No dia 28 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou a cerimônia militar alusiva ao Dia da Engenharia da Aeronáutica.
A solenidade foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti. Estiveram presentes na cerimônia o Comandante do Quarto Comando Aéreo Regional, Major-Brigadeiro do Ar Reginaldo Pontirolli; Diretor de Infraestrutura da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Batista; Major-Brigadeiro do Ar Walacir Cheriegate; Major-Brigadeiro Engenheiro Roberto Oliveira de Carvalho; Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando César Pereira Santos; Major-Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral; Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; Chefe da Subchefia de Coordenação e Apoio Logístico do Comando-Geral de Apoio, Brigadeiro Engenheiro Fernando Marcus da Rocha Cerqueira; Chefe do Subdepartamento Técnico do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen; Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Sérgio Ricardo de Assis; Subdiretor de Patrimônio da Diretoria de Infraestrutura da Aeronáutica, Brigadeiro Engenheiro Carlos Alberto Rebouças; Oficiais-Generais da Aeronáutica; Presidente do Parque de Inovação Tecnológica São José dos Campos (PIT), Jeferson de Lima Cheriegate, além dos Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica (GUARNAE-SJ), Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos e o Graduado-Master da GUARNAE-SJ.
Durante a cerimônia, foi realizada a leitura da Ordem do Dia, de autoria do Comandante-Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Valter Borges Malta, que destacou o legado e a relevância do visionário Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, patrono da Engenharia da Aeronáutica e idealizador do ITA e do CTA, atualmente DCTA, além de mencionar figuras de referência como o Major-Brigadeiro Engenheiro Tércio Pacitti, o Brigadeiro Engenheiro Paulo Victor da Silva e o professor Richard Smith.
“Esses nomes, entre tantos outros, representam o patrimônio moral e intelectual da engenharia da aeronáutica. Representam o espírito de superação, de disciplina e de entrega à missão, que inspira cada engenheiro militar, cada pesquisador, cada técnico e cada profissional que, direta ou indiretamente, serve sob o estandarte da Força Aérea Brasileira. As comemorações na data de hoje são oportunidades para destacar o papel da engenharia, em especial as suas diversas áreas relacionadas ao campo aeroespacial, civil e militar, englobando pesquisa, concepção, fabricação e manutenção de tecnologias, produtos e sistemas”, finalizou Tenente-Brigadeiro Malta.

Durante a cerimônia em comemoração ao Dia da Engenharia da Aeronáutica, o Major-Brigadeiro Luciano destacou a relevância da data e o papel essencial dos engenheiros no fortalecimento da Força Aérea Brasileira e no desenvolvimento do país.
“É uma data especial na qual relembramos as diversas contribuições da engenharia para a FAB, também, para a nação como um todo, com destaque para as áreas de infraestrutura, tecnologia da informação, aeronáutica, espacial e de defesa. Ao longo dos anos, muito já foi construído e tantos outros projetos estão em desenvolvimento ou em fase de implantação. Olhando para o futuro, podemos afirmar que os desafios tecnológicos e operacionais enfrentados diariamente nas organizações militares da FAB são as forças motrizes que movem os nossos engenheiros militares e civis a ultrapassarem todas as barreiras, contribuindo, assim, de forma efetiva para o cumprimento da missão precípua da Força Aérea Brasileira, de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria”, disse Major-Brigadeiro Luciano.
A tropa desfilou em continência ao Vice-Diretor do DCTA ao som da Canção do Expedicionário e Canção da Engenharia.
Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
O Brasil prestou uma homenagem histórica ao Marechal do Ar Casimiro Montenegro Filho, ao eternizar seu nome no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, em reconhecimento à sua notável contribuição para a ciência, a tecnologia e a defesa nacional. O projeto de lei que inscreve o patrono da Engenharia da Aeronáutica no Panteão da Pátria, em Brasília, foi aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo Presidente da República. A honraria celebra a trajetória visionária de Montenegro Filho, fundador do ITA e do CTA, cuja atuação moldou os rumos da Aeronáutica e impulsionou o avanço científico do país. Durante a cerimônia, o aspirante a oficial engenheiro Guilherme Ernando Simões de Oliveira conduziu o quepe do patrono e o posicionou em local de destaque, simbolizando sua presença e legado na solenidade.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: IAE, por Sgt Frutuoso e IPEv, por Sgt Maria Eduarda