No dia 1º de dezembro de 2025, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) celebrou o seu aniversário de 72 anos de criação em cerimônia militar presidida pelo Diretor-Geral, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert.
Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro Engenheiro Luciano Valentim Rechiuti; o Comandante da Aviação do Exército, General de Divisão Emerson Alexandre Januário; o Major-Brigadeiro do Ar Walacyr Cheriegate; o Major-Brigadeiro do Ar Luiz Guilherme Silveira de Medeiros; o Major-Brigadeiro do Ar Eliezer de Freitas Cabral; o Reitor do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias Ferreira; os Oficias-Generais da Aeronáutica; o Diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Antonio Miguel Vieira Monteiro; o Coordenador-Geral da Consultoria Jurídica da União de São José dos Campos, Procurador Carlos Freire Longato, além dos Comandantes, Chefes, Diretores das Organizações Militares da GUARNAE-SJ, Pró-reitora de Administração do ITA e Prefeita de Aeronáutica de São José dos Campos; Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ); e demais autoridades presentes.

A cerimônia é marcada pela entrega de condecorações importantes, entre elas o Título de “Membro Honorário da Força Aérea Brasileira”, honraria concedida a civis e militares da reserva, brasileiros ou estrangeiros, que, por sua atividade, tenham cooperado diretamente com as organizações do Comando da Aeronáutica em ações de relevância para o contexto científico e tecnológico do nosso país.
A secretária de Turismo de São José dos Campos, Aline Auxiliadora Arantes de Oliveira, tem ampliado a integração entre a comunidade e a Aeronáutica por meio do fortalecimento do turismo cívico e tecnológico. Entre as iniciativas estão projetos de visitação, inclusão de pontos históricos em roteiros oficiais e apoio a eventos institucionais.
“Para mim, pessoalmente e profissionalmente, este é, sem dúvidas, um dos títulos mais importantes que já recebi ao longo da minha trajetória. É também um reconhecimento para a cidade, que reforça a parceria entre a União, o DCTA, a Força Aérea Brasileira (FAB) e a Prefeitura de São José dos Campos. A Prefeitura está na ponta, em contato direto com a população, e conduz a governança do turismo no município. E não há como falar de São José sem mencionar seu DNA de inovação e tecnologia, tão fortemente ligado ao DCTA. Por isso, este reconhecimento não é apenas para a Aline, a profissional, mas para toda a cidade. Ele reforça os laços da capital do avião, da inovação e da tecnologia com o turismo, que recebe nossos visitantes, abre as portas e convida todos a conhecerem a inovação que temos aqui em São José dos Campos”, agradeceu Aline.
Ao longo da leitura da Ordem do Dia alusiva aos 72 anos do DCTA, o Tenente-Brigadeiro Neubert destacou o papel histórico do Departamento na consolidação da pesquisa e da inovação aeroespacial no Brasil, ressaltando a importância dos projetos estratégicos, da formação de novos talentos e do compromisso contínuo com a soberania nacional.
“Militares e servidores civis do DCTA: é graças ao esforço diário e ao espírito de equipe de cada um dos senhores e senhoras que seguimos avançando. Os resultados alcançados não pertencem a indivíduos, mas sim ao conjunto desta grande Organização. Por isso, reafirmo aquilo que deve permanecer guiando nossa trajetória: somos todos responsáveis por manter o legado que recebemos e, sobretudo, por entregar um DCTA ainda mais forte às próximas gerações. Que os exemplos de nossos pioneiros — cuja coragem, visão e compromisso possibilitaram que o Brasil se tornasse referência no cenário aeroespacial — continuem a nos inspirar. Que jamais percamos o entusiasmo pela inovação, o rigor na ciência, a disciplina militar e o propósito inabalável de servir ao país”, ressaltou o Diretor-Geral.
