Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza 1º Curso Básico de Gestão da Inovação
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou, na semana de 22 a 26 de novembro, em São José dos Campos (SP), o 1º Curso Básico de Gestão da Inovação (BGI) com carga horária de 36 horas. A abertura do Curso foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara e o encerramento pelo Assessor Especial do Diretor-Geral do DCTA, Brigadeiro do Ar R1 Alex Picchi Izmailov.

O Curso é uma das etapas da trilha de capacitação para Profissionais do Sistema de Inovação da Aeronáutica (SINAER), e tem como objetivo principal capacitar militares e servidores a executarem as ações que se refiram ao desenvolvimento das atividades especificamente relacionadas à gestão da inovação nas Instituições Científicas Tecnológicas (ICT) que compõem o SINAER, de acordo com as normas e legislações aplicáveis.

Durante a abertura, o Diretor-Geral do DCTA ressaltou a importância dessa capacitação, não só para o DCTA, como também para a Força Aérea Brasileira. “A Força Aérea, como uma organização eminentemente tecnológica, precisa bem gerir os conhecimentos acumulados ao longo dos anos, assim como garantir a propriedade intelectual dos seus inventos, visando a garantia do poder Aeroespacial Brasileiro”, destacou o Tenente-Brigadeiro Potiguara.

O curso proporcionou aos alunos conhecimentos de nível básico sobre as normas sistêmicas que regulamentam as atividades do SINAER, bem como sobre os conceitos e aplicações relacionadas à Gestão da Inovação, à prospecção em CT&I, à gestão do conhecimento voltada para a inovação na FAB, à proteção da propriedade intelectual e transferência de tecnologia no SINAER, à gestão de portfólios de CT&I do SINAER, e ao relacionamento entre ICT do Comando da Aeronáutica e as Fundações de apoio.

Foram ministradas as seguintes disciplinas durante o curso:
- INTRODUÇÃO À GESTÃO DA INOVAÇÃO;
- SISTEMA DE INOVAÇÃO DA AERONÁUTICA (SINAER) – NSCA 80-1;
- PROSPECÇÃO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – NSCA 80-3;
- GESTÃO DO CONHECIMENTO VOLTADA À INOVAÇÃO NA FAB – NSCA 80-6;
- PROTEÇÃO DA PROPRIEDADE INTELECTUAL NO SINAER – NSCA 80-8;
- GESTÃO DE PORTFÓLIOS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO SINAER – NSCA 80-5;
- NOMEAÇÃO DE INSTITUIÇÃO CIENTÍFICA, TECNOLÓGICA E DE INOVAÇÃO DO COMAER – NSCA 80-2;
- FORMALIZAÇÃO DE RELACIONAMENTO ENTRE ICT DO COMAER E A FUNDAÇÃO DE APOIO – NSCA 80-4.

Participaram do curso militares e servidores das ICTs do SINAER de São José dos Campos (CCA-SJ, IAE, IAOp, IEAv, ICEA, IFI, IPEV e ITA), bem como militares e servidores do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, do Centro de Lançamento de Alcântara, do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, do Instituto de Logística da Aeronáutica, do Instituto de Medicina Aeroespacial e do Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica.

No encerramento, o Brigadeiro Izmailov replicou a gratidão do Diretor-Geral do DCTA em ter os militares e servidores da Força Aérea como elementos multiplicadores da informação e do conhecimento sobre os vários aspectos abordados durante as aulas.

“Tenho a plena certeza que a equipe da docência da NGI e do Órgão Central se dedicaram para fazer com que esses conhecimentos fossem repassados aos senhores e em nome do Tenente-Brigadeiro Potiguara desejo aos senhores um ótimo retorno e que a nossa Força Aérea esteja cada vez mais capacitadas a encarar pesquisas inovadoras com o conhecimento dos senhores”, destacou o Assessor Especial do Diretor-Geral.

Todos os militares e servidores receberam um certificado de conclusão de curso durante a cerimônia de encerramento.

Sobre o SINAER

O SINAER tem, como órgão central, o DCTA e a finalidade de gerenciar as atividades relacionadas à Gestão da Inovação Tecnológica no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER), a fim de criar um ambiente de convenções e normas que auxiliem a condução de pesquisa e desenvolvimento.

O Sistema conta com 14 ICT (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação), entre os quais, fazem parte cinco Grandes Comandos que, sob a coordenação do DCTA, atuam na área de pesquisa cientÍfica e tecnológica no âmbito da Força Aérea Brasileira (FAB). O desafio do Sistema é fazer com que as tecnologias desenvolvidas se tornem objeto de licenciamento e transferência de tecnologia para a indústria.

Entre as atribuições macro do SINAER, o DCTA ocupa posição de destaque na execução de diversas atividades, como a prospecção tecnológica, tendo como finalidade o fornecimento de informação gerencial, por meio da coleta, compilação e consolidação de dados, ou ainda, monitoramento de informações disponíveis sobre determinada tecnologia ou demanda, que possibilitará aos interessados suporte ao planejamento e decisões estratégicas nas áreas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I).

Fonte: DCTA, por Tenente Isabele e Tenente Flávia

Imagens: DCTA

Fim do conteúdo da página