Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > PFV: Comandante da GUARNAE-NT aborda tema Profissionalismo
Início do conteúdo da página

No dia 25 de abril, o Comandante da Guarnição de Aeronáutica de Natal (GUARNAE-NT), Coronel Aviador Éric Cézzane Cólen Guedes, iniciou as atividades do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) no CLBI, abordando o tema “Profissionalismo”.

Sob coordenação sistêmica do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) quanto ao cumprimento da Diretriz DCA 11-45 – Concepção Estratégica Força Aérea 100 como valores intrínsecos que representam a cultura organizacional e as tradições da Organização, o valor “Profissionalismo” associado aos valores “Disciplina”, “Patriotismo”, “Integridade” e “Comprometimento” traduzem os ideais de atitude e comportamento, e fortalecem a imagem institucional diante dos integrantes da Força e da sociedade.

Ao sintetizar o tema, o Coronel Cólen definiu a construção de “Profissionalismo” baseado em valores fundamentais pessoais, comprometimento e espírito de corpo, e sob os pilares da excelência, responsabilidade, aprimoramento profissional e engajamento nos objetivos

O palestrante pontuou a relação conceitual entre profissão e profissão militar, ressaltando elementos inerentes às características da caserna: estado de prontidão, interesse coletivo, solidariedade e o propósito maior de amor à pátria. Evidenciou a relevância no papel desempenhado por todos que compõem o Comando da Aeronáutica – militares e servidores civis - independente da função no processo quanto à responsabilidade na consolidação da imagem institucional construída e definida como referência comportamental, sobretudo, ética e moral.

Ao final, como mensagem, o Comandante da Guarnição convidou a audiência à reflexão sobre o tema abordado no Programa e compartilhou os questionamentos: “Qual o nosso propósito profissional? “Realizamos o nosso melhor ou apenas o possível? E concluiu: “O PFV é uma ferramenta para nortear nossas respostas”.

Em reconhecimento à participação, o Diretor do Centro, Coronel Aviador Erivando Pereira Souza, agradeceu e destacou a importância da participação do Comandante da GUARNAE-NT na abertura das atividades do PFV em 2022.

PFV

O Programa, com a finalidade definida no MCA 909-1/2021, constitui um conjunto de ações que norteiam as atividades a serem desenvolvidas por todos os setores das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica e pressupõe a disseminação dos conceitos e o debate sobre os preceitos da ética profissional, dos valores e deveres militares, conforme o Estatuto Militares e a Diretriz do Comando da Aeronáutica Concepção Estratégica Força Aérea 100 (DCA 11-45).

O PFV visa orientar ações e pensamentos, voltando-os para os valores fundamentais da Instituição e da vida militar. No viés “Formação”, o Programa abrange o esforço conjunto de todos aqueles que participam, direta ou indiretamente, da formação dos alunos por meio de uma abordagem sistêmica, complementar e simultânea dos valores propostos. No viés “Fortalecimento”, procura sensibilizar, em todos os níveis, a importância e a necessidade de culto aos valores fundamentais que norteiam a vida dos militares da Força Aérea Brasileira ao longo de toda carreira e que devem fazer parte da Cultura Organizacional da Instituição.

 

Fonte: CLBI/DCTA

Fim do conteúdo da página