Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Militares do DCTA concluem Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior
Início do conteúdo da página

No dia 19 de julho de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu, para a cerimônia de encerramento, 26 militares que concluíram o Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM 2022), oferecido pela Escola de Comando e Estado-Maior da Aeronáutica (ECEMAR).

A solenidade, transmitida via videoconferência, foi acompanhada por todos os formandos nas diversas Organizações Militares da FAB, no Brasil e no exterior e, contou ainda, com a presença de amigos e familiares.

A cerimônia foi presidida pelo Chefe do Subdepartamento de Administração, Brigadeiro do Ar Alexandre Daniel Pinheiro da Silva, que parabenizou os militares do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de São José dos Campos (GUARNAER-SJ), reforçando a importância estratégica desse curso para a Força Aérea Brasileira (FAB).

O Curso de Gestão e Assessoramento de Estado-Maior (CGAEM) tem por objetivo atualizar e ampliar a capacitação profissional dos Oficiais para o exercício de funções de chefia e assessoramento de Estado-Maior, criando melhores condições de aproveitamento de suas potencialidades e possibilitando ao Oficial de carreira obter o título de pós-graduação em áreas universitárias de interesse da Força.

"O curso representa um marco importante em nossa carreira, pois nos dá o subsídio necessário para o aprimoramento de nossas habilidades de gestão, permitindo-nos impulsionar o crescimento e desenvolvimento de nossos militares", disse o Major de Infantaria Igor Duarte Fernandes.

Sobre a ECEMAR

A ECEMAR é a Organização Militar de ensino superior do Comando da Aeronáutica que tem por finalidade ministrar cursos de altos estudos militares a Oficiais da Força Aérea Brasileira, Oficiais de Nações Amigas e Civis.

Desde a sua criação até o ano de 2022, a Escola formou, em seus diversos cursos, 16 Civis e 10.107 Oficiais Superiores, sendo 389 Oficiais de Nações Amigas.

Fonte: DCTA, Tenente Alessandra Borges
Revisão: DCTA, Tenente Carolina Redlich
Foto: IFI, por S2 Lima

Fim do conteúdo da página