Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Programa Forças no Esporte do DCTA une forças para atender alunos
Início do conteúdo da página

Desde que foram suspensas as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), sediado em São José dos Campos (SP), a equipe do Programa uniu forças para dar suporte aos alunos beneficiados, distribuindo kits de alimentação nos meses de maio a agosto de 2021.

O Programa distribuiu 200 kits de alimentação aos alunos matriculados, sendo 2 kits de para cada família representada, cerca de 2,3 toneladas de alimentos, visando suprir parte das necessidades ocasionadas pela pandemia da Covid-19, sob a orientação do Ministério da Defesa (MD) e apoio do DCTA.

A coordenadora pedagógica do Programa, Tenente-Coronel Pedagoga R/1 Eliana Rocha Rodrigues, destacou a importância dessa ação: “Esses kits alimentação foram muito importantes para amenizar o sofrimento das famílias nesse momento tão difícil que estão passando, além do apoio emocional com as visitas realizadas junto às residências de alunos que necessitaram de mais atenção, o sentimento de pertencimento expressado por eles e seus respectivos familiares foi uma experiência maravilhosa para mim”.

Além dos kits alimentação, a coordenadora organizou uma corrente do bem, na qual amigos e colaboradores do DCTA doaram caixas de bombons que fizeram a alegria dos alunos do PROFESP.

Para a aluna Gabriela Ignácio P. Lopes, de 15 anos, foi uma grande alegria receber o carinho e os kits em sua casa. “Me senti muito acolhida, pois estou com tantas saudades das nossas tardes no PROFESP e de estar no DCTA. Não vejo a hora que essa Pandemia acabe para poder voltar a nossa vida de antes”, relatou.

A doação dos Kits às famílias dos alunos do PROFESP é uma forma de colaborar e ajudar, tendo em vista os impactos sociais causados pela pandemia do COVID-19. Em retribuição a Senhora Eliana Aparecida Paiva, , mãe da Juliana Kellen Paiva, 13 anos, aluna do PROFESP agradeceu a iniciativa e apoio da equipe.

“Adorei os Kits de alimentação, chegaram em boa hora, meu marido ficou desempregado com essa Pandemia e toda ajuda é sempre muito bem vinda, só temos a agradecer por essa atitude tão linda de vocês do PROFESP que têm sido uma mão amiga”.

A família da Senhora Gislene dos Reis Moreira, mãe de Isaac Moreira Fialho, 13 anos, também demonstrou gratidão a doação recebida. “A família toda se alegrou com esse carinho, minha mãe cuida das crianças para eu poder trabalhar e contou que recebeu os Kits de alimentação, e ficou emocionada por saber que Deus usou o Programa para nos beneficiar nesse momento de necessidade que estamos vivendo”, declarou.

As atividades presenciais do Programa foram suspensas, desde março de 2020, devido à pandemia, para a segurança de todos os envolvidos. “Mas acreditamos que em breve retornaremos, após as orientações da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e das autoridades competentes”, disse a Coordenadora Pedagógica.

Sobre o Programa

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é uma vertente do Programa Segundo Tempo do Governo Federal, desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. Em parceria com o Ministério da Cidadania, Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, e do Ministério da Educação. É desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e atende 30 mil crianças e adolescentes, em mais de 139 localidades do País, com o objetivo de democratizar o esporte educacional e usá-lo como forma de inclusão social de crianças e adolescentes, promovendo mudanças de atitude, fortalecendo princípios e valores saudáveis para a vida em sociedade.

O projeto foi implantado no DCTA em março de 2019, em parceria com a Secretaria de Educação (Programa Escola Ativa) e a Secretaria de Esportes (Programa Atleta Cidadão) da Prefeitura Municipal de São José dos Campos e do Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara.

Atualmente está sob a coordenação do Vice Diretor-Geral do DCTA, Major-Brigadeiro Ricardo José Freire de Campos, do Coordenador Geral do Núcleo do PROFESP no DCTA, Coronel Farmacêutico R/1 José Gilberto Danzi Sálvia.

Saiba mais sobre o PROFESP através do link:  https://ww.profesp-fab.org  

Fim do conteúdo da página