Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > DCTA celebra Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira
Início do conteúdo da página

No dia 21 de julho de 2023, o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), realizou a Cerimônia Militar alusiva aos 150 anos do nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira. 

A solenidade foi presidida pelo Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani e o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Professor Doutor Anderson Ribeiro Correia, além de Oficiais-Generais, Comandantes, Chefes e Diretores das organizações militares do DCTA, Oficiais Generais Veteranos, Oficiais Generais da Marinha e Exército, Oficiais Superiores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, integrantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e representantes de empresas da região do Vale do Paraíba.

Na Ordem do Dia referente à data, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno destacou a genialidade de Alberto Santos Dumont que desafiou as fronteiras do céu.

“Reverenciamos a memória desse herói nacional que, em sua curta e fulgurante passagem pela vida, demonstrou a imensa potencialidade do ser humano. Solenizar esse obstinado gênio brasileiro, intitulado de “Marechal do Ar”, por seus grandes feitos à Aeronáutica Brasileira, rememorando sua vida, suas obras e seus valores, é uma forma justa de reconhecer e contemplar sua pioneira e visionária atuação na aviação, que conduziu o mundo a um caminho sem volta rumo ao progresso”, afirmou o Comandante da Aeronáutica.

Em suas palavras, o Diretor-Geral do DCTA, Tenente-Brigadeiro Medeiros, ressaltou a importância do legado de Santos Dumont e os marcos históricos que transformaram São José dos Campos em um pólo de referência em ciência, tecnologia e inovação.

“É uma grande alegria celebrar os 150 anos do nascimento de Santos Dumont com essa cerimônia realizada no DCTA, em São José dos Campos. O cluster acadêmico e industrial que temos na cidade, faz jus ao revolucionário legado desse brasileiro de quem tanto nos orgulhamos. O desenvolvimento do Bandeirante, a criação da EMBRAER e do ITA, o trabalho dos nossos demais institutos que formam o DCTA e os projetos estratégicos que nascem aqui, ratificam nossa busca incansável pelo alcance da excelência nas áreas de ciência e tecnologia, sempre focados no avanço do setor aeroespacial”, disse o Tenente-Brigadeiro Medeiros.

Durante a formatura, militares e civis foram condecorados com a Medalha “Mérito Santos-Dumont”, instituída na Aeronáutica pelo decreto 39.905 de 1956 em homenagem ao espírito imortal do brasileiro. Trata-se de uma distinção concedida a militares da Força Aérea Brasileira (FAB) que tenham se destacado no exercício de sua profissão, militares das Forças Armadas Nacionais e Estrangeiras e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

“Estive, no ano de 2018, em missão de paz pela Organização das Nações Unidas (ONU). Retornar do Sudão e ser agraciado com esta medalha é certamente uma honraria que ficará eternizada em minhas memórias”, disse o Major de Infantaria Leonardo Tavares de Oliveira, um dos condecorados.

Para a Major Dentista Renata Fernandes Morábito e Silva, também agraciada, foi muito significativo receber a honraria devido ao histórico familiar no DCTA, pois seu pai, Euclides Carvalho Fernandes, foi Reitor do ITA  entre os anos de 1994 e 2001 e também recebeu a homenagem.

“Estou lisonjeada. Fiquei de fato emocionada e agradecida pelo reconhecimento alcançado. Ter a família assistindo tornou tudo ainda mais especial, principalmente pela presença do meu pai, que me inspirou a seguir a carreira na Aeronáutica e recebeu, no passado, a mesma condecoração, enquanto seguia sua carreira como professor e sucessivamente Reitor do ITA. Espero continuar contribuindo com a gloriosa Pátria com a mesma determinação até os últimos dias da minha carreira na FAB”, concluiu a Major Renata.

Na solenidade, também foram condecorados o Coronel Carlos Henrique Lucena Folha e o Tenente-Coronel Wilker dos Santos Lopes, ambos da Polícia Militar. Para o Comandante do Policiamento do Interior-1, Coronel Hugo Araújo Santos “foi uma honra e um orgulho enorme presenciar essas merecidas homenagens, pois isso demonstra todo o reconhecimento da FAB à Polícia Militar, fortalecendo a relação de coirmãos na defesa do Estado de São Paulo e do Brasil”.

Saiba mais sobre a vida, a obra e os valores de Alberto Santos na página especial criada pela FAB.

Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges
Foto: IAE, Sargento Frutoso  e IFI, por S2 Lima

Fim do conteúdo da página