A convite do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, estudantes do Colégio Embraer, de São José dos Campos (SP), acompanharam a 27ª edição da Competição SAE BRASIL AeroDesign, realizada entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro de 2025. A visita ocorreu no domingo, 2 de novembro, e proporcionou aos alunos a oportunidade de conhecer de perto a exposição de aeronaves, interagir com as equipes participantes e acompanhar as provas da competição, vivenciando na prática o ambiente da engenharia e da inovação aeroespacial.
O AeroDesign reuniu 85 equipes, nacionais e internacionais, com mais de mil participantes, e teve como objetivo estimular a difusão de conhecimentos em engenharia aeronáutica, promovendo a aplicação prática de projetos e o desenvolvimento de habilidades como liderança, planejamento e trabalho em equipe.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi, vivendo um momento de interação que permitiu a troca de experiências e aproximou estudantes e liderança da instituição, fortalecendo o vínculo com o ambiente acadêmico e científico.

O estudante Davi Cardoso, do 2º ano do ensino médio do Colégio Embraer, destacou a importância de participar do AeroDesign 2025. Apaixonado por aviação desde a infância, ele afirmou que a vivência foi decisiva para suas escolhas futuras.
“Sempre fui apaixonado pelo espaço e pela aviação. Poder assistir à preparação, à atenção e ao engajamento de cada um daqueles alunos foi extremamente inspirador, porque é o que eu quero seguir quando estiver na faculdade. Antes desse evento eu era uma pessoa, e agora me sinto mais certo do que quero para o meu futuro”, contou Davi.
A visita do Colégio Embraer reforça a importância de aproximar estudantes do universo da engenharia e da tecnologia, proporcionando experiências práticas e inspiradoras. Ao acompanhar de perto as equipes e os projetos em competição, os jovens tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos, estimular a criatividade e se inspirar para possíveis carreiras no setor aeroespacial.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: IPEv, por Sgt Maria Eduarda