Durante a solenidade também foram condecorados com a Medalha de Tempo de Serviço os militares que completaram 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços prestados à FAB. A referida condecoração, criada pelo decreto nº 4.238, de 15 de novembro de 1901, destina-se a recompensar os Oficiais e Praças da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e da FAB, por seu empenho e comprometimento.
A Suboficial Especialista em Administração Débora Santos de Abreu recebeu a Medalha de Tempo de Serviço pelos 20 anos de dedicação à FAB. Com 22 anos de carreira militar, a homenageada acumula experiências que marcaram sua trajetória na caserna e reforçam o compromisso com a missão institucional.
“Cada dia dedicado à farda trouxe aprendizado, desafios e conquistas que moldaram minha trajetória. É uma honra receber esse reconhecimento. Este gesto reforça meu compromisso com a missão e com os valores que sempre guiaram meu caminho na caserna”, disse a Suboficial Débora.
Ao término da solenidade, a tropa desfilou em continência ao Diretor-Geral do DCTA, ao som do dobrado “Saudades de Minha Terra” e “Asas de Prata”.
Homenagem ao Graduado, Praça e Servidor padrão do DCTA
Os títulos têm como finalidade reconhecer servidores e militares que se destacaram ao longo do ano, valorizando o empenho individual e incentivando a excelência dentro do Departamento. Para a escolha dos homenageados, foram considerados critérios como qualidade e produtividade, trabalho em equipe, responsabilidade, relacionamento no ambiente de trabalho, disciplina, apresentação pessoal e liderança.
Foram agraciados, como Graduado Padrão, Primeiro-Sargento Especialista em Serviços de Informática, Diego Francisco Fonseca, como Praça Padrão o Soldado de Segunda-Classe João Augusto Silva de Carvalho, e como Servidor Padrão o Técnico Informático Geraldo Francisco Gama.


“Receber o título de Praça Padrão de 2025 faz com que eu me sinta verdadeiramente reconhecido pelo meu trabalho. Essa conquista me motiva a elevar ainda mais o padrão do que entrego e a buscar objetivos cada vez mais altos. Sinto-me honrado por atuar no DCTA e tenho profundo orgulho de pertencer à FAB”, disse o Soldado João Augusto.
DCTA 72 anos
No ano de 1941, a criação do Ministério da Aeronáutica, em meio a um grande conflito mundial, evidenciava a importância da aviação militar para o mundo e para o Brasil. Em sua organização inicial, o então Tenente-Coronel Aviador Casimiro Montenegro foi nomeado Diretor da Subdiretoria de Técnica Aeronáutica e, em sua larga visão inovadora, não tardou em levantar as necessidades para viabilizar uma escola superior de engenharia aeronáutica que gerasse pesquisa, desenvolvimento e promovesse a industrialização do país.
Em janeiro de 1946, foi criada a Comissão de Organização do Centro Técnico de Aeronáutica (COCTA), que ficou subordinada diretamente à Subdiretoria de Técnica Aeronáutica, sob os cuidados de Casimiro. O objetivo maior era impulsionar a produção aeronáutica a partir da formação de capacitados engenheiros aeronáuticos, visto que eram escassos no Brasil.
A COCTA, com sede no Rio de Janeiro em seus anos iniciais, empreendeu chamadas públicas para a construção do centro de ensino, que, posteriormente, veio a tornar-se o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), sendo transferido para São José dos Campos, em novembro de 1953. Sendo assim, surge o Centro Técnico de Aeronáutica (CTA), o qual a história se entrelaça com a criação da escola que, hoje, é referência em ensino público de qualidade, pesquisa e fomento à indústria.
Atualmente, o DCTA e suas organizações subordinadas formam um complexo de pesquisa e desenvolvimento voltado a planejar, gerenciar e executar atividades relacionadas à ciência, tecnologia e inovação no âmbito do Comando da Aeronáutica.
Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: PASJ, Ten Daniela Camargos; IEAv, por Sgt Eduardo; DCTA, por Sgt Neves; DCTA, por Sgt Lucineia