Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA realiza passagem de Chefia da SDA e do CGOV
Início do conteúdo da página

Foi realizada nesta sexta-feira (10) a Cerimônia Militar de passagem de Comando do Cargo de Chefe do Subdepartamento de Administração (SDA) do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Cargo de Chefe da Coordenadoria de Governança (CGOV) do DCTA. A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros e contou a presença dos Oficiais-Generais da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAE-SJ).

O Brigadeiro Engenheiro Eliezer de Freitas Cabral, passou o Comando do Subdepartamento de Administração do DCTA para o Coronel Aviador Alexandre Daniel Pinheiro da Silva. Para a Coordenadoria de Governança do DCTA, o Brigadeiro Engenheiro André Eduardo Jansen passou o comando para o Coronel Intendente Ronald José Pinto.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Medeiros, enalteceu os feitos dos chefes substituídos, além de ensejar boas-vindas aos chefes substitutos.


“E assim tem sido a trajetória dos Brigadeiros Eliezer e Jansen!  Oriundos dos bancos acadêmicos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), construíram suas carreiras como técnicos e gestores. Ao longo de suas jornadas, guiaram com firmeza e precisão seus subordinados, demonstrando grande senso de justiça e zelo, estimulando-os a apresentarem sempre o seu melhor”, destacou.

Durante suas palavras de despedida, o Brigadeiro Engenheiro Eliezer, destacou os dois anos em que esteve à frente da SDA comandando o efetivo com sinergia e empatia. “Pude experimentar ricas experiências de gestão, envolvendo a padronização e automação de procedimentos da rotina, bem como o tratamento diferenciado e tempestivo das demandas mais complexas”, enfatizou.

 Ao agradecer sua passagem pelo DCTA, o Brigadeiro Engenheiro Jansen, ressaltou a atividade da CGOV, pois ela esteve presente de forma basilar nas ações do DCTA. “Não foi por acaso que este Departamento foi contemplado pelo Governo Federal, ao final de 2022, com o Selo Nacional de Modernização do Estado, categoria bronze, pela iniciativa de elaboração e implantação do Manual de Governança e Gestão do DCTA, que hoje serve de referência para os demais Órgãos de Direção Setorial no que tange às práticas de Governança e Gestão, em total alinhamento com os preceitos estabelecidos pelo Estado-Maior da Aeronáutica”, completou.

Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges
Foto: DCTA, por Cabo J.Alves

Fim do conteúdo da página