Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA forma militares no Curso de Ensaio em Voo na modalidade asas rotativas
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), através da Divisão de Formação em Ensaios em Voo (EFEV) do Instituto de Pesquisas e Ensaios em Voo (IPEV), realizou nesta quarta-feira, 16 de dezembro, a cerimônia relativa à conclusão do XXVIII Curso de Ensaios em Voo (CEV), na modalidade Asas Rotativas, ocasião que concluiu a formação de quatro pilotos e três engenheiros de ensaio experimental pertencentes à Força Aérea Brasileira (FAB) e ao Exército Brasileiro (EB).

A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Preparo e paraninfo da turma, Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar, e contou ainda com a presença do Vice-Diretor de Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos, do Diretor do IPEV, Coronel Aviador Marcelo Zampier Bussmann e o Chefe da Divisão de Formação em Ensaios em Voo, Tenente Coronel Aviador Marcelo Bittencourt Vautier Franco.

Em seu discurso aos formandos, o Tenente-Brigadeiro do Ar Aguiar, Paraninfo da turma, ressaltou a importância do Curso para a formação de profissionais que contribuem diretamente para a projeção do Plano Força Aérea 100, assim como a necessidade de equipagens de ensaios em voo nos diversos projetos estratégicos do Comando da Aeronáutica (COMAER) e do Ministério da Defesa (MD).

Durante a solenidade, foram entregues os certificados de conclusão e os distintivos de curso, além do diploma de Honra ao Mérito e os prêmios das empresas Embraer, Poupex, AEL Sistemas, Helibrás e Leonardo Company aos primeiros colocados de cada modalidade como forma de reconhecimento por seus esforços.

O Chefe da Divisão de Formação de Ensaios em Voo (EFEV), Tenente-Coronel Vautier ressaltou aos formandos que eles serão empregados em projetos estratégicos a partir de agora. “Os senhores terão um papel decisivo no aprimoramento da capacidade de combate de suas Forças Armadas. Como exemplo, cito as recentes conquistas da aviação de asas rotativas como a certificação do par de Reabastecimento em Voo H-36 e KC-130 e a certificação RNAV do H-60 na FAB. Sabendo disso, assessorem com o suporte dos dados coletados e com a objetividade necessária para cada momento”, enfatizou o Oficial.

O Major Gabriel, orador da turma, fez um discurso de agradecimento a todos que suportaram para que o curso fosse concluído e finalizou seu discurso dizendo que os novos formandos prontos para os novos desafios que se apresentarão. Ao final, o Major Gabriel entregou uma placa em agradecimento ao Ten Brig Aguiar por todo suporte que o COMPREP prestou ao XXVIII CEV.

O Curso de Ensaios em Voo

O CEV tem por finalidade a formação de pilotos e engenheiros de ensaio experimental qualificados para planejar, executar e gerenciar atividades de ensaios em voo relacionadas com voos experimentais de desenvolvimento, modificação, avaliação ou certificação de aeronaves e/ou sistemas embarcados, bem como de formar engenheiros e técnicos especializados na atividade de instrumentar engenhos aeroespaciais para a coleta de parâmetros de ensaios em voo.

O Curso de Ensaios em Voo do IPEV foi criado em 1986 e já formou desde então 273 militares, entre pilotos de ensaio experimental, engenheiros de ensaio experimental, engenheiros de instrumentação de ensaios e técnicos de instrumentação de ensaios. O CEV é o único do hemisfério sul reconhecido pela Society of Experimental Test Pilots (SETP). Ao todo, apenas oito cursos em seis nações distintas têm esse reconhecimento.

 

Fonte: IPEV, por Ten Cel Av Bussmann

Fotos: DCTA, por Sargento Petherson

Fim do conteúdo da página