pereira Haag, destacou a importância do treinamento para as operações de lançamento. “O Exercício Ponta Negra II foi um sucesso. Realizamos simulações e a cronologia completa de lançamento. Além disso, treinamos  situações de emergência, garantindo que nossas equipes estejam prontas para atuar. Esse treinamento, com o lançamento do foguete Vulkano idealizado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), demonstra que o CLBI está preparado para conduzir operações de lançamento com pleno êxito”.

O Coronel reforçou a relevância da integração entre o apoio à OBSAT e os treinamentos internos. “Estamos aproveitando a oportunidade do lançamento do foguete da OBSAT para, ao mesmo tempo, treinar nosso efetivo e validar os meios operacionais do CLBI. Essa sinergia fortalece tanto a formação de novos talentos, bem como aprimora os nossos profissionais militares e servidores envolvidos na operação de lançamento de foguetes”.

                         

                         

 OBSAT

Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e organizada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), a OBSAT é uma competição nacional que envolve estudantes do ensino fundamental, médio e superior no desenvolvimento de nanossatélites. Na atual edição, os satélites vencedores foram lançados a bordo do foguete Vulkano, a partir do CLBI. A OBSAT acontece no Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT) até o dia 29 de agosto.

Fonte: CLBI, por Ten Mariano
Foto: CLBI, por ACS

 

Fim do conteúdo da página