Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Militares do DCTA se mobilizam em campanha de doação de sangue após acidente grave com colega de farda
Início do conteúdo da página

No dia 21 de janeiro de 2026, militares do efetivo do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) deram uma demonstração concreta de solidariedade ao se unirem em uma ação coletiva de doação de sangue no município de Taubaté (SP).

A mobilização teve início após um grave acidente ocorrido na semana anterior, na Rodovia Oswaldo Cruz, quando um militar do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) foi atingido pela queda de uma árvore sobre o veículo em que trafegava. Diante da gravidade da situação, colegas de farda transformaram a preocupação em atitude, ampliando a iniciativa para além de um único beneficiário.

Ao todo, 32 militares, oriundos de sete Organizações Militares da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) distintas, todas sediadas no Campus do DCTA, além de um civil, deslocaram-se até o Núcleo de Hemoterapia de Taubaté com um propósito claro: ajudar. A campanha reforçou que cada doação vai além de um gesto individual, contribuindo diretamente para o fortalecimento do sistema de saúde regional do Vale do Paraíba.

A ação foi coordenada pela Capitão Tatiana Pereira de Paula (GAP-SJ), e pelo Ten Gustavo de Souza Morales (GSD-SJ), em parceria com a colaboradora da Comunicação Social do Hemocentro de Taubaté, Andréia Marta da Silva. Como resultado, estima-se que mais de 12 litros de sangue tenham sido coletados durante a iniciativa, em uma única tarde.

                                                 

                                               

O volume arrecadado representa um reforço significativo para os estoques do Hemonúcleo de Taubaté, unidade vinculada ao Hospital Regional do Vale do Paraíba, reconhecida como um dos mais importantes centros de hemoterapia e hematologia do país. Desde 1990, a instituição atual como referência nacional em assistência, ensino e pesquisa, desempenhando papel essencial no atendimento a pacientes em situações de urgência, cirurgias e tratamentos contínuos.

“Nossa meta diária seria de pelo menos 70 bolsas coletadas, em janeiro temos uma média de 34 a 40. A campanha do DCTA para o paciente Marcos S Moreno registrou cerca de 40 candidatos à doação e mais de 30 bolsas coletadas,  450 ml de sangue cada (e cada bolsa é dividida em até 04 componentes, Plasma, Plaqueta, Hemácia...). Não existe nada sintético que substitua o sangue, por isso contamos com a solidariedade dos doadores, também não há como sintetizar o amor no gesto de uma "Caravana Solidária" como a que foi promovida pelo DCTA, que em um só dia, contribuiu para quase metade da nossa meta diária. Agradecemos a todos, esperamos continuar a parceria com as visitas periódicas dos militares e convidamos a todos a doar, e trazer seu grupo também”, destacou Daiane.

   

A campanha segue aberta à população. Quem puder contribuir, pode realizar a doação no Hemonúcleo do Hospital Regional do Vale do Paraíba, localizado na Avenida Inglaterra, nº 190, Jardim das Nações, em Taubaté (SP). O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (12) 3624-1273.

Em um cenário onde a demanda por sangue é constante, a iniciativa dos militares do DCTA reforça uma mensagem essencial: solidariedade salva vidas — e começa com um simples gesto.

Fonte: GSD-SJ, por Ten Morales
Fotos: GSD-SJ, por S2 Yuuki

Fim do conteúdo da página