Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA promove apresentação da Esquadrilha da Fumaça em São José dos Campos
Início do conteúdo da página

No dia 05 de novembro de 2022, os céus de São José dos Campos foram marcados pela fumaça dos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB)

O Show Aéreo, promovido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e pela Prefeitura Municipal de São José dos Campos, foi realizado no Mirante Anchieta, no Banhado, contando com a participação de 7 aeronaves A-29 Super-Tucano.

Na ocasião, estiveram presentes o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e o Prefeito de São José dos Campos, Anderson Farias, além de demais Oficiais-Generais.

“Aos sete anos de idade, quando eu vi a Esquadrilha da Fumaça pela primeira vez, na cidade onde nasci (Montes Claros - MG), fiquei fascinado e esse fato me inspirou a entrar para a Força Aérea Brasileira. Trazer a Esquadrilha da Fumaça para fazer uma demonstração em São José dos Campos, depois de dois anos de pandemia, é uma forma de agradecermos a tudo o que a cidade tem feito por nós, por mais de 70 anos, recebendo tão bem os militares e servidores civis do DCTA. Com esse evento, encerramos com sucesso todas as comemorações do mês da asa, celebrando o Dia do Aviador, o Dia da Engenharia e o Dia do Servidor Público”, pontuou o Brigadeiro Medeiros.

Em 2022, a Esquadrilha da Fumaça completou 70 anos, somando quase quatro mil apresentações no Brasil e no mundo, encantando crianças e adultos.

O pequeno Bruno dos Santos Saldanha, de sete anos de idade, não piscava os olhos durante a exibição: “Achei a Esquadrilha sensacional. O que eu mais gostei foi ver os aviões de cabeça para baixo”, comentou.

Os adultos também marcaram presença: “Assistir à essa linda apresentação com toda a família é um privilégio, pois além de ser algo que contagia e emociona, também reforça o nosso sentimento de patriotismo”, finaliza Marcelo de Morais Domingos.

Esta foi a 30ª apresentação em São José dos Campos, que teve como objetivo celebrar datas importantes comemoradas nos últimos meses.

“Assistir a um show como este no Banhado, nosso cartão postal, e ainda com essa bela paisagem, é algo muito gratificante. Agradecemos ao DCTA por nos proporcionar este espetáculo”, concluiu o Prefeito Anderson Farias.

Fonte: DCTA, por Ten Carolina Redlich e Ten Priscila Scarparo

Imagens: GAP-SJ, Ten Daniela e Sgt Neves

Fim do conteúdo da página