Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA recebe o Ministro da Defesa para conhecer a nova concepção no tratamento de água e esgoto: Projeto Genesys
Início do conteúdo da página

Na última quarta-feira (30), o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), localizado em São José dos Campos (SP), recebeu o Ministro da Defesa (MD), General de Exército Fernando Azevedo e Silva acompanhado pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez e pelo Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa, Tenente-Brigadeiro do Ar João Tadeu Fiorentini para conhecer o Projeto Genesys, que consiste em um sistema tecnológico sustentável e inovador de tratamento tanto para água como para o esgoto através de unidades com baixo consumo energético, não necessitando de tanques, lagos, adição de produtos químicos como cloro e nem de bactérias.

Desenvolvido por um trio de cientistas liderados pelo ex-aluno do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Engenheiro Eletrônico Marcos Adriano Okamura, o projeto tem como objetivo realizar o tratamento de efluentes - água, esgoto, águas residuárias e afins – por meio das unidades móveis automatizadas que serão capazes de gerar alta taxa de recuperação de águas contaminadas, permitindo seu uso e reuso no consumo humano e industrial. Esses contêineres móveis poderão ser instalados desde uma pequena comunidade até em grandes centros urbanos, em navios, pelotões, etc.

“O DCTA é o berço da inovação da Força Aérea Brasileira. Viemos conhecer esse trabalho, que realmente revoluciona a questão do tratamento de água e esgoto e implica, seriamente, no saneamento básico. É um processo que impressiona pelo tratamento da água e pela maneira como é feita. É uma coisa inédita. O Ministério da Defesa está aqui como indutor. Agradeço à Força Aérea, e especialmente ao DCTA, por abrigar esse projeto piloto”, afirmou o Ministro da Defesa.

No caso de tratamento de água advinda de rios e lagos, diferentemente do processo convencional em que são utilizados tanques de floculação, decantação, filtragem e cuja desinfecção depende de adição de produtos químicos, fazendo com que um certo volume da água demore cerca de uma semana para ser processado na saída, no Projeto Genesys é possível tratar e obter resultado semelhante ou superior em questão de minutos.

Um exemplo desta inovação está dentro do DCTA que desde 1º de setembro deste ano está realizando testes na Estação de Tratamento de Água (ETA) dentro do Campus e já colheu resultados surpreendentes e positivos.

“O nosso projeto é simples: promove uma desesterilização de preparação muito superior, sem a utilização de todos esses insumos”, explicou o engenheiro eletrônico Marcos Okamura.

 

Além disso, este projeto é economicamente viável e trará melhoria na qualidade de vida das pessoas e da saúde pública, evitando a proliferação de doenças, bem como a valorização do turismo e do meio ambiente.

Na ocasião o Ministro aproveitou para conhecer os projetos expostos, no Hangar do Instituto de Aplicações Operacionais (IAOp), do VS-50 um veículo suborbital desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), o 14X um protótipo de veículo aéreo não tripulado desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAv), a maquete do novo alojamento dos alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) além dos projetos dos satélites SPORT e ITASAT.

Fonte: DCTA por Tenente Isabele e Engenheiro Marcos Okamura
Revisão: DCTA por Coronel Fontes
Imagens: IAE por Sargento Frutuoso

Fim do conteúdo da página