Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias > Diretor-Geral do DCTA recebe Diretor da EMBRAPII e da CNI
Início do conteúdo da página

No dia 31 de julho de 2023, o Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, recebeu o Diretor de Planejamento e Relações Institucionais da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), Igor Manhães Nazareth e o Diretor de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Jefferson de Oliveira Gomes.

Estiveram presentes o Vice-Diretor do DCTA, Major-Brigadeiro do Ar Mauro Bellintani, o Reitor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Anderson Ribeiro Correia e o Chefe da Assessoria de Relações Institucionais, Coronel Aviador Carlos Alberto de Sousa.

Para o Tenente-Brigadeiro Medeiros, essa visita é a oportunidade de fortalecer as relações com a CNI e fomentar a nossa Base Industrial de Defesa (BID), por meio dos projetos desenvolvidos pelos institutos do DCTA.

“É fundamental identificarmos potenciais parceiros do setor industrial para dar sequência aos nossos projetos e criar oportunidades de interação com empresas e organizações. Além disso, precisamos compreender as necessidades tecnológicas e comerciais da BID. Portanto, a área de defesa representa um setor estratégico para as Forças, e, por essa razão, as portas do DCTA estão abertas, visando estreitar os laços entre nossos institutos e a indústria.”, disse o Diretor-Geral.

O Diretor da CNI, Jefferson, destacou que o sistema industrial demanda apoio do DCTA, pois, todos os anos, forma excelentes profissionais para esta área por intermédio de instituições de excelência, como o ITA.

“O DCTA foi colocado como modelo por suas metodologias, por isso é chamado de berço da Indústria Aeronáutica”, pontuou Jefferson.

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira. A organização mantém contrato de gestão com os ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovações; da Educação; da Saúde; e da Economia.

Ela tem por missão apoiar instituições de pesquisa tecnológica, em selecionadas áreas de competência, para que executem projetos de desenvolvimento de pesquisa tecnológica para inovação, em cooperação com empresas do setor industrial.

Sobre a CNI

A CNI é a principal representante da indústria brasileira na defesa e na promoção de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo e a produção industrial, em um setor que reúne mais de 476 mil indústrias no país.

Fonte: DCTA, por Tenente Alessandra Borges e Tenente Priscila Scarparo

Fotos: DCTA, por Cabo J. Alves

Fim do conteúdo da página