Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > GSD-SJ reforça segurança da COP30 em Belém com atuação estratégica de 38 militares
Início do conteúdo da página

O Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) marcou presença decisiva na COP30 ao integrar, de 18 de outubro a 27 de novembro de 2025, a Operação Marajoara — estrutura que reuniu mais de 4.500 militares das Forças Armadas e de órgãos de segurança pública para garantir a proteção do maior evento climático do mundo. Lotados na Base Aérea de Belém (BABE), os 38 militares da unidade (4 Oficiais, 6 Graduados e 28 Praças), atuaram em apoio direto à Força Aérea Componente (FAC), comandada pelo Brigadeiro Alexandre Okada.

Mobilizados em um cenário de grande concentração operacional, que envolveu aeronaves, viaturas, embarcações e sistemas antidrone, os militares do GSD-SJ desempenharam ações fundamentais no contexto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Entre as missões cumpridas, destaca-se o Policiamento Ostensivo, Operações de Controle de Distúrbios, Motopatrulhamento, Segurança de Aeronaves Presidenciais, Controle de Acesso, Proteção Aproximada de Autoridades, Operações Anti-ARP (antidrone), e apoio direto ao receptivo das delegações internacionais. 

 

Essas atividades foram conduzidas de forma integrada com Marinha, Exército e demais órgãos de Segurança Pública, reforçando a sinergia entre as forças e assegurando a estabilidade nas áreas de responsabilidade da Força Aérea Brasileira (FAB). A presença do GSD-SJ na FAC ampliou a capacidade de resposta da operação e contribuiu para a manutenção de um ambiente seguro ao longo de toda a conferência, realizada na capital paraense.

A atuação do GSD-SJ na COP30 destacou o alto nível de preparo da tropa bem como a relevância da Unidade de Infantaria em operações conjuntas de grande porte. Dessa forma, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), mais uma vez, marcou presença em um evento de vasta visibilidade por meio de militares que fortalecem a postura operacional da FAB e que contribuíram diretamente para o êxito da Operação Marajoara, demonstrando a prontidão do país para sediar eventos de alcance global.

Fonte: GSD-SJ, por Ten Morales
Fotos: CMN, ACS BABE, 1T Morales

Fim do conteúdo da página