Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA participa de Campanha de Doação de Sangue
Início do conteúdo da página

Nos dias 16 e 17 de setembro, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) reuniu militares voluntários do seu efetivo para realizar a doação de sangue no Hemocentro de São José dos Campos (SP).

A iniciativa faz parte da Campanha de Doação de Sangue permanente da Força Aérea Brasileira (FAB) que tem como lema "Você era a gota que faltava. Doe sangue. Doe Vida!". A doação de sangue é um gesto simples que contribui com a manutenção dos estoques dos hemocentros, fundamentais para a saúde pública.

Ao todo 99 militares do DCTA foram voluntários para a doação. Para a Terceiro Sargento Márcia Bacchiega Figueiredo, que doou pela primeira vez, tratou-se de uma oportunidade de fazer o bem. “Doar é um ato de amor. Fico contente com essa experiência e em poder contribuir de alguma forma com àqueles que mais precisam”, afirma.

Outro voluntário, o soldado Pedro Vitor de Carvalho Oliveira Braga do Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) reforçou a importância da doação para ajudar pessoas. “É um procedimento bem rápido e que pode salvar a vida de uma pessoa. Pelo que conversei com o pessoal do serviço de hematologia as doações, nesse momento, estão sendo muito importantes, pois as cirurgias estão voltando a acontecer”, declara.

Para a efetivação da doação de sangue, os voluntários realizam um cadastro e passam por um processo de pré-triagem, em que é realizado o teste de anemia e aferição de peso. Posteriormente, são submetidos a uma entrevista individual, a qual avalia possíveis situações que possam impedir o doador. O maior objetivo desses procedimentos é preservar o paciente do risco de contágio de alguma doença transmissível pelo sangue, e também do próprio doador.

Para o Coordenador do Setor de Captação de Doadores do Hemocentro de São José dos Campos, Senhor Paulo Pontes, há uma busca constante de reforçar o sentimento de solidariedade nas pessoas. “O que buscamos trabalhar aqui é a doação voluntária, ou seja, a conscientização do doador. A doação de sangue é um ato de responsabilidade social, então o que precisamos é engajar cada vez mais a população”, ressalta.

A ação social que teve início na Semana da Pátria, está sendo realizada pela Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA), sob orientação do Comando-Geral do Pessoal (COMGEP), e tem como objetivo estimular militares, civis e dependentes para a doação de sangue em razão das necessidades constantes de abastecimento dos hemocentros de todo o Brasil.

“É de suma importância uma instituição tão renomada no Brasil trazer à tona um assunto tão relevante para a nossa sociedade. A realização desta campanha não ajuda apenas com o sangue coletado, mas com o exemplo que é dado aos jovens e toda uma sociedade”, conclui o Senhor Paulo Pontes.

Fonte: DCTA, por Tenente Larissa
Fotos: Sargento Eduardo e Soldado Nora

Fim do conteúdo da página