Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA e INVOZ firmam Protocolo de Intenções para fortalecer cultura, educação e inovação aeroespacial
Início do conteúdo da página

No dia 12 de fevereiro de 2026, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a Associação para a Promoção Integrada da Cultura, da Educação e do Empreendedorismo (INVOZ), firmaram um Protocolo de Intenções que estabelece as bases para uma futura cooperação estratégica voltada à preservação da cultura aeroespacial brasileira, ao estímulo à educação e ao fomento à inovação tecnológica.

O Protocolo de Intenções foi assinado pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Augusto Fonseca Neubert, e pela presidente executiva da INVOZ, Neide Pereira Pinto. Na ocasião também estiveram presentes o Presidente do Conselho Deliberativo, Emílio Kazunoli Matsuo; Conselheiro do INVOZ, Eduardo de Souza Coelho e o Assessor da Presidência para Apoio e Desenvolvimento de Projetos, Coronel Aviador R1 Manuel A. de La Sagra F. Pérez.

O Diretor-Geral do DCTA destacou que o Protocolo de Intenções reforça o compromisso da Instituição com a valorização do conhecimento e da memória aeroespacial brasileira.

“Este Protocolo estabelece um ambiente institucional adequado para o diálogo e a construção de futuras iniciativas voltadas à preservação da cultura aeroespacial, ao estímulo à educação e ao fortalecimento da inovação, sempre em consonância com a missão do DCTA”, afirmou Tenente-Brigadeiro Neubert.

O acordo reconhece a convergência de propósitos entre as instituições, especialmente no que se refere à valorização do legado aeronáutico nacional, à produção e difusão do conhecimento científico e ao apoio ao desenvolvimento tecnológico sustentável.

Para a presidente da INVOZ a assinatura do documento representa uma oportunidade de integração entre o legado aeronáutico e as novas gerações.

“Ao aproximar um centro de excelência em ciência, tecnologia e inovação como o DCTA de uma instituição dedicada à preservação e difusão do legado aeronáutico brasileiro, criamos uma ponte virtuosa entre passado, presente e futuro. Essa colaboração reforça que inovação também é continuidade histórica: é preservar o conhecimento acumulado, valorizar quem o construiu e estimular quem o desenvolverá. Mais do que um acordo institucional, este protocolo representa a união de propósitos em favor do fortalecimento do Poder Aeroespacial e do desenvolvimento da sociedade brasileira”, ressaltou Neide.   

Este acordo de intenções representa um passo institucional para ampliar o diálogo entre o setor aeroespacial e a sociedade civil com projetos que contribuam para o fortalecimento do ecossistema aeroespacial brasileiro.

Fonte: DCTA, por Ten Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Sgt Neves

 

Fim do conteúdo da página