No dia 22 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia alusiva ao Dia Nacional da Inovação, instituído pela Lei nº 12.193/2010, em homenagem a Santos Dumont, ícone da criatividade e do espírito inovador brasileiro.
Neste ano, a celebração ganhou destaque com o Prêmio Nobel de Economia de 2025, que reconheceu o papel da inovação e da chamada “destruição criativa” como motores do progresso, reforçando que inovar é um esforço coletivo capaz de transformar conhecimento em desenvolvimento nacional.
Estiveram presentes na solenidade o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti, além de Comandantes, Chefes e Diretores.
Para debater o Dia Nacional da Inovação, a Professora Doutora Adriana Ferreira de Faria, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foi convidada a abordar o tema “Papel das ICTs e dos NITs no desenvolvimento econômico e sustentável”. A professora também é Diretora Executiva do Parque Tecnológico de Viçosa (tecnoPARQ) e presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e da Divisão Latino Americana da Internacional Association of Sciences Parks and Ares of Innovation (IASP).
Após a palestra, o Vice-Diretor do DCTA agradeceu à Professora Adriana pela importante explanação e ressaltou a relevância da interação entre governo, universidades e empresas, a chamada Tríplice Hélice, destacando sua contribuição essencial para o avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil.
“Em nome da Direção do DCTA e em nome de todos aqui, reconhecemos a brilhante exposição. Sua apresentação nos inspira a buscar soluções práticas para desafios concretos. Percebemos que os recursos existem; o que se faz necessário é a adoção de medidas efetivas para gerar um impacto real em nossa sociedade”, afirmou o Major-Brigadeiro Luciano.
O DCTA parabeniza todos os profissionais e instituições que fazem da ciência e da criatividade instrumentos de transformação e convida a todos a seguirem inspirados pelo legado de Santos Dumont, rumo a um futuro mais inteligente, colaborativo e inovador.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: ITA, por Sgt R1 Roberto