Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IAE e Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica do Paraná firmam parceria estratégica em armazenamento de energia
Início do conteúdo da página

No dia 16 de dezembro de 2025, o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), organização subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), celebrou a assinatura de um Acordo de Parceria para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação com o Instituto SENAI de Inovação em Eletroquímica do Paraná (ISI-EQ), em cerimônia realizada nas dependências do Instituto. A iniciativa marca o início de uma cooperação estratégica voltada ao desenvolvimento de dispositivos eletroquímicos de armazenamento de energia e tecnologias correlatas para aplicações aeronáuticas, espaciais e de defesa.

O acordo foi celebrado pelo Diretor do IAE, Brigadeiro do Ar Jorge Marques de Campos Junior, e contou com a presença de demais integrantes do Instituto e representantes do ISI-EQ, entre eles o superintendente corporativo do Sistema FIEP e Diretor Regional do SENAI-PR, Doutor Odivany Pimentel Sales, e do Pesquisador-Chefe, Doutor Marcos Antonio Coelho Berton.

A parceria prevê a conjugação de esforços em atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, com foco na capacitação de recursos humanos, na construção de protótipos e na elevação do nível de prontidão tecnológica de baterias e supercapacitores de alta performance, tecnologias estratégicas para o avanço dos sistemas aeroespaciais e de defesa.

Durante a cerimônia, o Brigadeiro Marques destacou a relevância do acordo para o fortalecimento da base científica e tecnológica nacional. “Ao unir competências complementares, o IAE e o SENAI-PR reforçam seu compromisso com o avanço da ciência brasileira, com a formação de capacidades estratégicas e com o apoio à indústria nacional, sempre em consonância com os interesses da Defesa e da soberania tecnológica do País.”, ressaltou.

O Diretor Regional do SENAI-PR destacou as perspectivas positivas da cooperação firmada com o Instituto de Aeronáutica e Espaço. Em sua fala, ressaltou o potencial de longo prazo da iniciativa e a convergência de competências entre as instituições, afirmando que “acredito que essa parceria vai render muitos frutos, muitos projetos”, reforçando a confiança de que o trabalho conjunto resultará em avanços significativos para a inovação tecnológica e para o desenvolvimento nacional.

A celebração do acordo reforça o papel do IAE como instituição estratégica na geração de conhecimento e no desenvolvimento de tecnologias críticas, além de evidenciar a importância da cooperação entre instituições públicas de pesquisa e o setor industrial para o fortalecimento da inovação e da autonomia tecnológica do País.

Fonte: IAE, por Ten Falcão
Fotos: CV Ângelo

Fim do conteúdo da página