No dia 17 de dezembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) promoveu a Cerimônia Militar de Nomeação dos 40 Primeiros-Tenentes Engenheiros, concludentes do Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE), curso curricular ministrado pelo Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica – SJ (CPORAER-SJ), “Turma Andirá”.
A cerimônia foi presidida pelo Vice-Diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Alexandre Arthur Massena Javoski, e contou com a presença do Diretor-Geral da Secretaria Interamericana de Defesa, General de Divisão Reinaldo Salgado Beato; do Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; do Diretor do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior; do Brigadeiro Engenheiro Venâncio Alvarenga Gomes; do Brigadeiro Engenheiro Maurício Pazini Brandão; da Vice-Reitora do ITA, Professora Doutora Emília Villani; do Gerente Regional da POUPEX, Coronel de Infantaria Luiz Fernando Azevedo Delage, além da presença dos Comandantes, Chefes e Diretores das Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e da Pró-Reitora de Administração do ITA.
Durante a solenidade, ocorreu a Passagem da Liderança do Corpo de Alunos, na qual o Primeiro-Tenente Engenheiro Guilherme Ernando Simões de Oliveira passou o comando ao Aspirante a Oficial Caio Bianchi Nocrato Gomes, primeiro colocado do quarto ano. A cadeia de liderança do Corpo de Alunos tem por incumbência o exercício e o desenvolvimento da liderança, bem como o assessoramento ao Comando do Corpo de Alunos do CPORAER-SJ nos assuntos relevantes.
“É uma felicidade muito grande, porque não se trata apenas de receber a liderança, mas de todo o caminho percorrido até aqui, marcado por desafios e muito trabalho. Tenho uma forte vivência com o meio militar, o que torna esse momento ainda mais significativo para mim. Para o próximo ano, quando estarei no quinto e último ano, a expectativa é muito positiva. Pretendo seguir a carreira militar e atuar na área de engenharia, com foco em computação. Estou animado com os desafios que virão, como o trabalho de graduação, a realização de um estágio e, se Deus quiser, a possibilidade de ingressar em um programa de mestrado ainda durante a graduação”, disse o Aspirante a Oficial Nocrato.
O Primeiro-Tenente Ernando, primeiro colocado da Turma Andirá, foi convidado a ocupar o seu lugar de destaque frente à tropa, a fim de receber os seguintes prêmios: Prêmio POUPEX, que reconhece o militar como exemplo em meio aos seus pares, entregue pelas mãos do Gerente Regional da POUPEX, Coronel Delage; Prêmio CPORAER-SJ, pelo desempenho intelectual exercido durante todo o estágio, entregue pelas mãos do Comandante do CPORAER-SJ, Coronel Márcio; Prêmio INCAER de Cultura Aeronáutica, conferido aos componentes do corpo discente que se destacaram com a classificação final dos primeiros colocados nos cursos e estágios ministrados pelos estabelecimentos de ensino do Comando da Aeronáutica, entregue pelas mãos do Diretor do IAE, Brigadeiro Marques; Prêmio Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, concedido ao melhor classificado ao término do curso de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), entregue pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Javoski, acompanhado do Brigadeiro Venâncio.

“Para mim, é a realização de um sonho que começou há muitos anos. Foram três anos de cursinho até a aprovação, então esse momento representa o fechamento de um ciclo muito maior do que apenas a formatura no ITA. Primeiro, a realização do sonho de ser aprovado; depois, a conclusão de um caminho extremamente difícil e árduo. Quando olho para trás, o sentimento que define tudo isso é a gratidão. Sou muito grato pela oportunidade de estudar em uma instituição como o ITA, e conquistar a primeira colocação torna esse momento ainda mais motivador e gratificante. Vou seguir a carreira militar, conciliando o sonho de ser engenheiro com o de integrar a Força Aérea Brasileira. Meu avô também foi militar, e esse interesse sempre esteve presente na minha vida. No ITA, tive a oportunidade de unir a formação acadêmica à responsabilidade do militarismo, o que me trouxe muitos aprendizados. Quero continuar aprendendo e servir ao país, retribuindo, com meu trabalho, tudo aquilo que a nação investiu na minha formação. Mais uma vez, o sentimento que resume tudo é gratidão”, declarou o Primeiro-Tenente Ernando.
Durante a leitura da Ordem do Dia, o Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro Javoski, destacou a missão histórica do ITA, idealizado pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, como pilar da soberania tecnológica e do desenvolvimento nacional, ressaltando que a formação no ITA vai além da excelência técnica, ao atribuir aos novos engenheiros a responsabilidade de transformar conhecimento em soluções concretas a serviço da sociedade. Ao marcar o encerramento de um rigoroso ciclo acadêmico e militar, a cerimônia simbolizou a conclusão dessa importante etapa.
“Que esta cerimônia marque, para cada um, um novo ponto de partida repleto de possibilidades infinitas. Que a dedicação demonstrada durante estes anos seja a fundação sólida sobre a qual se construirão carreiras memoráveis. Que sirvam à Aeronáutica, ao Brasil e à sociedade com a mesma excelência, honra e dignidade demonstradas até aqui. O país aguarda com esperança renovada. A Força Aérea confia na capacidade de inovar, de transformar e de elevar o Brasil. Que se honre este chamado com coragem, sabedoria e compromisso inabalável”, reforçou o Major-Brigadeiro Javoski.
Ao final da solenidade, os novos Oficiais Engenheiros da Força Aérea Brasileira (FAB) entoaram, pela última vez, o grito de guerra da Turma Andirá e receberam os cumprimentos dos familiares que acompanharam vibrantemente a cerimônia.
Fonte: CPORAER, por Tenente Juliana Renó e DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves