Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Medalhão Comemorativo aos 100 anos da criação das Circunscrições Judiciárias Militares da União é entregue aos Oficiais-Generais do DCTA e Oficial da SIJ
Início do conteúdo da página

Na última terça-feira (23), o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara, o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos e o Chefe da Seção de Investigação e Justiça (SIJ) do DCTA, Capitão Luiz Antônio Cazolari de Souza receberam o Medalhão Comemorativo aos 100 anos da criação das Circunscrições Judiciárias Militares da União em Solenidade comemorativa do Centenário das Circunscrições Judiciárias Militares da Justiça Militar da União.

O ato foi realizado no Auditório do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), e a entrega foi realizada pela Diretora do Foro da 2ª Circunscrição Judiciária Militar, Juíza Federal Dra. Vera Lúcia da Silva Conceição.

Ao conceder a honraria a Juíza destacou “somos nós da Auditoria que estamos outorgando, então os nomes dos senhores foram selecionados pelos membros que trabalham dentro da auditoria conosco e do colegiado do Ministério Público Militar e de Defesa e, principalmente, dos servidores que trabalham conosco. Então todos nós estamos aqui para agradecer o empenho dos senhores, a dedicação, a parceria que é feita com a Justiça Militar, porque nós também não faríamos o nosso serviço se não tivéssemos uma excelente parceria com a Força Aérea Brasileira. Então é pra agradecer e dizer que neste Medalhão estão os nossos aplausos e os parabéns de toda nossa Auditoria da Justiça Militar. Muito Obrigada”, declarou.

Após a entrega do Medalhão, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Potiguara acompanhou a Juíza Vera Lúcia em uma passagem pelo salão do MAB apresentando todo o acervo histórico que o DCTA construiu ao longo dos 50 de existência como o protótipo da aeronave do 2º Bandeirante, o primeiro carro movido a etanol bem como os foguetes da família Sonda e Veículo Lançador de Satélites (VLS). Durante a visita, a Juíza ficou impressionada com a grandiosidade dos projetos da indústria brasileira e os feitos na área de ciência, tecnologia, ensino e pesquisa desenvolvidos neste Departamento.

 

Sobre o MAB

O MAB abre de terças as sextas-feiras das 9 h às 12 h e 13 h 30 min às 17 h e aos sábados, domingos e feriados das 9 h às 17 h (sem intervalo). Para mais informações acesse o site: https://mab.dcta.mil.br/.


Livro e exposição do Centenário

Dentro da programação comemorativa ao Centenário da Primeira Instância, foi editado o livro “Cem anos de história: Auditorias da Justiça Militar da União”, de autoria de Maria Juvani Lima Borges e Luciana Lopes Humig. A obra traz registros documentais dos principais marcos históricos e legais do processo de estruturação da Primeira Instância desta justiça especializada e pode ser acessada gratuitamente por meio do portal do STM – https://www.stm.jus.br/centenario-das-circunscricoes/pag-inicial.

No portal STM, confira também a Exposição Virtual que trata dos 100 anos das Auditorias e assista aos vídeos alusivos à data.

 

Fonte: DCTA, por Tenente Isabele

Imagens: DCTA

Fim do conteúdo da página