O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizou, nesta segunda-feira, 2 de fevereiro, a chamada final do Concurso de Admissão aos novos alunos de graduação da turma de 2026. A cerimônia, que marca a última etapa do processo seletivo para ingresso no Instituto, ocorreu no Auditório Francisco Antonio Lacaz Netto, no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).
A solenidade contou com a presença do Reitor do ITA, Professor Doutor Antonio Guilherme de Arruda Lorenzi; do Comandante do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva da Aeronáutica de São José dos Campos (CPORAER-SJ), Coronel de Infantaria Márcio Simões Pereira Campos; do Chefe da Seção de Vestibular do ITA, Coronel Especialista em Comunicações João Batista do Porto Neves Junior; além de representantes do Centro Acadêmico Alberto Santos Dumont (CASD), órgão representativo dos estudantes junto ao Instituto.
O Concurso de Admissão ao ITA é composto por diversas etapas, que incluem provas objetivas e dissertativas, exames médicos, exames toxicológicos e avaliação de heteroidentificação para candidatos autodeclarados pretos ou pardos. Ao todo, 154 alunos foram aprovados nesta fase, além de quatro Oficiais-Alunos da Força Aérea Brasileira (FAB). Conforme previsto em edital, novos aprovados poderão ser incorporados nos próximos dias, a fim de completar o número total de vagas oferecidas no vestibular.
Durante a cerimônia, os novos estudantes foram recepcionados pelo Reitor do ITA, Professor Doutor Guilherme Lorenzi, que deu as boas-vindas à turma e ressaltou o significado do momento para a trajetória pessoal e acadêmica dos ingressantes. “Este é um momento marcante da vida e da carreira de cada um de vocês. Que seja vivido com responsabilidade, mas também com equilíbrio e leveza”, afirmou.
O Comandante do CPORAER-SJ, Coronel Márcio, também se dirigiu aos ingressantes, apresentando orientações sobre o período de formação militar, obrigatório para os alunos do primeiro ano. “Estaremos todos juntos, preparados para oferecer uma formação integral, alinhada às expectativas do ITA de formar técnicos altamente competentes e profissionais conscientes de seu papel na sociedade”, destacou.
Os ingressantes passam a integrar o segundo ano consecutivo em que o ITA amplia o número de vagas na graduação. Ao longo do curso profissional, os estudantes poderão optar por especialidades que também serão oferecidas no novo campus do Instituto, em Fortaleza (CE). Em São José dos Campos, o ITA forma engenheiros nas áreas de Aeronáutica, Mecânica-Aeronáutica, Eletrônica, Civil-Aeronáutica, Computação e Aeroespacial. Já no campus de Fortaleza, serão ofertados os cursos de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energia.
Conquista
Reconhecido como um dos processos seletivos mais concorridos do país, o Concurso de Admissão ao ITA atraiu, para a turma de 2026, mais de 10 mil candidatos. Entre os aprovados está Sabrino Brito Lira, de 23 anos, que conquistou a vaga após seis tentativas. “Eu me emocionei muito, porque no último ano cheguei a pensar que não pertencia a esse lugar, depois de tantas tentativas. Agora, estar aqui e ouvir as boas-vindas é muito gratificante. Minha expectativa é aproveitar ao máximo todas as oportunidades”, relatou.
O estudante Lucas dos Santos Gomes, também de 23 anos, compartilha sentimento semelhante. Aprovado na terceira tentativa e no limite da faixa etária para ingresso na graduação, ele destacou a importância da persistência. “Tenho muitos amigos que continuam tentando, e o conselho que eu daria é que tudo tem o seu momento certo”, afirmou. “Essa experiência está sendo ainda melhor do que eu imaginava, e representa a realização de um grande sonho da minha vida”, concluiu.
Fonte: ITA, por Ten Leonardo
Foto: ITA, por Ten Leonardo