O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, no período de 27 outubro a 14 novembro de 2025, na Base Aérea de Natal (BANT), a Avaliação Operacional Contratual (AVOP) da aeronave H-125.
A Avaliação Operacional (AVOP) foi coordenada pela Gerência Técnica do Projeto TH-X do DCTA, com planejamento e execução das atividades conduzidas pelo Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV).
A operação contou com a participação de representantes da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), Comando de Preparo (COMPREP), Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico (DIRMAB), HELIBRAS, tripulações do 1º/11º Grupo de Aviação e das equipagens de ensaios em voo do IPEV, que contribuíram diretamente para o sucesso da missão.
Segundo o Gerente Técnico do Projeto TH-X, o Coronel Aviador Alexandre Cantaluppi Silvestri de Freitas, a Avaliação Operacional da aeronave H-125 teve o objetivo de verificar, em solo e em voo, o cumprimento dos requisitos contratuais e avaliar sua adequabilidade para a formação dos novos de pilotos de helicópteros da Força Aérea Brasileira (FAB).
A parceria ao longo dos anos com o IPEV tem sido fundamental, pois os pareceres técnicos do Instituto nos orientam à exploração adequada das capacidades ofertadas pela aeronave. Tal condição pode ser traduzida em um ganho expressivo para a aviação de Asas Rotativas, que passa a contar com uma máquina moderna, capaz de elevar a qualidade da instrução aérea, aproximando o que é ensinado ao que é realizado pelas Unidades Aéreas da FAB, destacou o Comandante do 1º/11º Grupo de Aviação, Tenente-Coronel Aviador Eduardo Alexandre Costa.
A condução dos ensaios pelo IPEV foi fundamental para garantir que as aeronaves atendam aos padrões reais de desempenho, segurança e eficácia operacional exigidos pela FAB, complementou o Diretor do IPEV, Coronel Aviador Rodolfo dos Santos Sampaio.
A implementação da aeronave H-125 no 1º/11º GAv visa adaptar a instrução básica de helicópteros às novas funcionalidades tecnológicas empregadas nos esquadrões operacionais, como o monitoramento digital dos parâmetros de voo, maior capacidade de carga, maior margem de potência, utilização de Night Vision Goggles (NVG), utilização de sistemas de piloto automático (PA), entre outras.
O H-125 é equipado com o motor Turbomeca Arriel 2D, controlado por FADEC de duplo canal, que garante o gerenciamento eletrônico de combustível. O helicóptero possui um peso máximo de decolagem de 2.250 kgf com carga interna e 2.800 kgf com carga externa.
A cabine possui duplo comando e é equipada com um painel de aviônicos composto pelo sistema Garmin G500 TXi, que integra informações de voo, navegação e tráfego aéreo, compatível com a utilização de NVG.
A aeronave conta ainda com o piloto automático de três eixos GFC 600H, capaz de manter altitude, velocidade e atitude.
Fonte: IPEV, por Cel Av Mota
Foto: IPEV, por Sgt Shimada