Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IFI comemora aniversário de 50 anos
Início do conteúdo da página

Na última sexta-feira, 20 de agosto de 2021, em São José dos Campos (SP), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) comemorou seu aniversário de 50 anos. Devido aos protocolos de combate à Covid-19, a cerimônia, iniciada às 10h30, foi restrita a um pequeno número de convidados, às autoridades militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ao efetivo do Instituto.

No evento, que durou cerca de 40 minutos, foi entregue um livro (https://issuu.com/nicolaurnl/docs/comemorativo_de_50_anos_final) - feito especialmente em homenagem ao Jubileu de Ouro do IFI – ao Coronel Aviador Sérgio Antônio dos Reis Vale, que dirigiu o Instituto entre os anos de 1973 e 1979, e uma moeda comemorativa de 50 anos ao Segundo-Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves Bruno Ricardo Valentim Gervásio, vencedor de concurso aberto a todas as organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) para a elaboração da arte dessa mesma moeda.

Durante a formatura, também foram entregues medalhas de tempo de serviço a militares do efetivo do IFI e foram feitas homenagens a civis de instituições externas condecorados com o título de Membro Honorário da FAB. No final, a Esquadrilha da Fumaça sobrevoou os céus da cidade em homenagem ao aniversário da Organização Militar joseense.

O Diretor do IFI, Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, comemorou o evento relembrando o importante legado do Instituto para a FAB e para a indústria aeroespacial brasileira. Também destacou os trabalhos realizados no presente e teceu comentários sobre as perspectivas de futuro. “No passado, graças ao trabalho de certificação realizado pelo IFI, o Brasil ganhou projeção internacional com a aeronave Bandeirante.

Atualmente, participamos de grandes projetos como o KC-390 e o caça F-X2 Gripen. Para o futuro, vislumbramos os resultados que serão colhidos com o Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial [SIFIAer], alavancando ainda mais a independência da indústria nacional, apostamos no desenvolvimento da metrologia remota via satélite, por meio do Projeto Rastreabilidade Remota via GPS [RRVG], contamos com os impactos positivos do Curso de Especialização em Certificação de Produtos Aeroespaciais para a FAB e para a indústria aeroespacial e esperamos o retorno proveniente do Grupo de Trabalho sobre a certificação de motores elétricos aeronáuticos. Por fim, acreditamos igualmente no crescimento das atividades na área espacial”.


Destaque profissional

Um pouco mais cedo, às 8h30, no hall de entrada e no Salão Nobre do Instituto, foi realizada uma pequena cerimônia para a entrega de homenagens aos membros do efetivo – Segundo-Tenente Administrador Oderlei Ferreira dos Santos e Assistente em Ciência e Tecnologia Susiday Castro Silva de Paula - escolhidos como destaques profissionais do ano de 2021, de prêmio à Assistente em Ciência e Tecnologia Elizabete Cristofano Padilha e ao Técnico Eduardo Salles da Silva Mineiro, pelos mais de 40 anos de serviços prestados ao IFI, e de menção honrosa aos militares agraciados com a Menção Destaque Logístico: Suboficial Especialista em Eletricidade e Instrumentos Ivan Rocha, Suboficial Especialista em Suprimento Técnico Luiz Sérgio Santos Gaia e Suboficial Especialista em Mecânica de Aeronaves André Luiz Silva de Almeida.

Torneio IFIciência

Ao longo dos meses de julho e agosto de 2021, como parte das comemorações do jubileu do IFI, realizaram-se, junto ao efetivo do Instituto, campanhas de arrecadação de alimentos e de vestimentas e de doação de sangue. Ao todo, mais de 400 peças de roupas, entre agasalhos, calças e camisas, além de cobertores e pares de sapatos, foram arrecadados. Também mais de 700 quilos de alimentos – arroz, feijão, macarrão etc. – foram doados pelo efetivo da organização militar joseense. Além disso, vários militares e civis do IFI doaram sangue aos bancos de sangue da região. Todo o material arrecadado foi transferido a instituições beneficentes de São José dos Campos.

Ano de muitas realizações – O ano do jubileu do IFI iniciou-se em agosto de 2020 e foi marcado por diversas realizações, entre as quais se destacam: emissão de Certificado de Aeronavegabilidade Inicial para a aeronave EC 725 do Exército Brasileiro, entrega da terceira revisão do Certificado Suplementar de Tipo das aeronaves IU-50, realização de diversos cursos ministrados pelas Divisões do Instituto, emissão de Permissão Especial de Voo (PEV) para o início dos voos de desenvolvimento do Gripen no Brasil, teste de nanossatélite desenvolvido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em parceria com a National Aeronautics and Space Administration (NASA), acordo na área metrológica celebrado com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), certificação do projeto da aeronave KC-390 em sua configuração EIS Fase 03, participação em ensaios do KC-390 no Alasca, celebração de acordo de cooperação com o Observatório Nacional, operacionalização do SIFIAer, realização do I Seminário da Indústria Aeroespacial, promoção do XIV Seminário de Metrologia Aeroespacial (SEMETRA) e entrega dos Certificados de Modificação das aeronaves C-95M e P-95 M à empresa AEL Sistemas.  

 

Fonte e fotos: IFI/ DCTA     

Fim do conteúdo da página