Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Cães de Faro do Canil do GSD-SJ realizam Emprego de Detecção de Entorpecentes no DCTA
Início do conteúdo da página

No período compreendido de 01 a 30 de abril de 2022, o Grupo de Segurança e Defesa de São José dos Campos (GSD-SJ) realizou 57 empregos de cães de detecção, com as cadelas Ieda e Lunna, ambas da raça Belga Malinois, do Canil do GSD-SJ, nos diversos destinos e horários na área operacional do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).

Para o Adjunto do Comandante do Pelotão de Cães de Guerra (PelCG), Segundo Sargento Rafael de Souza Silva: "cães de trabalho são ágeis, habilidosos e versáteis, são considerados excepcionais no exercício de suas funções. Os cães de detecção de entorpecentes são treinados para localização de drogas ilícitas tanto em ambientes fechados como em ambientes abertos. Devido ao seu potente olfato, que pode superar 50 vezes comparado ao humano, ele consegue distinguir entre tantos odores o específico da maconha, cocaína ou de qualquer outra substância entorpecente", ressaltou.

A atividade de emprego de cães de faro tem como objetivo a detecção de drogas nas bagagens de todos os passageiros/tripulação que pousem ou decolem na Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ), em cumprimento à NOSDE/PRO/201 - MEDIDAS DE SEGURANÇA NOS POSTOS DO CORREIO AÉREO NACIONAL e OP nº 35-A/2022. As ações preventivas e ostensivas são extremamente positivas, as quais se objetiva salvaguardar a ocorrência de crimes relacionados ao narcotráfico.

 

O sargento disse, ainda, que existe uma necessidade de qualificação técnica constante do homem e cão e que desde pequenos os cães são treinados para atuar em operações longas e, por conta da rotina agitada e de muito trabalho, com oito anos de vida, eles são aposentados. “Desde o nascimento, os cães são selecionados e treinados para aptidões específicas de acordo com a raça, biótipo", afirmou o militar.

 

Fonte: GSD-SJ, por Aspirante a Oficial Gabrielli Stefaninni

Imagens: GSD-SJ

Fim do conteúdo da página