No dia 30 de outubro de 2025, foi realizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) a abertura da 27ª edição do AeroDesign, que aconteceu de 30 de outubro a 02 de novembro de 2025. A competição contou com 85 equipes inscritas, entre brasileiras e estrangeiras, totalizando mais de mil participantes.
A cerimônia de abertura foi presidida pelo Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Luciano Valentim Richiuti, representando o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubet. Na ocasião, também estiveram presentes o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme Arruda de Lorenzi; os Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ); o Diretor da Faculdade de Tecnologia de São José dos Campos (FATEC), Luiz Antônio Tozi; o Diretor da Competição S.A.E Brasil Aerodesign 2025, Carlos Rosley Bernandes; o Conselheiro Aeroespacial da S. A. E Brasil, Horácio Aragonês Forjaz; o Vice-Presidente Aeroespacial da S. A. E Brasil, André Gasparotti; representantes de empresas do setores públicos e privados; representantes de Fundações e Associações.
O Major-Brigadeiro Luciano, durante a abertura do evento, destacou a importância dessa competição para o segmento aeronáutico. “Dou as boas-vindas a todos, em nome do DCTA. Aliás, não poderíamos ter escolhido um lugar melhor, tanto os organizadores quanto os competidores para sediar esta competição. O DCTA é, sem dúvida, o berço da ciência e da tecnologia aeroespacial do nosso país. Foi aqui que nasceu a indústria aeronáutica e a indústria espacial brasileira. Talvez alguns não saibam, mas o embrião da Embraer, hoje a terceira maior companhia aeronáutica do mundo, surgiu justamente aqui. Ao visitarem as instalações, os senhores poderão perceber a importância de acreditar, persistir e realizar. Sonhos podem, sim, tornar-se realidade. O fato de estarmos aqui hoje, de termos o DCTA e a Embraer, é a prova de que aquilo que construímos com dedicação e visão pode se concretizar”, disse o Vice-Diretor do DCTA.
O Reitor do ITA abriu o evento dando as boas-vindas aos participantes e ressaltando sua importância para a formação dos estudantes. “Um dos eventos mais importantes do calendário acadêmico e tecnológico do país, a Competição SAE é muito mais do que uma disputa entre equipes. Ela é um verdadeiro laboratório vivo de aprendizado, onde teoria e prática se encontram, e onde o engenheiro em formação tem a oportunidade de transformar conceitos em realidade”, afirmou o reitor.
As equipes participaram de uma programação diversificada, com painéis, exposições de aeronaves, competições de voo, cerimônia de premiação e visita às instalações da EMBRAER.
Para o responsável pela competição, Carlos Rosley, o evento representa uma oportunidade única de reunir talentos e incentivar o intercâmbio de conhecimento. Ele destacou a emoção de ver o resultado do trabalho das equipes: “O Aerodesign tem essa qualidade, de dar campo aos sonhos de todos vocês, que ao sonharem juntos aqui. Tudo virará realidade, naquele mesmíssimo piscar de olhos!”.
O estudante Matheus Morf Viana dos Santos, de 21 anos, cursa o 8º período de Engenharia de Controle e Automação na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e atua como Capitão-Geral da equipe Uirá Aerodesign, que participa da tradicional competição de aeronaves rádio-controladas promovida pela SAE Brasil. Com 25 anos de participação na competição, a equipe Uirá é uma das mais tradicionais do evento.
“A UNIFEI já participa da competição há 25 anos e a Uirá é uma equipe tradicional, sempre entre as melhores. Este ano, as duas classes estão performando muito bem, e tudo tem caminhado para que a gente alcance um ótimo resultado”, disse Matheus.
Com apenas 12 anos, o jovem José Antônio, natural de Jundiaí (SP) e morador de Osasco, demonstra entusiasmo ao acompanhar a competição AeroDesign em São José dos Campos. Piloto de aeromodelo, ele conta que a paixão pela aviação vem do incentivo do pai e que esta é a terceira vez que prestigia o evento.
“Sempre fui incentivado desde quando nasci, e acho muito divertido acompanhar essa categoria”, contou. O jovem, que já participou de competições da SAE, sonha alto: “Se Deus quiser, quero vir para a Embraer e ser piloto da Esquadrilha da Fumaça, fazendo aquelas acrobacias magníficas”, afirmou José Antônio.
O encerramento do evento contou com a premiação das equipes ganhadoras nas categorias Micro, Regular e Advanced, além das homenagens, menções honrosas e apresentações de vídeos sobre a competição.

Confira o resultado:
Categoria Micro: 1° Micro: Trem Ki Voa Micro – UFSJ; 2° Uai sô Fly Micro – Universidade Federal de Minas Gerais e 3° Tucano Micro - Universidade Federal de Uberlândia.
Categoria Advanced: 1° Adelphi – UNESP São João da Boa Vista; 2° EESC Charlie - Escola de Engenharia de São Carlos e 3° Urutau AeroDesign - Universidade do Estado do Amazonas
Categoria Regular: 1° EESC USP Alpha; 2° Axé Fly Aerodesign - Universidade Federal da Bahia; 3° Uirá Aerodesign – UNIFEI; 4° Uai sô Fly – Universidade Federal de Minas Gerais e 5º AeroFeg - UNESP - Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá.
Troféu de Excelência Embraer: Trem Ki Voa Micro – UFSJ
Sobre o Projeto AeroDesign
O Projeto AeroDesign é um programa de natureza educacional cujo objetivo é estimular a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes em nível superior e futuros profissionais deste importante segmento da mobilidade, através de aplicações práticas e da competição entre equipes.
A qualidade dos projetos e o desempenho dos mesmos em voo são alvo de avaliação criteriosa por parte de uma centena de juízes e fiscais – basicamente engenheiros que atuam na indústria aeronáutica brasileira - que integram o Comitê Técnico da Competição.
Como decorrência do trabalho em equipe, voltado para o desenvolvimento e materialização de seus projetos, os competidores tem também a oportunidade de exercitar disciplinas que usualmente não fazem parte dos currículos acadêmicos e que, não obstante, se revelam preciosas para o bom desempenho de profissionais da engenharia em um mundo sempre mais competitivo: espírito de equipe, liderança, planejamento, capacidade de vender ideias e projetos.
Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Fotos: PASJ, por Ten Daniela Camargos