Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > GSD-SJ conclui o Estágio de Operador de Central de Vigilância Eletrônica 2026
Início do conteúdo da página

No dia 22 de junho de 2026, o Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ), Organização Militar subordinada ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou a cerimônia militar de encerramento do Estágio de Operador de Central de Vigilância Eletrônica 2026 (EOCVE). A solenidade, realizada no Auditório Lacaiz Netto, do Instituto de Tecnologia de Aeronáutica (ITA), foi presidida pelo Chefe da Seção de Operações (SOP) do GSD-SJ, Major de Infantaria Rafael de Lima Santana, e marcou a conclusão de mais uma edição de uma das principais capacitações voltadas à área de Vigilância Eletrônica no âmbito do DCTA e da Força Aérea Brasileira (FAB).

Coordenado pelo Tenente de Segurança e Defesa Noah Gabriel Silva de Sousa, o estágio teve duração de 24 dias, totalizando 207 horas-aula. Ao longo do período, os instruendos receberam conhecimentos teóricos e práticos voltados à operação, instalação e manutenção de sistemas de monitoramento eletrônico, além de instruções em serviços em eletricidade (NR-10) e trabalho em altura (NR-35), desenvolvendo, assim, competências essenciais para o emprego dos recursos tecnológicos de segurança em apoio às atividades de proteção das  Organizações Militares.

Com foco nas áreas de Segurança e Defesa, a capacitação contemplou disciplinas relacionadas à vigilância eletrônica, comunicação operacional, fundamentos de eletricidade, redes de computadores, legislação aplicada e sistemas de monitoramento por imagem, além de instruções voltadas ao emprego de tecnologias utilizadas na proteção de instalações estratégicas da Aeronáutica.

Ao todo, 18 militares concluíram com êxito o estágio, reforçando a capacidade operacional de suas respectivas  Organizações Militares. O destaque acadêmico da turma foi o Soldado de Segunda Classe Julio Cesar de Moraes Gonçalves, que conquistou o primeiro lugar geral do estágio com média final de 9,28. Já o título de Estagiário Padrão foi concedido ao Cabo SGS Pedro Henrique Batista de Lima Carvalho, escolhido pela equipe de instrução em reconhecimento à sua irrepreensível conduta militar, zelo, responsabilidade e dedicação demonstrados durante todo o período de formação.

“Essa capacitação representa um importante investimento para o DCTA, afinal a Guarnição fortalece a qualificação técnica e amplia a capacidade de atuação de seus militares. Esse tipo de formação é fundamental para o GSD-SJ, pois contribui diretamente para o aprimoramento das atividades de segurança e defesa, além de proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre militares de diferentes localidades, enriquecendo a formação profissional de todos os envolvidos”, destacou o Instrutor do Estágio, Sargento SGS Wallace Mesquita de Paiva.

O EOCVE consolida-se como uma importante ferramenta de capacitação profissional, contribuindo para o aprimoramento contínuo dos recursos humanos empregados na área de Vigilância Eletrônica e fortalecendo a capacidade de proteção e monitoramento das Organizações da FAB.

Histórico da Célula de Vigilância Eletrônica:

Criada em 2008 durante o comando do Tenente-Coronel Perez e idealizada pelo Sargento Aleixo, a CVE é responsável pelo monitoramento eletrônico e pela manutenção dos sistemas de circuito fechado de televisão, contando, atualmente, apenas com militares especializados. Além de suas atividades operacionais, atua no planejamento de projetos de monitoramento para outras unidades do DCTA, contribuindo para ações de observação, reconhecimento, identificação de alvos e apoio a investigações.

Texto: GSD-SJ, por 1º Ten Morales
Revisão: DCTA, por 1º Ten Ranna
Fotos: GSD-SJ, por S1 Neemia e S2 Yuuki

Fim do conteúdo da página