Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA prestigia o V Science Days 2023 com estande voltado para ciência e tecnologia
Início do conteúdo da página

Nos dias 16 e 17 de março, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) foi convidado pelo Instituto Alpha Lumen em parceria com a entidade The Michaelis Foundation For Global Education para participar do V Science Days 2023, no Centro de Formação do Educador (CEFE), em São José dos Campos (SP).

Inspirado no “Dia do Espaço”, que acontece periodicamente na Flórida (EUA), o “Science Days 2023” reuniu pessoas interessadas em avanços científicos e tecnológicos, pois ele buscou apresentar e expor para as crianças, os jovens e o público em geral projetos e experimentos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

O tema escolhido para esta edição esteve relacionado aos satélites artificiais, pois neste ano são comemorados os 30 anos da entrada em órbita do primeiro satélite totalmente brasileiro no espaço, o SCD-1, desenvolvido e produzido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

O espaço dedicado para o DCTA contou  com maquetes de foguetes, pertencentes ao acervo do Memorial Aeroespacial Brasileiro (MAB), além de itens do laboratório Interativo de Ciências.

“A participação do DCTA proporcionou uma oportunidade de divulgar o trabalho desenvolvido pelas Organizações Militares nas áreas de ciência e tecnologia, além de estimular nos jovens o gosto pela pesquisa e inovação”, disse o Capitão Esmeraldino, chefe do MAB.

Para o diretor da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves, da cidade de Ubatuba (SP), professor Marcelo Voos, trazer os alunos para um evento como este é uma forma de despertar a vocação deles para as áreas de ciência e tecnologia, além de agregar conhecimento.

“Para os estudantes, participar de um evento como este, é fundamental pra dar uma concretude e um senso de realidade pra tantos conteúdos, tantos saberes que trabalhamos em sala de aula. É uma oportunidade única proporcionar aos estudantes este contato com a aplicação da ciência na prática”, disse.

O Science Days contou com uma programação dividida com palestras, oficinas, shows e mostras de ciências e tecnologias, além de momentos interativos com atividades envolvendo realidade virtual.

Fonte: DCTA, por Asp Alessandra Borges
Foto: DCTA , por S2 Vitor Costa

Fim do conteúdo da página