Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Veículo Embarcado com Super Telescópio é Rastreado pelo CLBI
Início do conteúdo da página

No dia 25 de dezembro (sábado), a Estação de Telemedidas do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), participou do rastreamento do Veículo ARIANE VA-256, lançado do Centro Espacial Guianês (CSG), localizado em Kourou, Guiana Francesa. O veículo transportou como carga embarcada o Telescópio Espacial James Webb (JWST) produzido pela Agência Espacial Americana (NASA).

Às 9 horas e 20 minutos (horário de Brasília) o veículo foi lançado. A Estação Natal, segunda Estação da cadeia de rastreamento, realizou com sucesso a Operação designada, ratificando a proficiência dos meios operacionais e dos recursos humanos envolvidos.

Fruto de Acordo de Cooperação Internacional entre o Brasil e a União Europeia e seguindo Protocolo específico entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centre National d’Etudes Spatiales (CNES), o CLBI seguiu todos os procedimentos técnicos e operacionais requeridos para a missão.

Na avaliação da Tecnologista Maria Goretti Dantas, Coordenadora da Interface com o CSG, o sucesso da missão converge com o profissionalismo dos engenheiros e técnicos militares e civis do Centro, associados à disponibilidade dos meios: “Temos uma equipe técnica muito profissional, capacitada e envolvida plenamente nos processos do rastreio” e acrescentou “o CLBI deixa a sua marca na história espacial internacional diante do evento que o mundo aguardou ansiosamente”.

O Diretor do Centro, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, ressaltou a relevância do Centro para o segmento espacial brasileiro “mais uma vez o CLBI cumpriu sua missão e comprovou a capacidade do DCTA e da Força Aérea Brasileira de continuar contribuindo para o Setor Espacial, para a Ciência e para a Tecnologia.

 

 

 

 

Fonte: CLBI

Imagens: CLBI

 

Fim do conteúdo da página