No dia 28 de novembro de 2025, o Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), unidade de Infantaria da Aeronáutica que integra o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediou a cerimônia alusiva ao compromisso à Bandeira Nacional da Segunda Turma do ano de 2025.
A solenidade foi presidida pelo Chefe da Coordenadoria de Governança do Departamento de Ciências e Tecnologia Aeroespacial, Brigadeiro Engenheiro Fernando Benitez Leal. Estiveram presente o Comandante do GSD-SJ, Tenente-Coronel de Infantaria Erick Antonio Silva, além de contar com a presença dos Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e o Presidente da Associação Desportiva Classista dos Servidores Civis e Militares do Centro Técnico Aeroespacial (ADCCTA), Robson Rodolfo Gervásio.
A cerimônia celebra a conclusão de mais um Curso de Formação de Soldados (CFSd). Nesta ocasião, 213 recrutas finalizaram a formação básica, tornando-se Soldados de Segunda Classe. Esses militares, agora integrantes efetivos do DCTA, passam a compor as fileiras do GSD-SJ, iniciando suas carreiras nas Forças Armadas.
Ao longo do curso, os recrutas foram diuturnamente acompanhados pelo efetivo do Esquadrão de Formação de Soldados (EFSd). Durante os 4 meses de formação, foram submetidos a avaliações teóricas e práticas em diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo competências essenciais para o cumprimento de suas atribuições no âmbito militar.
Durante o curso, destacaram-se os Soldados de Segunda-Classe João Vitor Alves Jaccoud, 1º colocado da turma, e Hiago Santos Souza, eleito pelos instrutores e companheiros da “Turma Arcanjos” o “Soldado Padrão” em decorrência de, dentre outros atributos, sua exemplar conduta militar, responsabilidade, zelo e espírito de corpo.
Em suas palavras, o Comandante do GSD-SJ, Tenente-Coronel de Infantaria Erick Antonio Silva, destacou a trajetória percorrida ao longo do período de formação, lembrando que cada militar foi moldado dia após dia, instrução após instrução, e por meio de cada renúncia feita no caminho.
“E a vocês, Arcanjos: hoje não termina nada. Hoje começa. Começa a etapa em que cada um precisará honrar o que aprendeu, fortalecer o que conquistou e representar diariamente este distintivo com orgulho, disciplina, humildade e coragem. Vocês agora fazem parte da história desde DCTA. E, mais do que isso, carregam um nome que não foi dado por acaso: ARCANJOS — aqueles que combatem em favor da luz. Aproveitem todas as experiências que viveram aqui, nessa vida nada é por acaso”, enfatizou Tenente-Coronel Erick.

Fonte: GSD-SJ, por Ten Morales e Sgt Célio
Fotos: PASJ, por Ten Daniela Camargos; DCTA, por Sgt Neves; IEAv, por Sgt Eduardo