Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA condecora Coronel da Polícia Militar com a Medalha Mérito Santos Dumont
Início do conteúdo da página

No dia 11 de setembro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia militar de imposição da Medalha Mérito Santos Dumont ao Comandante do Policiamento Rodoviário do Estado de São Paulo, Coronel da Polícia Militar Hugo Araújo Santos.

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e contou com a presença do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; além dos Comandantes, Chefes e Diretores da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), da Prefeita de Aeronáutica e do Graduado-Master da GUARNAE-SJ.

O Diretor-Geral do DCTA destacou que a medalha é concedida àqueles que prestam relevante apoio à Força Aérea Brasileira (FAB) e, dessa forma, agradeceu ao Coronel Hugo pelo apoio prestado ao DCTA durante o período em que esteve à frente do Comando de Policiamento do Interior – 1.

“Este cerimonial representa não apenas a entrega da Medalha Mérito Santos Dumont, mas também a construção de laços sólidos com a comunidade e com todos que colaboram conosco. A relação estabelecida aqui em São José dos Campos é fruto de amizade, confiança e respeito mútuo. É com esse espírito que reconhecemos não só o profissional exemplar que o senhor é, mas também a pessoa dedicada e leal à instituição que representa. Sua atuação junto à Polícia Militar de São Paulo, sempre em parceria e em respeito à Força Aérea, é motivo de grande orgulho para todos nós”, afirmou o Tenente-Brigadeiro Neubert.

O Coronel Hugo agradeceu pelo reconhecimento e reafirmou seu compromisso de cooperação com a FAB:

“As Forças Armadas são referência de valores e disciplina para a Polícia Militar e demais corporações. É com base nesses princípios que seguimos servindo à sociedade. Recebo esta homenagem como um grande desafio, que me motiva a continuar trabalhando com dedicação e responsabilidade em prol do nosso país”, ressaltou.

Sobre a Medalha Mérito Santos Dumont

A Medalha Mérito Santos Dumont foi instituída na Aeronáutica pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, e alterada pelo Decreto nº 66.815, de 30 de junho de 1970, em homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont, por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro voo do mais-pesado-que-o-ar.

A distinção é concedida a militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que se destacam no exercício de sua profissão; a militares das Forças Armadas, nacionais e estrangeiras, que tenham se tornado credores de homenagens especiais da FAB; e a cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

                                         

                                         

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves

Fim do conteúdo da página