Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > IFI entrega Certificado de Tipo Provisório do KC-390 à Embraer
Início do conteúdo da página

O Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI), por meio da Divisão de Certificação de Produto Aeroespacial (CPA), entregou, no dia 11 de novembro de 2021, em cerimônia realizada em suas dependências, o Certificado de Tipo Provisório do KC-390 à Embraer. Esse documento, cuja entrega coroa um trabalho de mais de dez anos entre representantes da CPA e da empresa joseense, atesta que o projeto cumpre com os requisitos contratados. Para se chegar a isso, a Embraer apresentou ao IFI diversas evidências que comprovam a segurança do projeto, bem como o cumprimento das missões que a aeronave irá realizar em prol da Força Aérea Brasileira (FAB).

O certificado de tipo provisório indica que a aeronave cumpre os requisitos até agora comprovados e é segura para as missões já certificadas. A emissão desse documento - que é uma prática comum na aviação civil - indica que a aeronave já está próxima da certificação final e está apta a cumprir várias missões. O certificado definitivo vem após o encerramento do processo de verificação do IFI e das demais missões previstas nos requisitos contratados em todo o envelope de voo.

“O certificado de tipo atesta que o projeto de tipo do KC-390 está aeronavegável e cumpre com os requisitos de missão. A certificação ainda é provisória, pois está sendo entregue uma parte das funcionalidades do projeto da aeronave. Ao término da certificação de todas as funcionalidades será emitido o certificado de tipo definitivo”, explica o Tenente-Coronel Especialista em Armamento Fábio de Castro Dutra, Chefe da CPA.

Esse evento é um momento histórico do IFI e da indústria aeronáutica brasileira, notadamente da Embraer, uma vez que ratifica a capacidade técnica e o profissionalismo nacional, por meio da entrega de uma aeronave moderna e eficiente à FAB e ao mercado mundial.  

 

Fonte: Servidor Toler Russo

Fotos: IFI

Fim do conteúdo da página