Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Visita dos Oficiais da Aeronáutica – Turma Caçadores 71 ao DCTA
Início do conteúdo da página

No dia 29 de outubro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) recebeu a visita dos Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB) da Turma Caçadores 71.

A comitiva conheceu instalações de destaque em pesquisa, desenvolvimento e inovação, que representam a excelência tecnológica e científica da FAB. A programação da visita incluiu o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv).

A visita teve início no MAB, um espaço dedicado à preservação da história da ciência e tecnologia aeroespacial no Brasil. Em seguida, a comitiva esteve no Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), onde conheceu o Simulador de Ensaios em Voo, utilizado na formação de pilotos e engenheiros de ensaio experimental, além de apoiar o desenvolvimento e certificação de aeronaves.

No Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), os Oficiais visitaram o Laboratório de Identificação, Navegação, Controle e Simulação (LICS), responsável por testes e simulações de sistemas aeroespaciais, e o Laboratório de Ensaios de Turbinas a Gás (LETG), infraestrutura estratégica para o desenvolvimento de motores turbojatos e turbofans, atualmente central no Projeto TR5000. Já no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o grupo conheceu o Laboratório de Engenharia Aeronáutica (FENG), voltado ao ensino e pesquisa em aerodinâmica e propulsão, e o Centro de Competência em Manufatura (CCM), referência em processos de fabricação, automação e manufatura digital.

                                                 

                                               

Encerrando a programação, a comitiva esteve no Instituto de Estudos Avançados (IEAv), onde conheceu o Laboratório de Modelagem e Simulação, a Divisão de Fotônica e a Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica. As atividades apresentadas abrangem desde o desenvolvimento de sistemas autônomos e sensores inerciais até pesquisas de ponta em tecnologias hipersônicas, essenciais para o futuro da exploração espacial.

“A visita foi maravilhosa, muito acima das expectativas. Tivemos a oportunidade de conhecer programas e projetos que desconhecíamos e que mostram a grandiosidade do trabalho realizado aqui. Foi uma experiência realmente importante, que nos enche de orgulho pelo que é feito no DCTA”, declarou o Coronel Aviador Mark de Matos.

O encontro reforçou os laços entre gerações da Força Aérea e destacou o papel do DCTA como polo de excelência e inovação tecnológica do Comando da Aeronáutica.

Fonte: DCTA, por Ten Daniel Ranna
Foto: DCTA, por Sgt Neves

Fim do conteúdo da página