Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Visita de inspeção da Vigilância Sanitária acontece nos alojamentos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)
Início do conteúdo da página

Nesta segunda-feira (19), o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Esquadrão de Saúde de São José dos Campos (ES-SJ) receberam a visita de inspeção da equipe da Vigilância Sanitária de São José dos Campos, que contou com a presença da Agente da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Marta Brasil e da Agente da Vigilância de Saúde, Bióloga Adriana Simplício. As vigilantes foram acompanhadas pelo Pró-Reitor de Administração do ITA, Coronel Aviador Santos, pela Chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (DAST) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Coronel Dentista Marcele, pelo  Comandante do ES-SJ, Tenente-Coronel Médico Rildo e pelo Coordenador dos alojamentos do ITA, Capitão R1 Fernandes.

O objetivo da visita da Vigilância Sanitária foi verificar a notificação feita pelo ES-SJ no dia 17 de abril (sábado) discorrendo sobre o contágio da COVID-19 entre os alunos do primeiro ano do ITA e, também, conhecer as instalações do alojamento H8D criadas para o isolamento dos alunos com resultado positivo para COVID. Durante a averiguação as vigilantes verificaram as ações pertinentes ao controle do surto nos alojamentos, o suporte oferecido bem como as ações estabelecidas para o isolamento. Todas as ações verificadas foram aprovadas em 100% dentro dos protocolos de prevenção e cuidados adotados não havendo qualquer tipo de notificação ao ITA e ES-SJ.

Durante a visita de inspeção as integrantes da Vigilância elogiaram as instalações do novo alojamento e as medidas adotadas pelo ITA e ES-SJ para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (COVID-19).

Atualmente, existem 19 alunos isolados, 05 alunos sintomáticos, 09 contactantes e assintomáticos, 05 com resultado positivo para COVID e 10 liberados do isolamento. Todos eles testados e isolados dentro dos protocolos previstos. Não houve nenhum aluno com problemas de saúde graves em função desta doença que resultasse em necessidade de internação.

As medidas preventivas continuam sendo tomadas pelo ITA e têm se mostrado eficazes não apresentando sinais de que haja necessidade de modificá-las. O Instituto promove um acompanhamento cotidiano e rígido que propicia uma avaliação contínua da situação e considera a possibilidade de adaptações caso se façam necessárias.

 

 

 

 

 
Fonte: DCTA, por Ten Isabele
Imagens: ITA e ES-SJ

Fim do conteúdo da página