Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Memorial Aeroespacial Brasileiro recebe visita de engenheiro que participou do desenvolvimento do primeiro carro a álcool
Início do conteúdo da página

No dia 01 de setembro o Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), localizado em São José dos Campos – SP, recebeu a visita do Engenheiro Aldo Francisco de Lemos Brenner, responsável pelo Banco de Ensaios Divisão de Motores do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD), na época da criação do primeiro motor a álcool.

O desenvolvimento do carro a álcool surgiu da Crise do Petróleo, em 1973, resultante do conflito militar entre os estados árabes e Israel, que culminou no embargo do petróleo às nações aliadas à Israel. O resultado foi um aumento no preço do petróleo em todo o mundo, e no Brasil a busca para criar um combustível alternativo.

O projeto conduzido pelo então Centro Técnico Aeroespacial (CTA) teve a frente o Coronel Aviador e também Engenheiro Aeronáutico do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Urbano Ernesto Stumpf e um time de técnicos e engenheiros liderado por ele.

O Engenheiro Aldo Brenner aplicou mais de mil horas de testes no motor, antes que o veículo fosse testado nas ruas e veio matar a saudade do Dodge 1800, primeiro protótipo do carro a álcool em exposição no MAB.

“O carro a álcool veio suprir uma lacuna que existia em relação a um substitutivo da gasolina. ajudando o Brasil a superar essa deficiência. Fico muito contente em realizar essa visita. Esse carro representa uma grande novidade tecnológica daquela época e me fez voltar no tempo”, conclui.

O Engenheiro representa um dos muitos brasileiros que, anonimamente, trabalharam no campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) para o maior programa de sustentabilidade automotiva do planeta e tornar o Brasil cada vez mais competitivo e independente tecnologicamente, buscando soluções para os problemas enfrentados por nossa sociedade.

Visite o MAB

O Memorial está aberto para o público em geral:

De terça a sexta-feira: 9h às 12h e 13h30 às 17h.
Sábado, Domingo e Feriados: 9h às 17h.
Não abre às segundas, Carnaval, Semana Santa, Natal e Ano Novo.

Para visita agendada, entrar em contato por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou telefones: (12) 3947-7844 / 3947-6014.

Para maiores informações acesse site.

 

Fonte: DCTA, por Cap Esmeraldino/ Ten Larissa Santos

Fotos: DCTA

Fim do conteúdo da página