Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Páscoa dos Militares é celebrada no Campus do DCTA
Início do conteúdo da página

O Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) realizou no dia 19 de outubro (quarta-feira), na Capelania Militar Nossa Senhora de Loreto, a celebração da Páscoa dos Militares 2022.

A missa foi celebrada pelo Arcebispo Militar do Brasil Dom Marcony Vinícius Ferreira, sendo auxiliado pelo Coronel Capelão Carlos de Oliveira Berto, da Capela Militar Nossa Senhora de Loreto, pelo Coronel Capelão da Reserva Paulo Flávio da Silva e pelo Tenente Capelão Rafael Contini Quirino, ambos do Hospital da Força Aérea de São Paulo (HFASP), e, ainda, pelo Capitão Capelão Edson Kaoru Marques Odaguire, da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR).

A cerimônia contou com a participação de aproximadamente 120 pessoas, entre efetivo militar e civil da Guarnição de São José dos Campos (GUARNAE-SJ) e militares do Exército Brasileiro e da Marinha do Brasil. Estiveram presentes na celebração o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, os Oficiais-Generais da GUARNAE-SJ, o Chefe do GAP-SJ, Coronel Intendente Ronald José Pinto e o Prefeito de Aeronáutica de São José dos Campos (PASJ), Tenente Coronel Intendente Wagner de Almeida Vitória.

Durante a celebração o Arcebispo Dom Marcony, em sua homilia, destacou a importância para os militares dessa comemoração tradicional que é celebrada após uma autorização especial da Igreja Católica ao pedido dos “pracinhas”, que haviam retornado ao Brasil depois do grande conflito da segunda metade do século XXI.

Sobre a Páscoa dos Militares

A Páscoa dos Militares existe desde o ano de 1945. Após a Segunda Guerra Mundial, quando militares retornaram ao Brasil, o período de Páscoa já havia passado, levando assim as Forças Armadas a celebrarem uma missa na Praça XV, no Rio de Janeiro, para comemorar com seus familiares, mesmo fora do tempo pascal. Naquela ocasião, a data diferenciada foi estabelecida com a finalidade de conciliar a comemoração da tradicional festa religiosa que, muitas vezes, ficava comprometida pelo cumprimento das diversas escalas de serviço e missões.

Fonte: GAP, por Servidora Valéria e DCTA, por Ten Isabele

Fotos: Sgt Victor e Sgt Lucinéia

Fim do conteúdo da página