No dia 24 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia militar em homenagem ao Dia da Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Dia do Aviador.
solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e contou com a presença do Tenente-Brigadeiro do Ar Alvani Adão da Silva; do Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; do Major-Brigadeiro do Ar, Hugo de Oliveira Piva; do Major-Brigadeiro Walacir Cheriegate; do Major-Brigadeiro Engenheiro Roberto Oliveira de Carvalho; do Major-Brigadeiro do Ar José Geraldo Ferreira Malta; do Major-Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; do Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; do Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira; do Comandante da 12º Brigada de Infantaria Leve, General de Brigada Igor Lessa Pasinato; do Coordenador-Geral da Consultoria Jurídica da União de São José dos Campos, Procurador Carlos Freire Longato; do Presidente do Parque de Inovação Tecnológica de São José dos Campos (PIT), Jeferson Lima Cheriegate.
Também estiveram presentes os Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), Pró-Reitora de Administração do ITA, a Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos, o Graduado-Master da GUARNAE-SJ, representantes das Forças Armadas e Auxiliares, autoridades dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, além de convidados de empresas dos setores público e privado, e de fundações e associações.
Na Ordem do Dia em homenagem ao Dia da FAB e ao Dia do Aviador, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, destacou o legado de Santos-Dumont e dos pioneiros da aviação militar, exaltando a coragem, a inovação e o patriotismo que marcaram a história da Aeronáutica. O Comandante da Força Aérea ressaltou os avanços tecnológicos conquistados desde a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, até os marcos atuais representados pelas aeronaves KC-390 Millennium e F-39 Gripen.
Ordem do Mérito Aeronáutico
Na ocasião, ocorreu a entrega da Medalha Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), destinada a premiar militares e personalidades civis que se destacaram no exercício de suas profissões, prestando notáveis serviços ao país.
“Ser condecorado com a Ordem do Mérito Aeronáutico é uma grande honra, para mim e para minha família! Representa o reconhecimento de uma trajetória de trabalho e dedicação à Força Aérea Brasileira! Ao ingressar como Médico às fileiras da Força, realizei um sonho, pois sempre desejei estar a serviço da Pátria. Nesta data realizo outro sonho, o de estar ao lado de Homens e Muheres com valores, honradez e princípios elevados! E por esses motivos eu agradeço ao meu Deus de todo o meu coração!”, destacou o Comandante do Grupo de Saúde de São José dos Campos (GSAU-SJ), Coronel Médico Luciano Martins Moreira.
Sobre o Dia do Aviador
O dia 23 de outubro foi instituído como o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira por ser a data em que Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro voo com o 14-Bis, o aparelho mais pesado que o ar. O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros, voando a cerca de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: PASJ, por Ten Daniela Camargos